Perdi a mão.... estou fazendo cervejas que deixam um residual doce na boca.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Nov 7, 2018
Messages
10
Reaction score
1
Location
Curitiba
Sou um velho cervejeiro, que faz cerveja a mais de 10 anos. Acontece que ultimamente acho que perdi a mão, a maioria das beras estão ficando adocicadas no sabor. Gosto de cervejas mais secas, no que eu devo estar errando? (Água, rampas, processo?) Alguém tem alguma dica?
 
Teria que ver as rampas que vc está fazendo, em combinação com a levedura e com a porcentagem de maltes especiais que vc usa na receita
 
Concordo com o amigo acima.

Passa mais informação... Você reutiliza a levedura? Faz starter? Qual seu equipamento de brassagem? Quais estilos está fazendo?
 
Na verdade tenho usado o BeerSmith3, seguindo os procedimentos conforme preconiza na receita. Por exemplo: Fiz uma Weizembock com os seguintes maltes: Pale, Wheat, Caramel Honey, Wheat Flaked, Special B Chocolate.....o fermento Bavarian Wheat.... rampas....50° 30 min., 69° 30 min., 76° 10 min......
A dita ficou com retrogosto adocicado.
 
Concordo com o amigo acima.

Passa mais informação... Você reutiliza a levedura? Faz starter? Qual seu equipamento de brassagem? Quais estilos está fazendo?
Não reutilizo a levedura, não faço starter, só hidrato a levedura se for em pó. Tenho dois equipamentos as tradicionais panelas na brassagem tradicional e uma máquina chinezinha......fiz uma Weizembock nas panelas.
 
Na verdade tenho usado o BeerSmith3, seguindo os procedimentos conforme preconiza na receita. Por exemplo: Fiz uma Weizembock com os seguintes maltes: Pale, Wheat, Caramel Honey, Wheat Flaked, Special B Chocolate.....o fermento Bavarian Wheat.... rampas....50° 30 min., 69° 30 min., 76° 10 min......
A dita ficou com retrogosto adocicado.

Olhando aqui, acho que a primeira rampa de 50°, de "repouso proteiro" achei muito extendida. Eu deixaria no máximo 15 minutos.
Sobre a segunda rampa de 69°, achei pouco tempo e muita temperatura, pegando basicamente Alpha.
Se tu puder fazer a mesma receita, com 66° acho que tu chega no resultado que tu quer.
 
Caraca... eu estava apostando em fermento reaproveitado... já vi acontecer.
....não tenho paciência para ficar reaproveitando fermento.....sou um cervejeiro meio vadio.... kkkk
Olhando aqui, acho que a primeira rampa de 50°, de "repouso proteiro" achei muito extendida. Eu deixaria no máximo 15 minutos.
Sobre a segunda rampa de 69°, achei pouco tempo e muita temperatura, pegando basicamente Alpha.
Se tu puder fazer a mesma receita, com 66° acho que tu chega no resultado que tu quer.
Legal a tua dica.... vou experimentar ......quem sabe aumentar o tempo da rampa também ne? Quem sabe 60 min.....que acha?
 
Opa! Cara, sua rampa está alta demais, o que gera açúcares que a levedura não converte em álcool e deixa esse residual doce.....
Para testar faça a mesma receita com 50º por 15 min (é o suficiente), 66º por 60 min (é melhor para maior eficiência de extração, mas 30 já funciona com menor rendimento) e mash out a 76º por 10 minutos.
Vai "secar" bem mais assim e diminuir o residual adocicado.
Espero ter ajudado.
Abraços e boas brejas!
 
Na verdade tenho usado o BeerSmith3, seguindo os procedimentos conforme preconiza na receita. Por exemplo: Fiz uma Weizembock com os seguintes maltes: Pale, Wheat, Caramel Honey, Wheat Flaked, Special B Chocolate.....o fermento Bavarian Wheat.... rampas....50° 30 min., 69° 30 min., 76° 10 min......
A dita ficou com retrogosto adocicado.

Olá @Itamar Moreira Rose!

Faz sentido o que o @herbinho indica, mas pode ir além se quiser mais seca.

Um início entre 50ºC e 52ºC trabalhará as enzimas proteolíticas, melhor solubilidade e melhor equilíbrio do pH do mosto,

Já uma maior fermentabilidade do mosto será obtida com temperaturas mais próximas de 60ºC até 63ºC, atuando sobre as enzimas beta amilase que solubilizam açúcares mais fermentáveis, logo, mais secas.

Temperaturas entre 64ºC e 65ºC ficam intermediárias quanto a fermentabilidade, logo, mais equilibradas de corpo.

Temperaturas acima 66ºC já começam a atuar mais sobre as alfa amilises, podendo ir até 72ºC, tornando o mosto cada vez menos fermentável, logo, ficando com mais corpo, mais maltada ou mais "adocicada" devido a maior solubilização de açúcares não fermentáveis.

Entendido isso, os fatores a serem definidos são: por quanto tempo vou manter cada temperatura? Ou será uma única temperatura? Aí fica a critério de cada um.

Como o @herbinho disse, entre 50ºC e 52ºC, 15 minutos é suficiente.

Em minhas IPA's que - precisam ser mais secas - e na minha hefeweizen costumo mosturar em torno de 40 a 50 minutos a 63ºC + 20 a 30 minutos a 68ºC + 15 minutos a 72ºC. Cervejas mais maltadas como stouts inverto as rampas para ter mais corpo.

Claro, somados aí o início a 52ºC (todas de cevada) e a 42ºC (apenas a hefeweizen) + mash out entre 76ºC e 78ºC.

Outro fator a ser observado é a temperatura de fermentação. Quanto mais alta principalmente no início, maior a tendência a ficar "adocicada".

Mais um cuidado nessa etapa é quanto a completa e total fermentação. Se ficar muito carbonatada na garrafa pode ser sinal de açúcar residual não fermentado, que completou a fermentação após ser envasado, somando então ao açúcar do priming.

Soma-se a essas questões o fato de você trabalhar com maltes de características doces, como pale ale e trigo - caramel não sei ao certo.

Segue anexo uma tabela das temperaturas e a ação junto as respectivas enzimas. Lembrando que:

Beta amilase = açúcares mais fermentáveis.
Alfa amilase = açúcares menos fermentáveis.

Espero ser útil. Saúde!
 

Attachments

  • atuacao-enzimatica-ph.jpg
    atuacao-enzimatica-ph.jpg
    37.2 KB · Views: 54
Já aconteceu isto comigo, de repente degringolou tudo, cervejas começaram a ficar ruins depois de anos de experiência. Descobri o motivo: termômetro não informava as temperaturas corretas ma brasagem. Mas cada caso é um caso...
 
Opa! Cara, sua rampa está alta demais, o que gera açúcares que a levedura não converte em álcool e deixa esse residual doce.....
Para testar faça a mesma receita com 50º por 15 min (é o suficiente), 66º por 60 min (é melhor para maior eficiência de extração, mas 30 já funciona com menor rendimento) e mash out a 76º por 10 minutos.
Vai "secar" bem mais assim e diminuir o residual adocicado.
Espero ter ajudado.
Abraços e boas brejas!
Obrigado pela dica amigo, vou testar e ver se melhoro a minha cerveja.
olá Itamar, confira no vídeo do Matheus da Brau Akademie

Opa! Cara, sua rampa está alta demais, o que gera açúcares que a levedura não converte em álcool e deixa esse residual doce.....
Para testar faça a mesma receita com 50º por 15 min (é o suficiente), 66º por 60 min (é melhor para maior eficiência de extração, mas 30 já funciona com menor rendimento) e mash out a 76º por 10 minutos.
Vai "secar" bem mais assim e diminuir o residual adocicado.
Espero ter ajudado.
Abraços e boas brejas!
Vou repetir a receita com as rampas que você sugere. Obrigado pela dica.
 
Ninguém vai falar desse malte caramel honey? Pode fazer o que quiser, ele vai ter açúcar não fermentavel. Aproveitando, deixe uns dias a mais no fermentador ou refermentando na própria garrafa, tipo uma cerveja de guarda, acredito que vá diminuir.
 
....não tenho paciência para ficar reaproveitando fermento.....sou um cervejeiro meio vadio.... kkkk

Legal a tua dica.... vou experimentar ......quem sabe aumentar o tempo da rampa também ne? Quem sabe 60 min.....que acha?
Isso ai!!! 60 minutos é o ideal. Faça no final um teste de iodo e fecha se está tudo convertido.
 
Como o colega cima falou, afere o termômetro.
Se estiver fazendo na panela chinesa, com controle automático de temperatura, meça a temperatura da cama de grãos, e se necessário calibre o sensor de temperatura.
 
Ninguém vai falar desse malte caramel honey? Pode fazer o que quiser, ele vai ter açúcar não fermentavel. Aproveitando, deixe uns dias a mais no fermentador ou refermentando na própria garrafa, tipo uma cerveja de guarda, acredito que vá diminuir.
Deixei uns 3 dias a mais no fermentador aumentado a temperatura para 25° C..........vou deixar ela refermentando na garrafa.....tomara que não comece a explodir......kkkk
 

Latest posts

Back
Top