Dúvidas do protocolo de Brassagem - Primeira Brassagem Hefeweizen

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fyah

Well-Known Member
Joined
Nov 11, 2017
Messages
80
Reaction score
41
EDITADO - CORRIGINDO -
Depois da colaboração dos colegas, já achei um erro. Estou produzindo acho que uma WITBIER (com trigo maltado) e não uma Weiss do tipo HEFEweizen!!!
Na real acho que eu to fugindo de leve dos estilos...

Boa tarde pessoal!
Sou novo por aqui, meu nome é Fernando e estou entrando para o mundo mágico da produção artesanal caseira de cerveja (pq o mundo mágico de beber descobri aos 17/18 anos quando entrei na faculdade hehe)

Bom estive estudando a brassagem ao longo dos últimos 3 meses, realizei 2 cursos presenciais com cervejeiros experientes e chegou minha vez.

Comprei ao longo deste mês todo meu equipamento e vou iniciar através do BIAB.
Para minha primeira brassagem (tomei bastante orelhada) escolhi direto o tipo de cerveja que eu mais gosto, as cervejas de trigo.
Já fui alertado sobre a dificuldade e a possibilidade de tudo ir por ralo abaixo, mas por ser o tipo que eu mais me identifico arriscarei direto nele, para isso estudei e cheguei na seguinte receita:
(Vou por a mão na massa na quarta feira feriado 15/11)

#Peace n1# Hefeweizen – Hefeweißbier
10L
1,5kg Malte Pilsen Globalmalt
1kg Malte de Trigo Castle Malting
200g Aveia Fina - mercado municipal
10g Semente de Coentro
10g Casca de Laranja
5g de Lúpulo Hallertau Magnum
Levedura T58
17L de Água
##

Minha primeira dúvida é na receita, devo adicionar 50g de Malte Munich para ganhar um pouco mais de cor?
Dúvida 2, posso adicionar mel nessa receita? Caso possa, coloco o mel antes do resfriamento?

Agora por favor, me ajudem com o protocolo:

Protocolo de Brassagem

Sanitização das superfícies da cozinha e bancada com álcool 70%;
Organização da bancada de trabalho e conferencia de material;
Medir 12L de água e colocar para esquentar até 44ºC;
Adicionar todos os grãos, verificar temperatura – 42ºC durante 20’;
Elevar a temperatura para 68ºC durante 60’;
Esquentar 5L de água até 77/78ºC reservado para lavagem;
Elevar a temperatura para 76ºC durante 10’;
Ao final dos 10’, levantar o BIAB e realizar lavagem dos grãos com 5L de água 76ºC;
Realizar teste do Iodo;
Elevar a temperatura até fervura – adicionar no início da fervura o lúpulo;
Realizar sanitização do balde de fermentação, preparar o chiller para resfriamento do mosto;
Com 55’ de fervura – adicionar a semente de coentro e as cascas de laranja;
Hidratação das leveduras;
Com 60’ de fervura, desligar o fogo e prepara o whirlpool (sentido anti horário);
Iniciar o resfriamento com chiller – resfriar se possível até 17ºC;
Transferir para o balde de fermentação – atenção para oxigenação do mosto;
Verificar OG – OG esperada 1051/1052



Estou mentalmente esquecendo de alguma etapa importante?
Obrigado desde já por toda a atenção. Só de ler e procurar no fórum 90% das dúvidas foram solucionadas e a minha receita e rampas foram baseadas em relatos e literatura que vocês citaram.

VALEEEU
 
Teste de iodo depois de lavar não adianta (só para confirmação, não dá para "corrigir" nada)..

E pelo que vi rapidamente, não ta faltando nada..

Ah, dê uma confirmada nos volumes e densidade pré fervura.. Apenas para ter dados e ir conhecendo melhor teu equipamento..
 
Como voce pretende fazer a oxigenacao do mosto? O ideal seria usar um aerador com bomba de aquario e filtro bacteriologico.
Como fará o controle de temperatura da fermentacao? Poço termico ou sensor colado no balde?
Como é iniciante (e faz BIAB), eu dispensaria a lavagem. É um processo que “só” serve para produzir um pouco mais de cerveja (com a mesma quantidade de grão) e vai tomar mais tempo.
Ajuste a receita sem a lavagem e e faça algumas medicoes de densidade no inicio da fervura para chegar bem proximo à OG da receita.
Abraço!
 
rafaelrick
Me corrija se estiver errado - witbier é quando utiliza trigo NÃO maltado certo?
Eu vou usar maltado, por isso vai para hefe?!

Obrigado pela dica do teste de Iodo, vou realizar antes da lavagem e aguardar ficar pronto para lavar :)

gfarantes
Pensei em aerar apenas por altura (caldeirão sobre o fogão e deixar cair no balde no chão). Para próxima pretendo comprar uma bomba de aquário.
Vou controlar a temperatura da fermentação com poço termico, por ser a primeira vez ainda n sei qual a propagação da temperatura na caixa, mas tirei a semana para ficar de olho e tentar manter sempre em torno de 18ºC.

Dispensando a lavagem, devo iniciar o preparo com o volume final estipulado? (Estipulei 17L ao total, para tentar levar ao fermentador 11L+-)
Muitissimo obrigado pela atenção galera
 
Dispensando a lavagem, deve iniciar com o volume total de agua. Mas, como a eficiencia é um pouco menor, tem que utilizar mais grao ou fazer menos cerveja. Por isso, seria bom utilizar a calculadora de algum site para estimar corretamente a quantidade de grao e agua.
Abraço!
 
Como tu vai usar fermento seco, não precisa se preocupar muito com oxigenação... Deixa isso pro futuro..

Sobre o estilo da cerveja, não é isso que falasse não...

A weiss (e suas variações, incluindo a hefe) utilizam sim malte de trigo... E a wit utiliza trigo não maltado.. Mas essa diferença não é muito importante...

A wit (estilo belga) tradicional utiliza fermento belga, coentro e casca de laranja..

A weiss (estilo alemão) utiliza fermento alemão e nenhum adjunto..

A fermentação é diferente... Os subprodutos do fermento são bem diferentes.. São cervejas bem diferentes, mesmo ambas sendo de trigo..

Hefeweizen acho que bem chega a ser um estilo.. Acho que podemos chamar de sub-estilo da weiss.. Hefe quer dizer que a cerveja não é filtrada...
 
o T-58 vai te dar uma witBier, estilo belga, condimentada. Gosto muito do S-33 para wits.

Sugiro, para ficar nos fermentos secos, o mangrove M-20 ou o WB-06 (prefiro o primeiro), se quiser a cerveja alemã. Pelas cascas e coentro, seria uma belga.

A aveia eu não colocaria e ficaria só em pilsen e trigo (maltes 50/50).

Um bom splash (queda da torneira da panela / resfriador) já é o suficiente para oxigenar esta quantidade de mosto.

A não ser que queira o sabor do cravo, retiraria a parada felúrica aos 40ºC. Muito trabalho para a primeira brassagem.
 
o T-58 vai te dar uma witBier, estilo belga, condimentada. Gosto muito do S-33 para wits.

Sugiro, para ficar nos fermentos secos, o mangrove M-20 ou o WB-06 (prefiro o primeiro), se quiser a cerveja alemã. Pelas cascas e coentro, seria uma belga.

A aveia eu não colocaria e ficaria só em pilsen e trigo (maltes 50/50).

Um bom splash (queda da torneira da panela / resfriador) já é o suficiente para oxigenar esta quantidade de mosto.

A não ser que queira o sabor do cravo, retiraria a parada felúrica aos 40ºC. Muito trabalho para a primeira brassagem.
 
Hefeweizen ou witbier?

Como tu vai usar fermento seco, não precisa se preocupar muito com oxigenação... Deixa isso pro futuro..

Sobre o estilo da cerveja, não é isso que falasse não...

A weiss (e suas variações, incluindo a hefe) utilizam sim malte de trigo... E a wit utiliza trigo não maltado.. Mas essa diferença não é muito importante...

A wit (estilo belga) tradicional utiliza fermento belga, coentro e casca de laranja..

A weiss (estilo alemão) utiliza fermento alemão e nenhum adjunto..

A fermentação é diferente... Os subprodutos do fermento são bem diferentes.. São cervejas bem diferentes, mesmo ambas sendo de trigo..

Hefeweizen acho que bem chega a ser um estilo.. Acho que podemos chamar de sub-estilo da weiss.. Hefe quer dizer que a cerveja não é filtrada...

Realmente acho que estou produzindo uma WIT. Errei na classificação dela. Obrigado mais uma vez pela ajuda e dicas :)
 
A pergunta é:

Tu queres

o sabor frutado, condimentado e picante de uma wit

Ou

Aromas e sabor de cravo e banana de uma Weiss ?



Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
A pergunta é:

Tu queres

o sabor frutado, condimentado e picante de uma wit

Ou

Aromas e sabor de cravo e banana de uma Weiss ?



Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Exatamente isso... Se quiser fazer uma weiss, troca o fermento e não coloca o coriander a casca de laranja...

Mas uma wit com trigo maltado não tem problema...desconheço a diferença sensorial...
 
Vou optar por:
Não fazer a lavagem, começo com 17L e vou registrar a eficiência do meu equipamento.
O teste de iodo será realizado após 60' e repetido até positivo. Na sequência faço o mash out.
Seguirei em direção a witbier, gostaria de uma cerveja refrescante, com corpo e turva. Cravo, citrus e picante me agradam mto, se conseguir vou fazer as rampas e utilizarei os condimentos +t58 + fermentação em +-17C para tentar por essas características na cerveja.

Galera agradeço muito toda a ajuda de vcs. Vou atualizar o post com a brassagem.
 
Se usar a mesma quantidade de grao, provavelmente chegará em uma OG abaixo da receita do 1o post (dado que nao vai fazer a lavagem e a eficiencia será menor). Sugiro usar 15L e verificar no inicio da fervura qual será sua OG. Como provavelmente estará acima, é só ir adicionando um pouco de agua (e medindo a densidade) até bater a OG da receita.
 
Mais uma dica, não se baseie muito no teste de iodo. Para quem não tem muita prática, é bem comum pegar algum resto de casca de malte e ai o teste dá sempre com presença de amido.
Minha dica: toca 1h de mostura e segue o bonde. Se der pouca eficiência anota e na próxima coloca mais 500g de malte por exemplo. É muito tempo e trabalho por 10l. Se tua panela suportar, vai de sem lavagem.

Quanto ao coentro, se for macerar, acho que 10g para 10l pode ficar um pouco marcante demais. Usei 10g em 20l para uma Belgian Strong e ele apareceu bem.
 
gfarantes e jeanpaullopes obrigado pelas dicas preciosas. Seguirei da forma que passaram.
Um amigo me deu a seguinte dica para tb n fazer o teste de iodo, depois da rampa de 68C levar para 72C por 10 min e seguir com mash out. O que acham disso?

Outro detalhe importante, vou sim reduzir o coentro, vou de 5,0g nessa primeira brassagem.
Adicionei 50g Munich Globalmalt na receita para dar um nada de cor.

Amanhã é o grande dia :D
 
Se voce possui um refratometro, é facil ir medindo a densidade (perto dos 60min) e garantir que extraiu todo o acucar dos graos. Quando a densidade parar de subir, pode escorrer o grain bag e partir para a fervura.
Se nao me engano, nao tem muita vantagem em fazer mash out no BIAB. (mas tambem nao vejo prejuizo). Seria bom confirmar isso.
 
gfarantes e jeanpaullopes obrigado pelas dicas preciosas. Seguirei da forma que passaram.
Um amigo me deu a seguinte dica para tb n fazer o teste de iodo, depois da rampa de 68C levar para 72C por 10 min e seguir com mash out. O que acham disso?

Outro detalhe importante, vou sim reduzir o coentro, vou de 5,0g nessa primeira brassagem.
Adicionei 50g Munich Globalmalt na receita para dar um nada de cor.

Amanhã é o grande dia :D

Qual a função do mash-out ? desnaturar as enzimas alfa e beta amilase, para que elas não convertam mais amido em açúcares e não os quebrem mais.

A beta que trabalha numa faixa mais baixa de temperatura, cria açúcares fermentáveis (mais atenuação, maior teor alcoólico e menor corpo), já a alfa quebra em açúcares não fermentáveis.

Se tu faz a sacarificação em 68-70 (priorizando a alfa), se tu deixar a temperatura cair, a beta começa a atuar e quebrar os açúcares que a alfa criou.

Se tu usa BIAB ou outro método que vai partir dos 62-69ºC e já vai para a fervura, o mashout não faz sentido. Se você não vai lavar o malte, não faz sentido.

Hoje uso o grain bag do BIAB como elemento filtrante (ao invés de uma bazuca ou fundo falso) e se consigo o volume desejado de uma única vez, após 1 h de sacarificação transfiro o mosto para a panela de fervura e já toco o fogo no máximo, aproveitando para fazer já o first wort hoping.

Meu "protocolo" privilegia o menor esforço possível para o estilo, se possível o menor tempo também. Uso panelas de 60l para lotes de 20l, o que me permite no-sparge, toda a água em uma única vez, e outras facilidades.
 
Faaala Galera!! Hoje sim vim atualizar o tópico com os ocorridos!

Para começar quero dizer que foi D+! Foi mto louco e mto gostoso mesmo essa primeira brassagem.

Porém, eu terminei ela absurdamente cansado (realmente NÃO É FACIL, as etapas tomam tempo, dedicação e seguir a risca dentro do tempo complica a história), realizado e DESanimado. (HOJE JÁ ESTOU MUITO ANIMADO!!).

Minha brassagem começou as 7:00 da manhã com a limpeza e organização de toda minha cozinha. Tomei um café tranquilo e fui acender o fogo apenas as 8:40 e seguiu da seguinte maneira:


8:54 - 12L de h20 pH5.5 atingiu a Temperatura de 44ºC - adição de todos os grãos (eu ACHAVA que a adição dos grãos abaixaria a T, como usei pouco grão (2,750kg total) não abaixou então minha primeira preocupação.

A rampa de 42ºC foi realizada em 44/43 e ficou durante 20'.

9:15 - O próximo desafio foi elevar a T até 68ºC (tinha como meta elevar em menos de 15', porém descobri que meu fogão não aguenta fazer isso em 12L);

Demorei 18' e 40'' para chegar em 68ºC (Isso começou a me chatear e preocupar logo no inicio da brassagem, porém respirei fundo e vamos la);

9:37 - T 68ºC - OG 1044; Durante 60' nessa T;
10:41 - T 72ºC - OG 1054; Durante 10'
10:57 - T 76ºC - OG 1056; Durante 10'

-Nesse ponto eu também me arrisquei e me desanimei, mas segui o plano- De última hora, um colega próximo disse que eu deveria sim tentar fazer a lavagem dos grãos para aumentar a eficiência e hoje olhando a situação que passei confesso que não gostei dessa etapa. Minhas próximas brassagens não terão lavagem nem aumento de rendimento, vou começar direto com o volume final na panela-
Fiz essa lavagem com 4,5L aquecida em 76/77ºC

Após a lavagem, eu atingi:
11:15 aumento de temperatura até fervura - aqui eu estava com volume total de 14,5L e OG 1047;

11:45 inicio da fervura - 98ºC OG 1047;
12:35 98ºC - OG 1048 e volume total aprox 13L

12:50 - inicio do resfriamento com chiller
13:20 - 17ºC - OG 1053
13:45 - 17ºC - OG 1055


Na sequencia ja tinha hidratado minhas leveduras, adicionei elas no balde de fermentação e mantive o balde em coluna de temperatura. A Temperatura média da fermentação está em 19/20ºC.

Terminei 100% da minha brassagem só as 14:30 (limpeza e reorganização da cozinha), terminei absurdamente cansado e ligeiramente com medo/desmotivado.

Perdi o controle nos aumentos de temperatura, e meu fogão não é eficiente para volumes acima de 10L;
A lavagem foi complicada, pesada e fez muita bagunça - a próxima não terá lavagem;
Meu mosto foi para o balde com uma cor bastante escura (na hora eu acreditava que tinha queimado malte durante aumento de temperatura);
Meu airlock não fica o tempo todo soltando bolinhas (alguns amigos falam que é só olhar para ele e sobe bolhas);

Numa dessa eu estava desanimado e achando que perdi a mão. A surpresa e o animo vieram ontem a noite pois:

- Ela está com um sabor muito agradável e está muito mais clara do que quando terminei.
Fiquei confiante que 100% errado não deu, mas tenho certeza que 100% do jeito que deveria ficar, não vai ficar.

As alterações da receita durante o preparo foram:
Em vez de 5g de Lúpulo, usei 5,5g;
Em vez de 10g de Casca de Laranja, usei 7,5g (secas).
Acrescentei 100g de mel silvestre de alta qualidade antes de realizar o whirlpool.

Agora vou terminar o post pedindo alguns conselhos e tirando algumas dúvidas:
Minha OG esperada final era de 1051/1052 - acabei em 1055 - o que isso pode trazer de consequência?
A culpa desse aumento foi a adição de mel?
Fiz alguma coisa que vocês não recomendam?

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda e a atenção de vocês. :D :)
Fazer cerveja é muito gostoso e minha próxima brassagem (jan 2018) será a mesma receita com um volume menor - em busca de aperfeiçoar minha técnica com o meu equipamento e aumentar minha experiencia de brassagem, unido a busca pela receita perfeita.
Na quarta que vem vou começar a maturação e trarei fotos + informações.
 
Para a 1a brassagem, ta de parabens. Até que a OG nao ficou muito distante da receita. Só vai resultar em um ABV um pouco maior (uns 0,3%). Depende da FG.
Nada grave!
 
- ATUALIZANDO O TÓPICO -

Estou há dias de olho na FG do mosto e nos últimos 3 dias ele se apresentou em 6.5BRIX - fazendo as conversões nas calculadoras disponíveis está indicando que atingi em torno de 1012-1014.

Ontem completou 7 dias de fermentação, então hoje cedo transferi o balde de fermentação para a geladeira.

O mosto ao longo dos dias tem apresentado alterações de gosto e sabor, mas recentemente tem diminuído o um certo gosto azedo e está exibindo um sabor mais frutado e alcoólico. Fico na dúvida as vezes se está predominante aquele gosto de fruta madura ou se está separado o frutado do alcoólico.
A coloração está me deixando feliz, se apresenta turva e com aparência densa/pesada.

DÚVIDAS:


Devo deixar apenas 1 ou 2 dias na geladeira (em aprox 2ºC / 4ºC) ou devo deixar durante 7 dias e seguir com o envase?

Depois do envase, devo armazenar as garrafas em temperatura ambiente e protegido de luz?

Posso envazar 500mL em uma garrafa transparente? (Daquela Wells Banana - a ideia é observar a coloração ao longo da maturação na garrafa).

Na etapa do envase irei fotografar para mostrar como anda.
Pessoal mais uma vez valeu pela ajuda e dicas.
 
- ATUALIZANDO O TÓPICO -

Estou há dias de olho na FG do mosto e nos últimos 3 dias ele se apresentou em 6.5BRIX - fazendo as conversões nas calculadoras disponíveis está indicando que atingi em torno de 1012-1014.

Ontem completou 7 dias de fermentação, então hoje cedo transferi o balde de fermentação para a geladeira.

O mosto ao longo dos dias tem apresentado alterações de gosto e sabor, mas recentemente tem diminuído o um certo gosto azedo e está exibindo um sabor mais frutado e alcoólico. Fico na dúvida as vezes se está predominante aquele gosto de fruta madura ou se está separado o frutado do alcoólico.
A coloração está me deixando feliz, se apresenta turva e com aparência densa/pesada.

DÚVIDAS:


Devo deixar apenas 1 ou 2 dias na geladeira (em aprox 2ºC / 4ºC) ou devo deixar durante 7 dias e seguir com o envase?

Depois do envase, devo armazenar as garrafas em temperatura ambiente e protegido de luz?

Posso envazar 500mL em uma garrafa transparente? (Daquela Wells Banana - a ideia é observar a coloração ao longo da maturação na garrafa).

Na etapa do envase irei fotografar para mostrar como anda.
Pessoal mais uma vez valeu pela ajuda e dicas.

A maturação é algo pessoal. Quanto mais tempo ficar a frio, menos levedura suspensa terá, o que pode comprometer este ponto de uma hefe-weizen. Outro ponto legal é deixar alguns dias a quente, para a levedura consumir os subprodutos e arredondar a cerveja (ex: o azedo que está dizendo). Com cerca de 3 a 7 dias a quente a cerveja vai estar no auge.
Particularmente não maturo a frio minhas hefe-weizens, no máximo alguns dias a 10oC para decantar um pouco da levedura (quando sinto que está excessiva). De resto, deixo 2 semanas 2oC acima da temp de fermentação e envaso.
Pode sim deixar as garrafas em ambiente (se não passar de 30oC). Cerca de 15 a 20 dias para uma ótima dissolução do gás no líquido, mas com 10 dias já se pode tomar. Depois da carbonatação é interessante guardar a frio.
Você pode envasar em uma transparente, é sua bera, mas não recomendo. Mesmo com uma cerveja de baixa lupulagem e que será consumida fresca, a luz vai favorecer o processo de oxidação e só vai estragar sua cerveja. Caso envase nas marrons, comuns, vai levar cerca de 2 meses para sua cerveja começar a apresentar uma mudança significativa de cor (isto a quente, se guardada resfriada deve tardar um tanto mais).

PS: envase, aguarde e consuma o quanto antes, o estilo deve ser consumido o mais fresco o possível! Boa breja, irmão, mande foto da cor dela depois, fiquei curioso.
 
A maturação é algo pessoal. Quanto mais tempo ficar a frio, menos levedura suspensa terá, o que pode comprometer este ponto de uma hefe-weizen. Outro ponto legal é deixar alguns dias a quente, para a levedura consumir os subprodutos e arredondar a cerveja (ex: o azedo que está dizendo). Com cerca de 3 a 7 dias a quente a cerveja vai estar no auge.
Particularmente não maturo a frio minhas hefe-weizens, no máximo alguns dias a 10oC para decantar um pouco da levedura (quando sinto que está excessiva). De resto, deixo 2 semanas 2oC acima da temp de fermentação e envaso.
Pode sim deixar as garrafas em ambiente (se não passar de 30oC). Cerca de 15 a 20 dias para uma ótima dissolução do gás no líquido, mas com 10 dias já se pode tomar. Depois da carbonatação é interessante guardar a frio.
Você pode envasar em uma transparente, é sua bera, mas não recomendo. Mesmo com uma cerveja de baixa lupulagem e que será consumida fresca, a luz vai favorecer o processo de oxidação e só vai estragar sua cerveja. Caso envase nas marrons, comuns, vai levar cerca de 2 meses para sua cerveja começar a apresentar uma mudança significativa de cor (isto a quente, se guardada resfriada deve tardar um tanto mais).

PS: envase, aguarde e consuma o quanto antes, o estilo deve ser consumido o mais fresco o possível! Boa breja, irmão, mande foto da cor dela depois, fiquei curioso.


Carbobiach valeu pelas dicas!!
Então devo seguir essa programação de uns 2-3 dias no frio e depois + 3 a 7 dias de maturação na T ambiente e na sequencia parto para o envase?
Vou envazar todas em garrafa marrom tradicional, só uma vai para a transparente por curiosidade hehe.

No início da brassagem fiz alguns ajustes na receita e produzi ela como uma Witbier em vez de Hefe-weizen.
Obrigado cara
 
Carbobiach valeu pelas dicas!!
Então devo seguir essa programação de uns 2-3 dias no frio e depois + 3 a 7 dias de maturação na T ambiente e na sequencia parto para o envase?
Vou envazar todas em garrafa marrom tradicional, só uma vai para a transparente por curiosidade hehe.

No início da brassagem fiz alguns ajustes na receita e produzi ela como uma Witbier em vez de Hefe-weizen.
Obrigado cara

Primeiro a quente, depois a frio. Depois só envasar e chamar os brothers pra um churras HAHAHA
 
A questão de deixar ou não maturando a frio durante muito tempo uma Witbier ou Weiss é bem subjetivo.

A minha ultima Witbier ficou 1 semana a 2°C, veja que turbidez bonita na foto que tirei quando a carbonatação chegou no ponto certo. Mesmo decantando muita levedura, ela está turva e não parece iogurte.
 

Attachments

  • IMG_20171110_220001025.jpg
    IMG_20171110_220001025.jpg
    104.2 KB · Views: 23
Last edited:
Mais uma dúvida pessoal... não fiz e não farei troca de balde para a maturação, um colega me indicou remover o airlock e colocar essas borrachas como rolha :

borracha-mercur-branca-mod-ponteira-p-lapis.jpg



Posso fazer besteira com isso? Devo substituir o airlock por isso ou devo deixar maturando com airlock mesmo?!
 
Mais uma dúvida pessoal... não fiz e não farei troca de balde para a maturação, um colega me indicou remover o airlock e colocar essas borrachas como rolha :

borracha-mercur-branca-mod-ponteira-p-lapis.jpg



Posso fazer besteira com isso? Devo substituir o airlock por isso ou devo deixar maturando com airlock mesmo?!
Geralmente, eu tiro e tapo com algodão e papel alumínio, pois também não faço trasfega para outro balde. Às vezes, dependendo do tempo que tenho, só reprogramo o TIC, nem abro a geladeira e vai com airlock mesmo...

Estando sanitizado, praticamente qualquer coisa que vede a entrada vai servir.



Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Só na se esqueça que ao esfriar a pressão interna vai diminuir e a tendência é o balde sugar o líquido do air-lock, do blow-off. Cuidado.
 
Salve salve galera!!
Tudo na paz com vocês?

Essa semana me aproximo cada vez mais do resultado final dessa minha primeira brassagem e gostaria de tirar algumas dúvidas com vocês.

O mosto foi para a geladeira na quarta-feira dia 22/11 e está até agora nela (estabilizado em 4ºC), na quarta-feira dessa semana 29/11 pensei em engarrafar.

Aprendi o seguinte protocolo de envase:

1- Retirar da geladeira, colocar na bancada com um pequeno calço e aguardar 20' para decantar;

2- Transferir para outro balde, sem deixar oxigenar (vou colocar uma mangueira na torneira que vai até o fundo do novo balde)

3- Preparar o primer - 6g/L de açúcar ou 6,7g/L de mel puro - para esse preparo devo inicialmente pesar o volume total de mosto e utilizar o volume faltante em água para misturar com o açúcar, devo então esquentar a água até fervura, desligar, adicionar o açúcar ou mel, mexer bem e aguardar 10minutos.

4- Colocar o primer no balde e mexer lentamente - aguardar 5minutos.

5- Envasar nas garrafas ja sanitizadas, deixando todo o gargalo livre e tampar;

6- Colocar as garrafas em local seco, escuro e arejado durante pelo menos 5 dias e a partir disso posso começar a gelar as garrafas que for tomar.

7- Festa e alegria ou pura experiência e replanejamento. Cheers!!


Ja agradeço desde de já! Vocês foram uma chave muito importante nessa primeira brassagem.
Na quarta envio fotos e comentários de como foi e como será.
Abração e boa semana a todos
 
Nope.

Primeiro faça a calda e coloque no balde de envase. Depois transfira a cerveja para o balde de envase. Desta forma tu pode até usar a calda quente (menor risco de contaminação).

Não precisa todo o gargalo de head space. meio gargalo já basta. Se for usar uma válvula de enchimento, o volume dela já é o suficiente (encha até a boca e ao retirar terás o espaço necessário).

Aposte em 10-14 dias para uma boa carbonatação, para dai gelar tuas cervejas.
 
Ho-ho-ho

Clima natalino prevalecendo no ar e a nível de atualizar o resultado final venho com essas imagens para vocês:

A primeira imagem com exatos 4 dias após o envase e as seguintes observações (bateu aquela ansiedade pesada e eu abri a primeira garrafa):
-Baixa carbonatação, porém refrescante e com gás, mas sem formação(mto pequena) de espuma;
-Gosto ligeiramente cítrico, MUITO ácida;
-Muito perceptível o coentro, quase nada da laranja e absolutamente nada do mel. Sabores de cravo ou banada ZERO (Fiz a parada de 42ºC, esperava uma mínima lembrança do cravo);
-Turva! - amei, isso que esperava;
-Encorpada! - amei, isso que esperava;

Palpite final - gostei, mas terá mudanças na receita! Nesse ponto ja estava muito feliz que para a primeira brassagem o resultado me deixou absurdamente feliz.

Na sequência uma foto com 10 dias de carbonatação:
-Aumentou muito a quantidade de gás, formou uma espuma cremosa que ficou presente até o último gole, sempre sujando o copo de espuma;
-Gosto equilibrado, cítrico, doce e refrescante - a acidez ficou para trás, foi substituída pelo sabor cítrico;
-Diminuiu a percepção do coentro (mas ainda acho que coloquei d+), apareceu um pouco melhor o citrus mas não consigo definir o gosto da laranja (ainda acho que usei d-);
-MEEEEL! O mel apareceu, gostei d++++;
-Continua sem nenhum sinal do cravo (ou eu que não sei ainda perceber).
-Turva e Encorpada, gostei muito do teor alcoólico - chapa rapidinho de estômago vazio, o sabor do álcool não é tão perceptível no início, ao aumentar a temperatura no copo começa a ficar mais evidente.

PALPITE FINAL = Escorreram lágrimas e eu comecei a chorar de felicidade, minha primeira brassagem, muito desafio (várias vezes tive certeza que daria tudo errado e ficaria ruim) e resultado dentro do que eu imaginava.
Servi essa cerveja para uma amiga cervejeira e para a família, não sei se mentiram, mas todos gostaram!!!
Minha mulher apaixonou na cerveja e está bolando um rótulo por brincadeira nossa. (A receita foi elaborada para ela, ela gostar foi o ponto mais importante).


Agora, MUUUUUUUUUIIIIIIIITTTTTTTTOOOOOOOOOO IMPORTANTE::tank:
Sem a ajuda de vocês, sem as sugestões e os alertas isso tudo JAMAIS teria dado certo.
Venho mais uma vez agradecer de coração toda a ajuda e atenção que vocês me deram!
Muito obrigado!!
Quem vier para Piracicaba, me avise e será um prazer abrir uma garrafa com vocês!:ban::rockin::mug:
 

Attachments

  • IMG-20171130-WA0009.jpg
    IMG-20171130-WA0009.jpg
    123 KB · Views: 26
  • 20171206_195657.jpg
    20171206_195657.jpg
    91.4 KB · Views: 29
Ho-ho-ho

Clima natalino prevalecendo no ar e a nível de atualizar o resultado final venho com essas imagens para vocês:

A primeira imagem com exatos 4 dias após o envase e as seguintes observações (bateu aquela ansiedade pesada e eu abri a primeira garrafa):
-Baixa carbonatação, porém refrescante e com gás, mas sem formação(mto pequena) de espuma;
-Gosto ligeiramente cítrico, MUITO ácida;
-Muito perceptível o coentro, quase nada da laranja e absolutamente nada do mel. Sabores de cravo ou banada ZERO (Fiz a parada de 42ºC, esperava uma mínima lembrança do cravo);
-Turva! - amei, isso que esperava;
-Encorpada! - amei, isso que esperava;

Palpite final - gostei, mas terá mudanças na receita! Nesse ponto ja estava muito feliz que para a primeira brassagem o resultado me deixou absurdamente feliz.

Na sequência uma foto com 10 dias de carbonatação:
-Aumentou muito a quantidade de gás, formou uma espuma cremosa que ficou presente até o último gole, sempre sujando o copo de espuma;
-Gosto equilibrado, cítrico, doce e refrescante - a acidez ficou para trás, foi substituída pelo sabor cítrico;
-Diminuiu a percepção do coentro (mas ainda acho que coloquei d+), apareceu um pouco melhor o citrus mas não consigo definir o gosto da laranja (ainda acho que usei d-);
-MEEEEL! O mel apareceu, gostei d++++;
-Continua sem nenhum sinal do cravo (ou eu que não sei ainda perceber).
-Turva e Encorpada, gostei muito do teor alcoólico - chapa rapidinho de estômago vazio, o sabor do álcool não é tão perceptível no início, ao aumentar a temperatura no copo começa a ficar mais evidente.

PALPITE FINAL = Escorreram lágrimas e eu comecei a chorar de felicidade, minha primeira brassagem, muito desafio (várias vezes tive certeza que daria tudo errado e ficaria ruim) e resultado dentro do que eu imaginava.
Servi essa cerveja para uma amiga cervejeira e para a família, não sei se mentiram, mas todos gostaram!!!
Minha mulher apaixonou na cerveja e está bolando um rótulo por brincadeira nossa. (A receita foi elaborada para ela, ela gostar foi o ponto mais importante).


Agora, MUUUUUUUUUIIIIIIIITTTTTTTTOOOOOOOOOO IMPORTANTE::tank:
Sem a ajuda de vocês, sem as sugestões e os alertas isso tudo JAMAIS teria dado certo.
Venho mais uma vez agradecer de coração toda a ajuda e atenção que vocês me deram!
Muito obrigado!!
Quem vier para Piracicaba, me avise e será um prazer abrir uma garrafa com vocês!:ban::rockin::mug:
Show de bola!

Parabéns pelo trabalho.

Eu também fiz uma Wit para a minha esposa no aniversário dela e acabou que virou receita "padrão" para fazer sempre.

É uma cerveja que dá pra perceber facilmente o efeito do "bottle conditioning" tão famoso na Bélgica, ela fica muito redonda após uns 20 dias.

Você só está confundindo um pouco a questão dos estilos ainda. :)

Dá uma estudada para conhecer o que cada cepa de levedura e pega para fazer uma receita de Weizen que verá que são cervejas totalmente diferentes, embora feitas de trigo. Detalhe: mulher também adora uma boa Weizen :mug:


Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Nada como o prazer de fazer a primeira e ela estar boa (sempre está. Depois descobrimos que poderiam estar melhor).

Lembro da minha primeira cerveja, um misto entre weiss e wit com lúpulo amarillo, fermentada sem controle em uma semana do final do verão em que as noites eram de agradáveis 33ºC. Uma semana de fermentação e direto para a garrafa e no final da semana de carbonatação para o copo. Estava deliciosa, meu pai sempre fala dela. Acho que muito do sabor vem da satisfação de ter conseguido terminar bem a primeira ceva.

Agora é só arregaçar as mangas e tocar a produção adiante.
 
Show de bola!

Parabéns pelo trabalho.

Eu também fiz uma Wit para a minha esposa no aniversário dela e acabou que virou receita "padrão" para fazer sempre.

É uma cerveja que dá pra perceber facilmente o efeito do "bottle conditioning" tão famoso na Bélgica, ela fica muito redonda após uns 20 dias.

Você só está confundindo um pouco a questão dos estilos ainda. :)

Dá uma estudada para conhecer o que cada cepa de levedura e pega para fazer uma receita de Weizen que verá que são cervejas totalmente diferentes, embora feitas de trigo. Detalhe: mulher também adora uma boa Weizen :mug:


Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Quando eu abri o tópico realmente eu estava fora da classe, corrigi ao longo dos posts e hoje tenho certeza que é uma bela witbier ^^

Eu tô apaixonado na escola Belga, minha segunda brassagem foi uma Dubbel, utilizei o T58 também.
Vou atualizar o tópico da Dubbel e mando umas fotos.

Sobre o bottle conditioning eu não sabia disso, vou buscar mais informações, achei o mundo belga da cerveja com um toque mais mágico que os outros hehe, tô caindo de cabeça.

E eu sempre fui apaixonado por cervejas de trigo, minha mulher pelas wit em especial, dai em retribuição ao incentivo, paciência com a bagunça durante a brassagem e também por ter cedido um espaço da cozinha para guardar todos equipamentos e panelas, ela merecia sem dúvidas escolher a primeira receita kkk e eu ja decidi que a 3ª brassagem será o aprimoramento dessa receita.
Valeu pelo apoio e dicas Dalai!:D:D
 
Nada como o prazer de fazer a primeira e ela estar boa (sempre está. Depois descobrimos que poderiam estar melhor).

Lembro da minha primeira cerveja, um misto entre weiss e wit com lúpulo amarillo, fermentada sem controle em uma semana do final do verão em que as noites eram de agradáveis 33ºC. Uma semana de fermentação e direto para a garrafa e no final da semana de carbonatação para o copo. Estava deliciosa, meu pai sempre fala dela. Acho que muito do sabor vem da satisfação de ter conseguido terminar bem a primeira ceva.

Agora é só arregaçar as mangas e tocar a produção adiante.

Valeeeu cara, por todo suporte e dicas!
Já decidi que será a 3ª brassagem, +- 07/01/18 vou tocar aprimorar a receita :mug:
Nessa sua fermentação da semana de verão, 33ºC, qual levedura vc estava usando??
 
Valeeeu cara, por todo suporte e dicas!
Já decidi que será a 3ª brassagem, +- 07/01/18 vou tocar aprimorar a receita :mug:
Nessa sua fermentação da semana de verão, 33ºC, qual levedura vc estava usando??
S33.

Mas não recomendo isto... (O calorão)

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Back
Top