Pequenas manchas no fundo do fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Sidnei

Well-Known Member
Joined
Mar 7, 2016
Messages
123
Reaction score
29
Olá pessoal
Preciso esclarecer uma coisa:
Uso uma bombona de 30L como fermentador e tenho notado que ao final do processo, depois de lavar a bombona, no fundo ficam umas manchas escurecidas que não saem nem mesmo esfregando com esponja(lado amarelo) e detergente.
Já fiz 3 levas de cerveja e nas 3 apareceram estas manchas quando lavo a bombona.
Para tirar as manchas eu deixo de molho por um dia com água e um pouco de Qboa, depois enxaguo bem e por último jogo água fervente e depois sanitizo com iodo antes de guardar.

Bom, queria saber se essas manchas são normais (geradas pelo fermento) ou seria algo para me preocupar?

Segue foto em anexo onde sinalizei algumas manchas:
 

Attachments

  • WP_20161126_14_36_30_Pro.jpg
    WP_20161126_14_36_30_Pro.jpg
    40.6 KB · Views: 107
Acho difícil ser contaminação pois sou bem cuidadoso na questão limpeza e sanitização, e ainda tenho garrafas que deixei guardadas da penúltima leva que eu fiz em março deste ano, e não apresentam nenhuma alteração a não ser o envelhecimento... Se estivesse contaminado, acho que de março até agora iria dar alguma coisa na cerveja certo?
Comprei esta bombona nova e fiz 3 levas nela e nas 3 apareceram essas manchinhas após a fermentação, e só no fundo.
Fermentação ocorre tudo normal em aspecto e etc.., só vejo essas manchas quando vou lavar para guardar a bombona pra próxima leva.

Posso estar enganado, mas gostaria de esclarecer isso com certeza.
 
Olá pessoal
Preciso esclarecer uma coisa:
Uso uma bombona de 30L como fermentador e tenho notado que ao final do processo, depois de lavar a bombona, no fundo ficam umas manchas escurecidas que não saem nem mesmo esfregando com esponja(lado amarelo) e detergente.
Já fiz 3 levas de cerveja e nas 3 apareceram estas manchas quando lavo a bombona.
Para tirar as manchas eu deixo de molho por um dia com água e um pouco de Qboa, depois enxaguo bem e por último jogo água fervente e depois sanitizo com iodo antes de guardar.

Bom, queria saber se essas manchas são normais (geradas pelo fermento) ou seria algo para me preocupar?

Segue foto em anexo onde sinalizei algumas manchas:

Tente tirar uma foto com bom zoom para amoliar bem a anomalia. A regiao dos pontos pretos esta rugosa? Se passar a unha vc sente ?
 
Tente tirar uma foto com bom zoom para amoliar bem a anomalia. A regiao dos pontos pretos esta rugosa? Se passar a unha vc sente ?

Não fica rugosa e não fica saliente. Fica apenas umas manchinhas no plástico da bombona que não sai nem esfregando com esponja(lado amarelo) e detergente. Fica impregnado no plástico..
Para conseguir tirar as manchas, após lavar com esponja e detergente, eu deixo de molho por um dia com água e um pouco de Qboa, depois enxaguo bem e por último jogo água fervente e depois sanitizo com iodo e deixo secar antes de guardar.
Comprei um Vanish Poder O2 pra ver se remove as manchas, vou testar o Vanish ao invés de usar Qboa.
Mas vou tirar uma foto mais detalhada antes e vou postar amanhã..
 
Estou tendo a mesma situaçao com meu fermentador conico... Apos o uso, lavo, deixo de molho com agua e cloro em gel, porém tem umas manchas escuras que parecem estar dentro do plastico...
 
Já tive "manchas escuras que parecem estar dentro do plástico". Sumiram ficando alguns dias em uma solução com vanish (na verdade, eu estava pensando em abandonar este balde, então deixei vários dias na solução, até que fui ver e não tinha mais manha alguma).
 
Sim, são essas manchinhas escuras que parecem estar dentro do plástico e só somem quando deixar de molho por um dia com água e Qboa, só que quando vai fazer outra leva, no final elas aparecem de novo. A impressão que dá é que parece ser algo relacionado ao fermento, pois só fica as manchas onde tem a lama, no restante da bombona absolutamente nada..
Segue mais algumas fotos (Foi a melhor qualidade que consegui obter..)
 

Attachments

  • WP_20161201_10_30_56_Pro.jpg
    WP_20161201_10_30_56_Pro.jpg
    67.1 KB · Views: 79
  • WP_20161201_10_33_26_Pro.jpg
    WP_20161201_10_33_26_Pro.jpg
    104.5 KB · Views: 79
  • WP_20161201_10_37_42_Pro.jpg
    WP_20161201_10_37_42_Pro.jpg
    84.2 KB · Views: 72
Não sei se usa Iodophor mas o Iodo costuma manchar, não significa que estraga. Se também pegar sol acaba manchando também. Tenho fermentadores plásticos da Indupropil, não rotomoldados, que com o tempo apareceram manchas principalmente nas emendas mas eu sempre os deixo por umas 24 horas cheios de uma solução de Iodophor antes de brassar, há muito tempo não tenho contaminação.
 
Não sei se usa Iodophor mas o Iodo costuma manchar, não significa que estraga. Se também pegar sol acaba manchando também. Tenho fermentadores plásticos da Indupropil, não rotomoldados, que com o tempo apareceram manchas principalmente nas emendas mas eu sempre os deixo por umas 24 horas cheios de uma solução de Iodophor antes de brassar, há muito tempo não tenho contaminação.

Cleber, eu uso iodophor sim mas acho que vc não entendeu direito que acontece... vou tentar explicar melhor:
No meu processo utilizo uma bombona para fermentação/clarificação e um balde para priming e envase, então, quando a cerveja está pronta pra envasar, transfiro a cerveja da bombona para outro balde pra fazer o priming e posteriormente engarrafar, daí quando vou lavar a bombona fica essas manchinhas só no fundo onde tinha a lama do fermento...
Daí depois de lavar eu deixo de molho com Qboa por 1 dia e as manchinhas somem, e depois eu enxaguo bem e sanitizo com iodophor deixo secar e guardo a bombona sem manchas.. conseguiu entender melhor?
 
Entendi. Bom, então as manchas são provenientes da lama mesmo, esse negócio fica impregnado, o ideal é fazer do jeito que está fazendo, ou seja, lavar bem o mais rápido possível. Sobre a água sanitária eu utilizava também mas parei pois teve levas que deu gosto na cerveja. Isso aconteceu em um fermentador maior, creio que devido a uma maior superfície de contato fica mais difícil retirar toda a Qboa. Atualmente eu só lavo com água e detergente e deixo um dia antes da brassagem de molho no Iodophor, deixo escorrer sem enxaguar antes de utilizar.

Abç.

Cleber, eu uso iodophor sim mas acho que vc não entendeu direito que acontece... vou tentar explicar melhor:
No meu processo utilizo uma bombona para fermentação/clarificação e um balde para priming e envase, então, quando a cerveja está pronta pra envasar, transfiro a cerveja da bombona para outro balde pra fazer o priming e posteriormente engarrafar, daí quando vou lavar a bombona fica essas manchinhas só no fundo onde tinha a lama do fermento...
Daí depois de lavar eu deixo de molho com Qboa por 1 dia e as manchinhas somem, e depois eu enxaguo bem e sanitizo com iodophor deixo secar e guardo a bombona sem manchas.. conseguiu entender melhor?
 
Entendi. Bom, então as manchas são provenientes da lama mesmo, esse negócio fica impregnado, o ideal é fazer do jeito que está fazendo, ou seja, lavar bem o mais rápido possível. Sobre a água sanitária eu utilizava também mas parei pois teve levas que deu gosto na cerveja. Isso aconteceu em um fermentador maior, creio que devido a uma maior superfície de contato fica mais difícil retirar toda a Qboa. Atualmente eu só lavo com água e detergente e deixo um dia antes da brassagem de molho no Iodophor, deixo escorrer sem enxaguar antes de utilizar.

Abç.

Bem, era isso que eu queria saber sobre as manchas: Se elas vem do fermento e não preciso me preocupar com isso? Ou se é algo mais sério que precisa de atenção?

Outra coisa, vc diz que atualmente só lava o fermentador e quando vai brassar deixa de molho no iodophor... Mas fazendo isso as manchas não saem, então vc faz a brassagem mesmo com as manchas? Elas não causam nenhum problema para a leva?
 
Bem, era isso que eu queria saber sobre as manchas: Se elas vem do fermento e não preciso me preocupar com isso? Ou se é algo mais sério que precisa de atenção?

Outra coisa, vc diz que atualmente só lava o fermentador e quando vai brassar deixa de molho no iodophor... Mas fazendo isso as manchas não saem, então vc faz a brassagem mesmo com as manchas? Elas não causam nenhum problema para a leva?
As manchas são de Iodo, por exemplo minhas mangueiras crystal já não são mais cristalinas estão com a cor quase âmbar pois sempre as deixo no iodofor e não tem como voltá-las como eram. No meu fermentador de polipropileno ficam manchas próximas às emendas, além do iodofor eu às vezes passo vapor com o vaporetto, apesar de não ser recomendado usar alta temperatura neste material eu prefiro que o fermentador tenha uma vida útil menor do que ter levas contaminadas. Portanto, não me preocupo com essas manchas não.
 
Bem, era isso que eu queria saber sobre as manchas: Se elas vem do fermento e não preciso me preocupar com isso? Ou se é algo mais sério que precisa de atenção?

Outra coisa, vc diz que atualmente só lava o fermentador e quando vai brassar deixa de molho no iodophor... Mas fazendo isso as manchas não saem, então vc faz a brassagem mesmo com as manchas? Elas não causam nenhum problema para a leva?
Complementando, o que se tem que dar mais atenção mesmo são emendas ou falhas nas superfícies internas que possam servir de abrigo para colônias de micro-organismos uma vez que fica difícil o acesso a elas, por isso passo vapor de água quente nesses locais.
 
Complementando, o que se tem que dar mais atenção mesmo são emendas ou falhas nas superfícies internas que possam servir de abrigo para colônias de micro-organismos uma vez que fica difícil o acesso a elas, por isso passo vapor de água quente nesses locais.

Sim, tenho todo o cuidado necessário e eu também costumo jogar água fervendo dentro do fermentador e por último uso iodophor..

Mas então minha dúvida sobre as manchas permanece pois não tem nada a ver com manchas de iodo. Como falei, elas aparecem após o término da fermentação quando vou lavar o fermentador sempre no fundo onde tinha a lama.
Observe nas fotos.
 
Então, se elas saem com a Qboa ou vanish eu acredito que só pode vir da lama não tem outra alternativa.
 
Então, se elas saem com a Qboa ou vanish eu acredito que só pode vir da lama não tem outra alternativa.

É o que eu acho também, mas fico preocupado com isso pois não vi nada a respeito.
Outra coisa, se eu deixar as manchas e apenas sanitizar, será que vai dar algum problema nas próximas levas?
 
É o que eu acho também, mas fico preocupado com isso pois não vi nada a respeito.
Outra coisa, se eu deixar as manchas e apenas sanitizar, será que vai dar algum problema nas próximas levas?
Sua bombona é branca, dificilmente conseguiria ver essas manchinhas se fosse de cor escura, portanto relaxa pelas condições de limpeza que pratica não vai ter problema não.
 
Sua bombona é branca, dificilmente conseguiria ver essas manchinhas se fosse de cor escura, portanto relaxa pelas condições de limpeza que pratica não vai ter problema não.

Certo, até pensei em deixar as manchinhas só pra ver o que acontece com a próxima brassagem mas confesso que tenho medo e prefiro não ariscar... Vai que dá m....
 
Back
Top