Parti-Gyle Brewing

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jdeiro

Well-Known Member
Joined
Jun 15, 2013
Messages
81
Reaction score
12
Caros,

Este fim de semana brassarei uma Oatmeal Stout, mas como ainda não tenho todos os equipamentos da minha expansão, preciso me limitar aos 20L de sempre.

Minhas brassagens são no método BIAB e, como já disponho de fermentadores para até 80L, bem como de um caldeirão de 125L, pretendo utilizar o método "parti-gyle" para obter uma quantidade maior de cerveja.

Para quem não conhece, o parti-gyle consiste no reaproveitamento dos grãos em mais de uma brassagem, tirando assim mais de uma cerveja, com gravidades progressivamente menores. Mais info aqui: http://morebeer.com/brewingtechniques/library/backissues/issue2.2/mosher.html

Minha ideia é brassar a Oatmeal Stout normalmente (OG esperada de 1065), reforçando os grãos com 2 ou 3kg de malte pilsen, para tirar mais 20L de uma American IPA escura. Estou estimando a OG dessa entre 1045 e 1055, considerando que só o malte pilsen consegue 1036.

O que acham? Preciso adicionar mais fermentáveis ou só isso já está de bom tamanho? Ainda tenho 1,5kg de malte de trigo branco...

Alguém já fez parti-gyle, tem alguma dica?

O objetivo é, além de produzir mais cerveja, tirar uma session beer, com teor alcóolico não muito alto e sem muito amargor.

Abs
 
Cara, então, eu já fiz parti gyle. O processo é bem legal e o resultado é bom. Pra mim, eu não curti, acho melhor fazer mais de uma, mas é uma opção pra quem gosta de ter várias. Só que eu não fiz assim como voce colocou.
Eu usei as técnicas do blog do Bode: http://henrikboden.blogspot.com.br/2010/04/parti-gyle.html e usei a divisão 1/3 e 2/3.
No seu caso, seria bacana assim, usa todo o malte na brassagem buscando uma OG total em torno de 1080. Na depois de recircular, quando for começar a lavagem, manda metade do volume total pra panela de fervura (essa primeira metade vai estar com OG próxima de 1100). A segunda metade, ai já com água de lavagem, vai estar em algo perto dos 1055 que voce busca para sua IPA.

Assim, com o primeiro mosto super concentrado, voce poderia fazer uma RIS ou colocar mais água e diluir até os 1065 da Oatmeal Stout.

Quando eu fiz, eu consegui 1099 do mosto primário (15 litros) e 1045 do secundário (30 litros) que me geraram uma Barley Wine com Gengibre, Canela, Cravo e Açucar bem queimado (batizei de São Jo'Ale) e uma IPA com pimenta malagueta.

Abraços!
 
Não sabia que se chamava assim e fiz uma RIS e uma Foreign Extra Stout.
Ficaram sensacionais... não recoloquei malte. usei a mesma brassagem e tirei 2 densidades diferentes. Na Fervura da RIS sentei a mão no lúpulo e adicionei Baunilha em fava e na maturação baunilha e cacau em pó. Já a foreign Extra só Lúpulos diferentes. Também useio fermentos diferentes. Ficou muito bom os 2 resultados inclusive a RIS tenho algumas garrafas com mais de 1 ano de guarda, e está qse um licor. e a Foreign já era faz tempo.

é um bom processo quando se quer nuances diferentes pra estilos proximos tipo Kolsh e Blond ale, Dry stout e RIS.

Vai sem medo.

Abraço.
 
No mailing da ACerva Carioca também me mandou pro artigo do Boden, que realmente é ótimo.

Vou tentar fazer desse jeito então, vamos ver no que vai dar.

Abs
 
Bom dia confrades!
Tenho um equipamento modesto, panela de apenas 22l, estou pensando em usar esse método de duas mosturas para tentar um mosto mais concentrado e depois diluir com água já no fermentador, será que funciona?
 
Por bastante tempo eu fiz 20 litros numa panela pequena como a sua apelando pro método da diluição, mas sem precisar fazer duas mosturas. Até uns 1060 vai de boa.
 
Blz, pelo que entendi é só aumentar nos maltes é diluir no final
Por bastante tempo eu fiz 20 litros numa panela pequena como a sua apelando pro método da diluição, mas sem precisar fazer duas mosturas. Até uns 1060 vai de boa.
Blz, pelo que entendi é só aumentar nos maltes é diluir no final
?
 
Blz, pelo que entendi é só aumentar nos maltes é diluir no final

Blz, pelo que entendi é só aumentar nos maltes é diluir no final
?
Amigo, dá uma olhada no canal mosturando, tem uns vídeos recentes lá sobre diluição e até uma tabela pra ajudar.
 
Blz, pelo que entendi é só aumentar nos maltes é diluir no final

Blz, pelo que entendi é só aumentar nos maltes é diluir no final
?

Basicamente sim. Você precisa prever maiores perdas e menor eficiência, compensando com mais malte e etc. Ao final é só diluir.

As perdas são maiores pq tudo que vc perder estará mais concentrado. E a eficiência é menor pq a mostura fica meio densa demais.

E tem os macetes. Vc não pode exagerar muito no malte, pq senão não sobra espaço pra água na panela, e a mostura fica grossa demais como disse acima. Por outro lado vc pode caprichar na quantidade de água pra lavagem, até chegar no volume máximo da panela no pré-fervura.
 
Back
Top