Parou de atenuar muito cedo! O que faço?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

manoelsantiago

Active Member
Joined
Oct 5, 2015
Messages
34
Reaction score
0
Galera fiz a seguinte receita de 20L:

500g Malte Cararoma
5 Kg Malte Pilsen
10g Lupulo Cascate por 10 min
10g Lupulo Hallertau por 60 min

Levedura: 11,5g Safale S-04


OG: 1.055

Há dois dias está dando no densímetro 1.031 (PAROU DE ATENUAR)

Por enquanto minha cerveja está somente com 3% ABV eu queria uns 4.5

Alguém tem alguma dica do que fazer e do porque isso aconteceu?

(Nas últimas levas minha cerveja parou de atenuar em torno de 1.015 a 1.019)
 
A temperatura está correta? Você inoculou fermento suficiente? Baixou a temperatura do mosto na hora de inocular? Mosturou a que temperatura? Está medindo a fg no densímetro ou no refratômetro? Se for no refratometro aplicou a correção do álcool?
Abs
 
A temperatura está correta? Você inoculou fermento suficiente? Baixou a temperatura do mosto na hora de inocular? Mosturou a que temperatura? Está medindo a fg no densímetro ou no refratômetro? Se for no refratometro aplicou a correção do álcool?
Abs



Temperatura 20°

Fermento 11,5g S-04

Por via das dúvidas medi no densímetro e refratômetro (apliquei a correção pelo Beersmith)

Mosturei começando a 70° e não aqueci mais (sem correção, ficou 01h30)



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Já pensei até em ferver um pouco de água com açúcar e adicionar. O que acham?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Já pensei até em ferver um pouco de água com açúcar e adicionar. O que acham?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk



Acredito que no seu caso, pelo que descreveu, estejam faltando células de levedura saudáveis, e não açúcar.

No lugar de fornecer mais açúcar, você deve fornecer mais células viáveis.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Acredito que no seu caso, pelo que descreveu, estejam faltando células de levedura saudáveis, e não açúcar.

No lugar de fornecer mais açúcar, você deve fornecer mais células viáveis.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk



Vou inocular mais leveduras então. É essa a recomendação? Se for eu topo na hora rs


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
A única coisa do processo que não fiz foi controlar o PH da água. Isso pode ter causado isso??


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Acho que mais um pacote de S-04 vai resolver. Seguindo indicações de tópicos aqui do HBT, eu usaria 2 sachês desde o início. Isso porque prefiro pecar pelo excesso mesmo.
 
Bom, dê uma lida nesse tópico e vê se te ajuda: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407442
Pelo que vi, s04 tem uma atenuação menor que us-05 por exemplo, mas não acho que seja pra tanto como no seu caso.
Mais algumas perguntas:
Você areou o mosto bem antes de inocular a levedura? Fez a hidratação da levedura corretamente? Fez starter?

Uma pratica que já ouvi falarem aqui no fórum e que já me ajudou uma vez foi dar aquela bela chacoalhada no balde fermentador, pode ser que funcione pra ti.

Um abraço!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Bom, dê uma lida nesse tópico e vê se te ajuda: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407442
Pelo que vi, s04 tem uma atenuação menor que us-05 por exemplo, mas não acho que seja pra tanto como no seu caso.
Mais algumas perguntas:
Você areou o mosto bem antes de inocular a levedura? Fez a hidratação da levedura corretamente? Fez starter?

Uma pratica que já ouvi falarem aqui no fórum e que já me ajudou uma vez foi dar aquela bela chacoalhada no balde fermentador, pode ser que funcione pra ti.

Um abraço!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk



Não aerei bem não hidratei nem fiz starter. Com certeza isso contribui. Fica a lição para mim rs


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Vou compartilhar a experiência.
Ontem inoculei mais um sachê de 115g.

Hoje continua sem atenuar nada.

Ou seja. Decidi que vou baixar para zero graus hoje, final de semana que vem engarrafo com teor 3 mesmo. Tenho certeza que o sabor está ótimo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Chacoalha o balde fermentador, coloca as leveduras decantadas em suspensão novamente.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Chacoalha o balde fermentador, coloca as leveduras decantadas em suspensão novamente.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk



Feito! Valeu a dica!

Amanhã posto aqui se deu sinal de vida rs

Valeu mesmo!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Da um sacode no fermentador para as leveduras entrarem em suspensão. Colete uma quantidade de cerveja e coloque dentro de um recipiente dentro da geladeira. No dia seguinte a levedura estará no fundo. Jogue o liquido fora (deixe a levedura no fundo), complete o recipiente com água e açúcar e deixe em temperatura ambiente. Observe se há atividade nas leveduras no dia seguinte. Se houver, o problema não é o fermento e sim o mosto. Caso não haja atividade, você pode concluir que a levedura era o problema. Inocular mais resolvera.
 
Back
Top