Lallemand voss kveik atenuando pouco

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

bduque

Well-Known Member
Joined
May 8, 2020
Messages
54
Reaction score
10
Location
Belo Horizonte
Olá

meu caso é cheio de dobras e desdobramentos. Estou usando levedura voss kveik da lallemand desidratada. Fiz 41 litros com mais ou menos 10.500g de pale ale e 1000g de viking caramel 200. Og de 1061 em um balde (19L),1060 em um balde de 16L e 1050 em um balde de 6 litros (os baldes temoutros tamanhos, mas essa é a litragem q levaram).
Botei pra fermentar a 40 graus (vi uma palestra da lallemamd e disseram que é a temperatura ideal pra esse kveik). Eu fiz um starter meia boca antes. O agitador magnético falhou, então fiquei agitando manualmente de tempo em tempo. O balde maior levou tudo e os menores ficaram com um pouco de lama da última leva (de kveik)
Fazem umas 40 horas que inoculei. A fg estabilizou nas primeiras 30 horas, mas só que estabilizou muito alto: 1020, 1024 e 1039, respectivamente.
Eu ia jogar mais levedura, mas fuii agora ver como estavam os baldes e o maior tinha uns três dedos de lama já. Já nem passa nada na torneira, de tanta lama.
Está levedura arregacou na primeira leva em que a utilizei: fechou com fg de 1004. Por isso, na vez seguinte, já com levedura desidratada e passada por starter (um belo starter daquela vez), resolvi brassar a 72 graus.... resultado: atenuou pouquíssimo! Fiquei com uma cerva de 3,5 porcento de álcool e muuuuito corpo. Desta vez, tentando acertar, brassei com minha rampa usual (62 e 72 graus) e adicionei malte caramelo pra ter algum dulçor, só que deu nisso. Também não quer atenuar muito. Balancei bem os baldes (o que fez a maior sujeira na sala pois estavam muito cheios) e estou aqui torcendo pra atenuar mais.
Alguma sugestão?

obs.:esse fermento não precisa coletar no krausen como outros kveik
. Quando começou a fermentação vazou muito pra fora da garrafinha que segura o blow-off. Será que saiu muita levedura ali?
. Detalhe: fiz nochill em todas as três últimas levas (com kveik)
. Não fiz oxigenação do mosto. Só balancei bem os baldes antes de inocular
. Outra coisa: da última vez, mesmo com um dry hop muito generoso o balde com tres dedos de lama ficou sem sabor e aroma do lúpulo do dh
 
Last edited:
voss kveik da lallemand desidratada
Minha experiência com kveiks desidratadas: 2 dias pro meu starter dar sinal de vida.
Vc mesmo disse q seu starter foi meia boca. Da uma sacudida no fermentador a cada 2h +- e ve se ao fim do dia a gravidade muda.
 
Obrigado pelo comentário!
Concordo com vc! Eu já vi starter de kveik desidratada demorar assim mesmo. Joguei no mosto antes de ter krausen porque fiquei com medo de contaminar o mosto por causa da demora. Vou fazer outra essa cerveja e seguir sua dica: fazer o starter dois dias antes de inocular
Valeu confrade!!
Abraço!
 
Estava tendo o mesmo problema com atenuação com voss da lallemand. Vi num vídeo que devido a alta temperatura não era necessário uma boa oxigenação, então estava só fazendo com splash e deu, e 3 levas terminaram em 1.018. Nas últimas duas eu oxigenei melhor, splash + 1 min balançando e as duas atenuaram ate 1.010, como previsto. Obs: uma ceva eu usei lama recém retirada e começou a fermentar dentro de 1h depois. Como temperatura tava em 40 graus, acho que aumentou muito e gerou álcool superior, pq tava foda de tomar. To sempre baixando ate uns 30-35 e nao reaproveitando tantas vezes pra não dar problema.. espero ter ajudado 👍🏼
 
Obrigado pelo comentário!
Concordo com vc! Eu já vi starter de kveik desidratada demorar assim mesmo. Joguei no mosto antes de ter krausen porque fiquei com medo de contaminar o mosto por causa da demora. Vou fazer outra essa cerveja e seguir sua dica: fazer o starter dois dias antes de inocular
Valeu confrade!!
Abraço!
Mas essa ai n é lixo nao hein!! Faz esse esquema de agitar o fermentador e vai acompanhando!
 
Fala Pessoal....alguém com Xp com a kveik voss? mais especificamente a da Lallemand....tô bolando uma American Wheat...no BF software da 80%, beerSmith 83% atenuação....mas acho que não é só isso não, isso é atenuação de 04 ..05.....tô achando que ela esta mais para Bella Saison..kkkkkk
 
Usei numa ceva lupulada, uma session IPA ou algo do tipo.
Só queria saber qual resultado traria.

E levei muito em conta 2 pontos:

1 - pelo relatos, ela atenua afu;
2 - tende a trazer uma acidez que remete muito a laranja (passada).

Então fiz o mash na casa 69 - 70º C e mantive o ph do mash um poquinho mais alto que o normal (geralmente entre 5,2 e 5,4), mirei em 5,6-5,7.
Ela atenuou bastante (OG 1045 FG 1008). Gostei do resultado porque o éster complementou o perfil de lúpulo (cascade afu e citra só um choro). A laranja tava presente mas sem trazer toda essa acidez.

Usaria de novo mas sempre levando em conta isso: atenuação e acidez.

Feito!
 
Back
Top