Parada Diacetilica

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Renatolyon

Active Member
Joined
May 15, 2016
Messages
38
Reaction score
8
Pessoal,

Estou seguindo uma receita comum na minha primeira cerveja. É uma Pale Ale simples.
A receita foi:
4kg de Malte Pilsen 2rw
500g de Cara Gold
15g lupulo Nugget aos 50min
10g lupulo Sladeck 10min
10g lupulo Citra aos 5min

Tive um OG de 1055 e um FG de 1016 no Sétimo dia de fermentação e confirmado no Oitavo dia.

Ou seja, a partir do Oitavo dia, fui subindo a temperatura pra fazer a Parada do Diacetil. Pelo que li, o ideal, seria levar 1 grau por dia até 25 graus. Apartir dai baixar a temperatura pra 2 graus e monitorar o desenvolvimento dos sabores e aromas até engarrafar.

A minha questão é a seguinte:
Com o clima da maneira que está, não consigo subir a temperatura para mais de 22 graus de maneira consistente. A noite ela com certeza vai ficar no maximo em 22.
É suficiente para a parada Diacetil?
Sim ou não? Como saber?

Outra questão:
Quero treinar meu paladar para saber os momentos certos por indicação da cerveja. É super interessante termos técnicas pra mensurar essas coisas. Mas nada substitui o sensorial do cervejeiro. Que Aromas ou Sabores eu devo focar pra saber o ponto exato?

Agradeço comentários.
 
Pessoal,

Estou seguindo uma receita comum na minha primeira cerveja. É uma Pale Ale simples.
A receita foi:
4kg de Malte Pilsen 2rw
500g de Cara Gold
15g lupulo Nugget aos 50min
10g lupulo Sladeck 10min
10g lupulo Citra aos 5min

Tive um OG de 1055 e um FG de 1016 no Sétimo dia de fermentação e confirmado no Oitavo dia.

Ou seja, a partir do Oitavo dia, fui subindo a temperatura pra fazer a Parada do Diacetil. Pelo que li, o ideal, seria levar 1 grau por dia até 25 graus. Apartir dai baixar a temperatura pra 2 graus e monitorar o desenvolvimento dos sabores e aromas até engarrafar.

A minha questão é a seguinte:
Com o clima da maneira que está, não consigo subir a temperatura para mais de 22 graus de maneira consistente. A noite ela com certeza vai ficar no maximo em 22.
É suficiente para a parada Diacetil?
Sim ou não? Como saber?

Outra questão:
Quero treinar meu paladar para saber os momentos certos por indicação da cerveja. É super interessante termos técnicas pra mensurar essas coisas. Mas nada substitui o sensorial do cervejeiro. Que Aromas ou Sabores eu devo focar pra saber o ponto exato?

Agradeço comentários.
Esqueça o termo "Parada de Diacetil".... isso é Fermentação Secundária, e este processo ocorre em qualquer temperatura de fermentação quando a mesma chega ao final. Não é só diacetil que é diminuído, mas também acetaldeído, etc.... por isso que eu particularmente não gosto desse termo.

Mas bem, entenda que isso não é algo digital, tipo VERDADE ou FALSO, ou seja, não é algo do tipo que, se chegar em 25 ocorre, e abaixo disso não......... temperaturas mais altas fazem as coisas ocorrerem mais rápido, e mais baixas, mais devagar.

Então.... se você deixar a 18, a 19, a 21, a 25..... vai ocorrer igual, a única diferença é a velocidade com que as coisas vão ocorrer. Fermentação é algo vivo... dinâmico.

Abraço,
 
Pessoal,

Estou seguindo uma receita comum na minha primeira cerveja. É uma Pale Ale simples.
A receita foi:
4kg de Malte Pilsen 2rw
500g de Cara Gold
15g lupulo Nugget aos 50min
10g lupulo Sladeck 10min
10g lupulo Citra aos 5min

Tive um OG de 1055 e um FG de 1016 no Sétimo dia de fermentação e confirmado no Oitavo dia.

Ou seja, a partir do Oitavo dia, fui subindo a temperatura pra fazer a Parada do Diacetil. Pelo que li, o ideal, seria levar 1 grau por dia até 25 graus. Apartir dai baixar a temperatura pra 2 graus e monitorar o desenvolvimento dos sabores e aromas até engarrafar.

A minha questão é a seguinte:
Com o clima da maneira que está, não consigo subir a temperatura para mais de 22 graus de maneira consistente. A noite ela com certeza vai ficar no maximo em 22.
É suficiente para a parada Diacetil?
Sim ou não? Como saber?

Outra questão:
Quero treinar meu paladar para saber os momentos certos por indicação da cerveja. É super interessante termos técnicas pra mensurar essas coisas. Mas nada substitui o sensorial do cervejeiro. Que Aromas ou Sabores eu devo focar pra saber o ponto exato?

Agradeço comentários.

Experimente utilizar uma lâmpada incandescente dentro da geladeira para elevar a temperatura...
 
Experimente utilizar uma lâmpada incandescente dentro da geladeira para elevar a temperatura...
Não use incandescente.... esquenta demais. As economicas ou fluorescentes geram um calor muito mais suave, e ainda assim mais que suficiente para "anular" o frio ambiente.

Já fiz vários testes com vários formas de aquecimento. Quanto menos tiver que aquecer, melhor para o fermento.
 
Não use incandescente.... esquenta demais. As economicas ou fluorescentes geram um calor muito mais suave, e ainda assim mais que suficiente para "anular" o frio ambiente.

Já fiz vários testes com vários formas de aquecimento. Quanto menos tiver que aquecer, melhor para o fermento.

Desculpe, não especifiquei bem...

Eu uso uma incandescente de 40w. O calor que ela gera é bem suave tb...

Também não deixo ela muito próxima ao fermentador...

Para chegar de 18c a 25c, demorou em torno de 20h
 
Esqueça o termo "Parada de Diacetil".... isso é Fermentação Secundária, e este processo ocorre em qualquer temperatura de fermentação quando a mesma chega ao final. Não é só diacetil que é diminuído, mas também acetaldeído, etc.... por isso que eu particularmente não gosto desse termo.

Mas bem, entenda que isso não é algo digital, tipo VERDADE ou FALSO, ou seja, não é algo do tipo que, se chegar em 25 ocorre, e abaixo disso não......... temperaturas mais altas fazem as coisas ocorrerem mais rápido, e mais baixas, mais devagar.

Então.... se você deixar a 18, a 19, a 21, a 25..... vai ocorrer igual, a única diferença é a velocidade com que as coisas vão ocorrer. Fermentação é algo vivo... dinâmico.

Abraço,
Guenther,

Exato. Eu li em algum lugar você dizer que se deve esquecer um pouco os dados predispostos e olhar pelo lado dinâmico e sistêmico da coisa. É isso que desejo. Experimentar e entender as etapas do processo em busca de uma cerveja que tenho em mente. O lance de perseguir um objetivo usando os meios e a dinâmica pra chegar lá.
Pensando nisso fiz várias experiências sensoriais ao longo dessa fermentação primária. Tirei fotos em condições iguais (repetidas em um mini estúdio) dia a dia pra efeito de posterior comparação e anotei as informações sensoriais percebidas como evolução ou "involução". Pra ver o que é temporário, o que causa o que, o que pode ser revertido e o que não.
Essas informações de vocês veteranos são indispensáveis.

Obrigado pelas dicas.

Enviado do meu Asus Zenphone2
 
Esqueci de mencionar. Meu controlador de temperatura é de saída única, vou trocar por uma lâmpada temporariamente. Mas, vou adquirir um de duplo controle pra geladeira e passar esse MT-512 pro freezer que pretendo adquirir.
Essa é uma foto da Pale no sétimo dia, tirada com o celular msm. As fotos de estúdio estão no PC.

Bom... então, próxima parada, maturação em 2 graus, certo?
uploadfromtaptalk1466611560582.jpg

Enviado do meu Asus Zenphone2
 
Desculpe, não especifiquei bem...

Eu uso uma incandescente de 40w. O calor que ela gera é bem suave tb...

Também não deixo ela muito próxima ao fermentador...

Para chegar de 18c a 25c, demorou em torno de 20h
Suave é relativo.... seria suave se fosse pouco mais que o necessário, e não é. O aquecimento pode ser bem mais fraco que isso.

Eu uso lâmpada econômica de 7 ou 8 watts. Resumindo, esses teus 40 watts são muito acima do necessário, logo, não são suaves de forma "relativa". Outro motivo é.... se ocorrer um imprevisto e ela ficar tocando uma parte plástica.... pode derreter e pegar fogo, e eu já vi isso acontecer não só comigo, mas com vários amigos. Um deles quase colocou fogo na casa com uma lâmpada como a sua.

Abraço,
 
Esqueci de mencionar. Meu controlador de temperatura é de saída única, vou trocar por uma lâmpada temporariamente. Mas, vou adquirir um de duplo controle pra geladeira e passar esse MT-512 pro freezer que pretendo adquirir.
Essa é uma foto da Pale no sétimo dia, tirada com o celular msm. As fotos de estúdio estão no PC.

Bom... então, próxima parada, maturação em 2 graus, certo?
View attachment 117462

Enviado do meu Asus Zenphone2
Isso aí.

Mas lembrando.. não precisa necessariamente trocar de controlador.

Numa das minhas geladeiras, eu simplesmente deixo uma lâmpada econômica dessas de 7 watts ligada.

Abraço,
 
Suave é relativo.... seria suave se fosse pouco mais que o necessário, e não é. O aquecimento pode ser bem mais fraco que isso.

Eu uso lâmpada econômica de 7 ou 8 watts. Resumindo, esses teus 40 watts são muito acima do necessário, logo, não são suaves de forma "relativa". Outro motivo é.... se ocorrer um imprevisto e ela ficar tocando uma parte plástica.... pode derreter e pegar fogo, e eu já vi isso acontecer não só comigo, mas com vários amigos. Um deles quase colocou fogo na casa com uma lâmpada como a sua.

Abraço,

Quando eu comprei a mais fraca era essa de 40W...

Imaginei que teria que ser incandescente...

Vou comprar uma de 7W...aí dá pra deixar ligada sempre, usando na saída NA do TIC17...

Hoje, como está muito frio por aqui, eu uso ele no modo aquecimento e ligo o pendente no plug e inverto pra geladeira, caso precise resfriar...
 
É um pouco mais caro mas eu uso aquelas placas de aquecimento de substrato para répteis ligada no controlador.

Enviado de meu XT1575 usando Tapatalk
 
É um pouco mais caro mas eu uso aquelas placas de aquecimento de substrato para répteis ligada no controlador.

Enviado de meu XT1575 usando Tapatalk

Interessantíssimo hein....dá pra usar em starter também, nesse frio monstro....
 
Podem me chamar de louco, mas eu uso um secador de cabelo velho, deixo só a tomada pro lado de fora e ele mirando bem longe do fermentador pra não ter aquecimento direto. Daí eu vou ligando e desligando, monitorando. Quando chego na temperatura desejada, termino e ele mantém a temperatura por umas 32 horas de boa.
 

Latest posts

Back
Top