panela 22 litros

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alvaroroche

Well-Known Member
Joined
Feb 21, 2014
Messages
180
Reaction score
23
Bom dia galera do forum!!!
Recentemente tenho me deparado com que a minha produçao esta ficando cada vez mais curta, o que quero dizer,. a minha panela de brassagem e de 22 litros, e entre fervura e outras perdas, a minha leva gira em torno de 13 a 15 litros do liquido sagrado,,,, o qual e muito pouco para um gram degustador que nem eu:drunk:
Hoje comprei na WE uma panela de fervura numero 38 para fazer render a coisa um pouco mais,. porem eu vou brassar na minha de 22 litros,. Gostaria de saber quantos kilos de malte posso colocar nela para uma relaçao de agua de 2,5.
Normalmente utilizo em torno de 4 kg ou poco mais para chegar a os 15 litros, dada a logica , mas posso estar enganado, agora ja que a minha panela e maior deveria colocar mais malte,. o posso fazer uma lavagem com mais agua??
Varias duvidas,. inclusive meu beersmith vou te configurar de novo!

Socorro amigos

Grande abraço:tank:
 
Bom dia galera do forum!!!
Recentemente tenho me deparado com que a minha produçao esta ficando cada vez mais curta, o que quero dizer,. a minha panela de brassagem e de 22 litros, e entre fervura e outras perdas, a minha leva gira em torno de 13 a 15 litros do liquido sagrado,,,, o qual e muito pouco para um gram degustador que nem eu:drunk:
Hoje comprei na WE uma panela de fervura numero 38 para fazer render a coisa um pouco mais,. porem eu vou brassar na minha de 22 litros,. Gostaria de saber quantos kilos de malte posso colocar nela para uma relaçao de agua de 2,5.
Normalmente utilizo em torno de 4 kg ou poco mais para chegar a os 15 litros, dada a logica , mas posso estar enganado, agora ja que a minha panela e maior deveria colocar mais malte,. o posso fazer uma lavagem com mais agua??
Varias duvidas,. inclusive meu beersmith vou te configurar de novo!

Socorro amigos

Grande abraço:tank:
Eu uso uma fórmula que criei de cabeça há muito tempo, mas que funciona razoavelmente bem.

(kg de malte X 2,5) + kg de malte = volume que ocupa na panela

Ou

2,5k + k = v

Ou

3,5k = v

E nesse caso

3,5k = 22 ====> k = 22 / 3,5 ====> k ~= 6.28 kg

Ou seja, com uma panela de 22 litros, com 6.28kg e 2,5 litros de água por kg, ficaria quase transbordando.

Pela minha experiência, essa quantidade de malte dá pra fazer até uns 30 litros pós fervura de uma cerveja com uns 1045, razoavelmente fraca. Tem que ver precisamente no BeerSmith.

Abraço,
 
Eu uso uma fórmula que criei de cabeça há muito tempo, mas que funciona razoavelmente bem.

(kg de malte X 2,5) + kg de malte = volume que ocupa na panela

Ou

2,5k + k = v

Ou

3,5k = v

E nesse caso

3,5k = 22 ====> k = 22 / 3,5 ====> k ~= 6.28 kg

Ou seja, com uma panela de 22 litros, com 6.28kg e 2,5 litros de água por kg, ficaria quase transbordando.

Pela minha experiência, essa quantidade de malte dá pra fazer até uns 30 litros pós fervura de uma cerveja com uns 1045, razoavelmente fraca. Tem que ver precisamente no BeerSmith.

Abraço,

Ok,. Entendi a fórmula! Mas na prática pela tua experiência que me aconselhas sabendo que 90% das brassagens são pensadas para 1.050 em diante... Preciso configurar a panela de fervura no beersmith??
A minha ideia e ter 20 litros finais
Como sempre profe , muito obrigado
 
Ok,. Entendi a fórmula! Mas na prática pela tua experiência que me aconselhas sabendo que 90% das brassagens são pensadas para 1.050 em diante... Preciso configurar a panela de fervura no beersmith??
A minha ideia e ter 20 litros finais
Como sempre profe , muito obrigado
Olha, nesse caso eu aconselharia passar a usar essa panela de 22 litros como simplesmente panela de água quente, e compraria uma panela número 36 com fundo falso para fazer as mosturações, exatamente aquela que usamos no curso. Ai sim, vais poder fazer levas de 20 litros tranquilamente, mesmo de cervejas bem fortes.

Abraço,
 
Guenter, sobre a questão das panelas... creio que tudo dependa da maneira como tu sabe explorar teu equipamento...
Tu não acha viável diminuir a proporção de malte x agua para mosturação, e depois acrescentar mais agua para diluir o mosto chegando na densidade esperada? tal procedimento não pode ser realizado, inclusive, após a fervura?
Questiono isso pq alguns cervejeiros moram em aptos (que cada vez estão menores) e o espaço para as panelas é um motivo para verdadeiras "guerras" com as patroas....

Ex. eu tenho uma panela de 18l, o que teoricamente me possibilitaria produzir levas de cerca de 13 ou 14 litros... mas se eu produzir um mosto bem denso (menos até terminar a fervura), não posso diluí-lo ao colocálo no fermentador?
 
Guenter, sobre a questão das panelas... creio que tudo dependa da maneira como tu sabe explorar teu equipamento...
Tu não acha viável diminuir a proporção de malte x agua para mosturação, e depois acrescentar mais agua para diluir o mosto chegando na densidade esperada? tal procedimento não pode ser realizado, inclusive, após a fervura?
Questiono isso pq alguns cervejeiros moram em aptos (que cada vez estão menores) e o espaço para as panelas é um motivo para verdadeiras "guerras" com as patroas....

Ex. eu tenho uma panela de 18l, o que teoricamente me possibilitaria produzir levas de cerca de 13 ou 14 litros... mas se eu produzir um mosto bem denso (menos até terminar a fervura), não posso diluí-lo ao colocálo no fermentador?
Sem dúvida pode fazer isso, é uma opção, mas eu particularmente não gosto muito pela tendência de gerar um mosto menos fermentável, etc.

Ou seja, a questão é mais sobre a pergunta "Guenther, o que tu recomenda?". Eu, Guenther, recomendo isso, mas não quer dizer que não possa fazer como tu falou.

Grande abraço,
 
Olá
Sempre usei a relação a seguir...faço só 20 litros por vez...

Agua da brassagem = peso do grão x 2,5 = X

Água da lavagem = X x 1,5 = Y

Ex:
4 kg de grãos x 2,5 = 10 litros na brassagem
10 litros x 1,5 = 15 litros de lavagem.

Obs: as vezes aumento em 5 a 10 % a água da brassagem dependendo do estilo de cerveja.

Hoje tenho uma taxa de eficiência total, (que para mim e proporção de água na brassagem + lavagem em comparação com a cerveja na garrafa) de 70%.
Meu equipamento tem controle de temperatura e recirculacao constante durante a brassagem.
O equipamento influência muito na eficiência.
Espero ter ajudado.
Anderson
 
Olá pessoal,

Estava procurando sobre panelas de 22 litros e encontrei esse tópico, mesmo estando parado há algum tempo, queria fazer uma pergunta nessa linha de cálculo.
Hoje eu tenho uma panela de 15l e outra de 12l, e produzo levas de 10 litros.
Comprei um fermentador cônico q aguenta até 15 litros e por isso queria aumentar a produção.

Levando em consideração, por exemplo, uma IPA q faço q tem 4,9 kg de malte, com a panela de 22 litros (com fundo falso) seria tranquilo de mosturar essa receita?
Teria que ter duas de 22l, ou poderia mosturar na de 22l, ferver na de 15 e adicionar água pra atingir a OG de 1.071 (por exemplo, dessa receita que disse)?

Obs.: Fiz a conta que os amigos mostraram acima e o volume ocupado seria de 17,15 l.

Valeu!
 
Tenho uma panela de 38L onde faço hoje de 20 a 23L no fermentador... estou querendo aumentar para uns 50L no fermentador, para isso irei comprar uma panela de 94L para fervura (já pensando em aumentar de novo no futuro).

Minha duvida é se com essa panela de 38L eu conseguiria colocar ate uns 15KG de malte para a mostura e na hora da lavagem usar a quantidade de água necessária para levar para fervura uns 65L de mosto?
 
Back
Top