Pale Ale Agrária Deixando a Cerveja Turva

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Eric Carbobiach

Well-Known Member
Joined
Jul 24, 2017
Messages
278
Reaction score
117
Location
Curitiba
Salve, pessoal! Como vão as brassagens?

Uso muito o Pale Ale da Agrária e só elogios, alto rendimento, saboroso e cor bonita. Um malte barato pelo que oferece. Inclusive enviei um feedback sobre ele para a empresa, elogiando muito.

Várias pessoas reclamaram da turbidez final. Eu nunca tive este problema e até mandei fotos, nos outros tópicos. Contudo, nas últimas brassagens venho tendo o problema, o que me incomoda muito, afinal, já tenho a turbidez no fim da garrafa pelo priming.

Resolvi tirar a prova, repeti as receitas, trocando o pale ale por pilsen (da Agrária mesmo). Tiro e queda, a cerveja ficou translúcida. Algumas receitas com cargas de trigo e aveia ficaram menos turvas que as single malt Pale Ale.

Alguém passando por isto? Têm a solução, além da troca de malte?
 
Sempre tive uma turbidez com ele, algo que não me incomoda.

Notei que normalmente é quando gela que fica mais turva, talvez uma relação com proteínas.
 
Eu também resolvi testar o Pale Ale Agrária e aconteceu da cerveja ficar turva, tive que usar gelatina.
Entrei em contato com a Agrária e eles disseram que a questão da turbidez pode ser resultante de diversos fatores, daí expliquei detalhadamente o meu processo de brassagem e a única correção que pode influenciar na turbidez e que eu não fazia era corrigir o Ph da fervura..
Pois bem, no final de semana passado, fiz uma nova brassagem para repetir a receita anterior, mas desta vez seguindo todas as orientações que me passaram por e-mail, e o resultado foi a mesma coisa da leva anterior, ou seja, turva.
Deve ter alguma coisa estranha, pois sempre segui o mesmo processo e tudo mais, apenas troquei o Pale Ale Belga por Pale da Agrária nas últimas levas para testar e deu nisso.
Como eu relatei o caso com eles, vou receber duas sacas de 5kg como forma de bonificação e para poder testar e dar um feedback se vai ocorrer o problema da turbidez com este novo malte que vou receber..
 
Pessoal, entendo que a comparação deveria ser feita com o mesmo tipo de malte (Pale Ale) de diferentes marcas nas mesmas condições pra se poder dizer que ele deixa mais turvo que outros.
 
Pessoal, entendo que a comparação deveria ser feita com o mesmo tipo de malte (Pale Ale) de diferentes marcas nas mesmas condições pra se poder dizer que ele deixa mais turvo que outros.

Concordo!
No meu caso eu costumava usar o Pale Belga, então resolvi mudar e testar o Pale da Agrária, sempre segui os mesmos critérios na receita mas o malte Pale da Agrária deixou a cerveja turva.

Aqui está o malte que usava antes e nunca tive problemas com turbidez:
http://loja.weconsultoria.com.br/malte-chateau-pale-ale-p96/
 
Fiz uma cream ale e uma english ipa com biab, meti gelatina, e as minhas ficaram cristal.

Sim,

garrafas com mais de 2 meses de pé ficam bem mais cristalinas do que mas mais jovens. A gelatina ajuda em muito na sedimentação.

Eu particularmente não tive bons resultados com a gelatina, não no quesito transparência, mas no de levar grumos para as garrafas.

Hoje gosto da turbidez, principalmente por usar muito as adições tardias com boa quantidade de lúpulo.
 
Concordo!
No meu caso eu costumava usar o Pale Belga, então resolvi mudar e testar o Pale da Agrária, sempre segui os mesmos critérios na receita mas o malte Pale da Agrária deixou a cerveja turva.

Aqui está o malte que usava antes e nunca tive problemas com turbidez:
http://loja.weconsultoria.com.br/malte-chateau-pale-ale-p96/
Costumo usar este malte. Aliás, onde é que está mais barato o da Agrária??
 
A saca de 25 Kg do Chateu na WE tá 136,14 à vista (fora o frete), não encontrei em nenhum site preço menor que esse, se alguém tiver o link de algum site por favor posta aqui. Sem querer fugir ao tópico o que estou querendo dizer é que se a proposta da Agraria seria uma alternativa aos importados então qual seria a vantagem??
 
Também tenho notado que a partir de quando passei a usar o malte da agrária, minhas cerveja tem ficado um tanto turva, com gelatina melhora muito, mas gostaria de não usar, algum colega conseguiu no processo melhorar esta turbidez?
 
Back
Top