PAC200 Sanitização Garrafas x Tempo de Contato

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

MC2Bier

Member
Joined
Jan 5, 2016
Messages
8
Reaction score
0
Pessoal, bom dia!

Venho acompanhando o fórum há um mês e consegui esclarecer praticamente todas minhas dúvidas apenas com os posts criados pelos colegas, mas para essa questão, ví posts que comentavam sobre ambas possibilidades abaixo, porém não encontrei uma resposta conclusiva sobre o tempo de contato do PAC200.

Como existe um tempo mínimo de contato com o PAC200 (aprox. 20min), para utilizá-lo sanitização de garrafas necessáriamente teria que deixá-las submersas em um balde com a solução de PAC200 (1g/L) por 20min antes de escorrê-las?

Ou poderia simplesmente passar a solução de uma garrada para a outra, chacoalhando por alguns segundos a garrafa com a solução e logo em seguida escorrer? Ou até mesmo usando um "vinator" ou borrifador, que seria o mesmo princípio.

Neste link do CERTIFICADO DE ANÁLISE MICROBIOLÓGICA - ADHETEC / PAC200, mostra que a atividade bactericida na concentração de 1g/L é reduzida em 99,9% após 20 min de contato, a minha dúvida é como "garantimos" esse tempo de contato, com imersão por 20min ou somente um jato de solução, colocando para escorrer logo em seguida e aguardando 20min.


Grande abraço,
Mauro
 
Depois de bem limpas, eu enxaguo as garrafas com PAC (passando o liquido de uma para outra), borrifo um pouco mais perto da boca e por fora da mesa, e deixo escorrendo. Nunca tive problemas.
 
Oi, pessoal. Eu não uso PAC para esterilizar as garrafas, mas sim um forno. Depois de limpas com água e escova, seco as garrafas, tampo com papel alumínio (quadrados de 5x5 cm aprox) e coloco no forno por 40 min a 140 oC. Depois é só guardar até o uso. Bem tapadas, as garrafas ficam estéreis por meses a fio.
 
Eu apenas borrifo um pouco em cada garrafa, deixo por uns 20 minutos, depois enxáguo com água quente...nunca tive problema...
 
Banho de imersão nelas... Aliás, não só nas garrafas, mas nas mangueira, tampinhas e tudo mais...

Tenho uma caixa plástica de uns 70 litros que me ajuda nisso... Consigo deixar umas 30-40 garrafas de molho nela por estes 20 min antes de colocá-las de ponta-cabeça pra escorrer.

Recomendo usar esta técnica, já que, falando de sanitização, todo cuidado é pouco... Não dá pra saber se tem alguma coisa ali ou não... Fora q ninguém merece perder uma brassagem por contaminação, né?
 
Caros, uma dúvida referente a sanitização com o Pac 200.

Faço o procedimento de imersão e deixo cerca de 10 minutos. Percebo que as garrafas ficam com um pouco do residuo do produto, porém não podemos passar água, correto?
Em seguida realizo o envase. Não estou seguro com isso e acredito que este procedimento está afetando a qualidade do sabor da cerveja. Vocês fazem como?

Abraços!
 
Caros, uma dúvida referente a sanitização com o Pac 200.

Faço o procedimento de imersão e deixo cerca de 10 minutos. Percebo que as garrafas ficam com um pouco do residuo do produto, porém não podemos passar água, correto?
Em seguida realizo o envase. Não estou seguro com isso e acredito que este procedimento está afetando a qualidade do sabor da cerveja. Vocês fazem como?

Abraços!

Eu borrifo um pouco em cada garrafa, deixo por uns 20 minutos, depois coloco no escorredor por mais uns 20 minutos..
 
o PAC200 é um sanitizante alimentar e se sobrar um pouco de resíduo não tem problema. Costumo deixar 20 minutos submersa em uma solução de uma medida (que vem junto) para cada 10 litros de água.
 
Back
Top