Oxidação de cerveja lager e a oxidação de cerveja envelhecida em barril.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jan 26, 2014
Messages
20
Reaction score
2
Eu proucurei na internet e não achei alguma leitura sobre a oxidação de cerveja em barril, a minha duvida é a seguinte, eu fiz 20 litros de uma cerveja lager com 2kg de malte pilsen, 2kg de malte viena e 2kg de malte carrapils, usado lupulo sylva 5g a cada 10 min com 60 minutos de fervura e foram usados inicialmente 2 tubos de levedura liquido Bio4 Pilsner Urquell sem starter e como não havia sinais no air lock fiz um starter com 3 tubos de levedura Bio4 German Lager e no final atenuou normalmente mesmo sem haver sinal no air lock.

minha duvida é, apos a fermentação eu mudei de casa e ela esta em um galao de agua do lado de fora da minha geladeira em temperatura ambiente e esta assim a 30 dias oxidando. se eu estivese envelhecendo em barril não estaria oxidando da mesma forma? gostaria de saber mais sobre envelhecimento de cerveja em barril e a oxidação no mesmo.

muito obrigado a todos.
 
Em condições normais a cerveja não vai estar oxidando no fermentador. Logo após o início da fermentação, forma-se uma camada de CO2 sobre a cerveja que isola a cerveja, impedindo o contato com o oxigênio. Se a cerveja não possui muito oxigênio residual diluído, não vai ser a fermentação/maturação que vai ocasionar o problema. O importante (pelo menos na minha opinião), é que tu tenhas um mínimo de controle de temperatura (faço o "lagering" em torno de 8 ºC) e que a cerveja não esteja exposta a luminosidade pois estes fatores sim podem influenciar na qualidade do produto final.
Nunca usei barril de madeira mas creio que a situação seja semelhante. Mesmo a madeira sendo mais permeável, a quantidade de oxigênio que vai entrar em contato com a cerveja vai ser pequena.
 
se for um daqueles galões de água mineral azul transparente, sua cerveja possivelmente sofrerá "lightstruck", reação do lúpulo à luminosidade. isso causa o off flavor conhecido como "gambá" (presente em cervejas como Heineken).

detalhes aqui: http://beeradvocate.com/articles/527/



em um barril, seja de madeira ou de aço, essa reação não ocorre uma vez que são estruturas que dificultam a passagem de luz.
 
Muito obrigadi zerosa e felipedreher mas minha maior duvida mesmo é a seguinte:

o oxigenio do maturador seja ele quao for causaria uma oxidação perceptivel ou somente se houvese uma agitação durante o trafego de recipientes e com isso a diluição de oxigenio na cerveja?
 
Eduardo,
creio que o Zé Rosa meio que respondeu a questão. Supondo que o galão não esteja aberto, ou com entrada para oxigênio, não terá tt perigo de oxidação uma vez que o espaço interno do maturada tende a ser preenchido pelo CO2 resultante da fermentação (que empurra o oxigênio para fora pelo airlock).

agora a questão do lagering fora da geladeira e do lightstruck é um ponto que eu ficaria meio cabreiro.

Abs
 
Vlw felipedreher, é pq eu mudei de casa e não deu tempo de arrumar tudo e tive que viajar com minha leva de 20 litros no galao de agua, ela estava em um balde fermentador com air lock e eu passei para o galao de agua para maturar mas deve ter ficado uns 4 dias apenas a 0 grau, então tem um espaço entre a cerveja e a boca do galão e não esta com air lock e pelo visto o pior mesmo é a luz em contato com os oleos do lupulo.

muito obrigado.
 
Back
Top