Opinião

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

robertocaruso

Well-Known Member
Joined
Oct 21, 2014
Messages
148
Reaction score
26
Hoje lendo sobre malte de centeio, surgiu uma ideia de fazer uma cerveja utilizando maltes de 4 tipos de grãos diferentes.

A ideia seria utilizar 25% de cada na receita.
Não tenho ideia do estilo que usaria de base ou qual levedura. :confused:
Alguém já testou algo parecido?
 

Attachments

  • 4 Malts.pdf
    95.3 KB · Views: 93
Não te apegue a estilos!
Essa é uma das diversões de ser caseiro!
Dê uma estudada para ver se os maltes irão entregar o que você espera, e manda bronca!
Se quiseres uma cerveja que tenha uma pegada neutra de fermento vá de american ale (US05, por exemplo), se quiseres uma pegada mais belga, procure um fermento líquido ou um seco que venha dar esse perfil (SafAle Abbey, por exemplo).
Boa sorte e coloque o resultado aqui...
 
Hoje lendo sobre malte de centeio, surgiu uma ideia de fazer uma cerveja utilizando maltes de 4 tipos de grãos diferentes.

A ideia seria utilizar 25% de cada na receita.
Não tenho ideia do estilo que usaria de base ou qual levedura. :confused:
Alguém já testou algo parecido?

Dá uma olhada nesse post do blog do Paulo, quem sabe te inspira:
http://cervejadeapartamento.com/2013/10/22/saison-14-graos/

O único adendo que eu faço a respeito do malte de centeio a 25% é: faça uma parada b-glucanase, senão o mosto fica que é uma cola líquida.

Abraço
 
Obrigado pela dica do blog.

A aveia maltada só pode ser utilizada até 10%? Encontrei esta informação quando fui olhar no site da Lamas.
Assim os outros maltes passariam para 30% cada.
 
Obrigado pela dica do blog.

A aveia maltada só pode ser utilizada até 10%? Encontrei esta informação quando fui olhar no site da Lamas.
Assim os outros maltes passariam para 30% cada.

Não, nunca usei nem li sobre esse malte. A restrição provavelmente se dá por causa de algum fator com esse do centeio, os b-glucanos (que a aveia não maltada tem bastante também).

Mas se for considerar q uma roggenbier leva até uns 50% de malte de centeio, fazendo uma parada b-glucanase de uns 15 minutos deve resolver isso.

Seria bom vc tentar alguma pesquisa sobre esses maltes, suas características e performances. Veja que sua receita tem 75% de maltes "perigosos", mas fazendo tudo certo eu acredito que funcionará sim.
 
Sobre a parada b-glucanase, devido ao malte de centeio, comecei a ver sobre decocção, mesmo sendo um processo mais trabalhoso e complexo, creio que será mais fácil de chegar nas temperaturas necessárias.
 
Alguém sabe qual é o tipo de levedura M27 da Mangrove Jacks?
Estou pensando em usar o WLP644 Brett Bruxellensis Trois da White Labs nesta receita.
 
Back
Top