Opinião Receita APA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Manjabosco

Active Member
Joined
Feb 10, 2016
Messages
28
Reaction score
2
Location
cruz alta
Pessoal, qual a opinião sobre a receita em anexo? apenas para informação.
Fermentação começa em 18 graus vou subindo um grau por dia até 24 graus
fermentação secundária 20 dias a 24 gruas
clareamento 2 dias a 0 graus e gelatina
 

Attachments

  • apa.pdf
    158.8 KB · Views: 53
Achei meio estranho 20 dias a 24 graus na secundaria, precisa de tudo isso?
A ideia de uma apa seria tomar fresca, não?
Mas vamos aguardar os mais experientes.
 
Salve Manjabosco! Não sei qual é sua experiência cervejeira, mas já que você pediu então vou dar uns pitacos. :D
Se for bem iniciante, eu seguiria um conselho do Guenther, opte pela simplicidade.
Achei o grist de maltes legal, não tem nada de "errado" ou exagero, mas eu faria com menos maltes ou até mesmo só pale ale e, talvez o munich pra dar uma cor. Mas está ok! Lupulagem ok! Fermento em termos de quantidade pelo que diz o fabricante e pela minha experiência eu usaria só um mesmo.
Agora o perfil da fermentação... Na receita está uma coisa, mas no tópico você acabou escrevendo outra aí não sei qual pretende seguir. De qualquer forma cada uma tem algumas coisas estranhas, na receita a fermentação primária e secundária estão com a mesma temperatura, e na refermentação (primming) menor do que a da fermentação da primária. E na sua escrita, como disse o colega acima, 20 dias de secundária normalmente é desnecessário. Na receita a brassagem está prevista pra hoje... Dá tempo de fazer ajustes caso ache necessário. De qualquer forma boa brassagem! ;)
 
Last edited:
Na fermentação eu faria, 4 dias a 18ºc, 3 dias a 22ºc e depois uns 7 dias de cold crash e mandaria pra garrafa, mais 14 dias depois do primming e já tomaria uma!
30 dias depois do envase ela estará melhor.
 
Na fermentação eu faria, 4 dias a 18ºc, 3 dias a 22ºc e depois uns 7 dias de cold crash e mandaria pra garrafa, mais 14 dias depois do primming e já tomaria uma!
30 dias depois do envase ela estará melhor.

30 dias envasada, esses 30 dias você deixa fora da geladeira? Ela estaria melhor inclusive no aroma?
 
30 dias envasada, esses 30 dias você deixa fora da geladeira? Ela estaria melhor inclusive no aroma?

Sim, faço o priming e deixo em temperatura ambiente para que a levedura possa refermentar a cerveja com o açucar que foi colocado. Depois de 14 dias, já tem gás ok e espuma aceitável, mas com 30 dias, ela dá uma maturada e tudo se alinha, inclusive o sabor e o aroma ficam mais redondos. Na minha opinião claro e me baseando nas levas que já fiz...
 
Opa, obrigado pelas opiniões, sim, ja faço cerveja a alguns anos, mas faziam quase dois que não fazia a minha receita, então voltei com essa prática e estava meio perdido. Tirei os maltes "extras", farei somente com o malte pale ale e com munich, sempre coloco 100g de acid, minha água aqui é muito neutra. Quanto a fermentação, deixo 7 dias de primária e fazia 20 dias em temperatura ambiente, quando não tinha o "tic"para controlar a temperatura, agora deixo ela de 7 a 10 dias na secundária com 22 ou 23 graus(porém nessa época tenho que aumentar a temperatura, moro em SC, e está abaixo disso.) Os lúpulos, sempre fazia com Galaxy, mas coloquei os maltes americanos para seguir bem o estilo.
No mais, obrigado pelas opiniões, já refiz minha receita, amanhã irei brassa-la. Obrigado.
 

Latest posts

Back
Top