Opinião de vcs sabre o FERMENTASAURUS.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Chacal

Active Member
Joined
Jan 26, 2018
Messages
38
Reaction score
2
Bom dia, cervejeiros. Estou a procura de um novo fermentador. Estava dando uma olhada no Fermentasaurus Básico que está custando 830 reais no mercado livre. Sou novato no assunto e gostaria muito da opinião de vcs sobre este fermentador e o que me recomendam. Desde já, agradeço.
:tank:
 
Bom dia, cervejeiros. Estou a procura de um novo fermentador. Estava dando uma olhada no Fermentasaurus Básico que está custando 830 reais no mercado livre. Sou novato no assunto e gostaria muito da opinião de vcs sobre este fermentador e o que me recomendam. Desde já, agradeço.
:tank:

Cara o fato de você ser novato no assunto e estar interessado em um fermentador tão caro chama atenção. Fale um pouco mais sobre o que você procura com esse novo fermentador, o tamanho de suas levas e etc.
 
Bom dia, cervejeiros. Estou a procura de um novo fermentador. Estava dando uma olhada no Fermentasaurus Básico que está custando 830 reais no mercado livre. Sou novato no assunto e gostaria muito da opinião de vcs sobre este fermentador e o que me recomendam. Desde já, agradeço.
:tank:

A ideia da garrafa coletora é muito legal, mas são 830 reais num fermentador de plástico...

As recomendações são trocar todo equipamento de fermentação de plástico caso ocorra algum problema de contaminação eventualmente.

Eu já passei por isso duas vezes e já achei caro ter que trocar bombona de 50 litros que custa uns 100 reais.

Na minha opinião, o custo inviabiliza o equipamento considerando esses fatores. Mas é só minha opinião.
 
A ideia da garrafa coletora é muito legal, mas são 830 reais num fermentador de plástico...

As recomendações são trocar todo equipamento de fermentação de plástico caso ocorra algum problema de contaminação eventualmente.

Eu já passei por isso duas vezes e já achei caro ter que trocar bombona de 50 litros que custa uns 100 reais.

Na minha opinião, o custo inviabiliza o equipamento considerando esses fatores. Mas é só minha opinião.

essa informação eu não sabia. então se a breja contaminar a sanitizacão não será suficiente para recuperar o fermentador? acho que não procede isso
 
essa informação eu não sabia. então se a breja contaminar a sanitizacão não será suficiente para recuperar o fermentador? acho que não procede isso


Camarada, acho que não é bem isso que o colega quis dizer. Não é necessário trocar o fermentador sempre que a cerveja contaminar, mas quando a contaminação ocorre em várias levas seguidas e se identifica o fermentador como o problema, trocá-lo pode ser a melhor opção.

Isso pode ser necessário quando há formação de biofilme, por exemplo.
 
Tenho a mesma opinião do Tiago,
Acho um produto legal, mas pelo preço não acho um bom investimento.

Camarada, acho que não é bem isso que o colega quis dizer. Não é necessário trocar o fermentador sempre que a cerveja contaminar, mas quando a contaminação ocorre em várias levas seguidas e se identifica o fermentador como o problema, trocá-lo pode ser a melhor opção.

Isso pode ser necessário quando há formação de biofilme, por exemplo.

Na verdade é mais simples, se você usa um fermentador barato, quando tiver uma contaminação (que não deve ser algo normal) pode jogar ele fora e comprar outro, assim não tem porque arriscar outras levas. Agora, se o seu fermentador custa caro isso fica inviável.
Um balde 30L custa na faixa dos 40-50 reais, o que pode ser bem menos do que uma leva de IPA, por exemplo...

essa informação eu não sabia. então se a breja contaminar a sanitizacão não será suficiente para recuperar o fermentador? acho que não procede isso

Chacal,
Dependendo da contaminação fica quase impossível garantir que não vai voltar, mesmo com a sanitização. Organismos que esporulam ou então algumas cepas de pediococcus podem ser MUITO difíceis de eliminar.

Casado
 
essa informação eu não sabia. então se a breja contaminar a sanitizacão não será suficiente para recuperar o fermentador? acho que não procede isso

Como o pessoal disse, não foi dessa forma que eu quis dizer...

Não é que não possa ser recuperado, ele pode... entretanto é plástico... e o plástico vai sofrer com a ação física e química com o tempo, isso vai criar ranhuras, porosidade e aspereza na superfície do plástico que era originalmente bem lisa.

Isso vai tornar a sanitização cada vez mais difícil, até um ponto em que pode ser prejudicial. Dependendo do contaminante, ele pode se aderir e não sair mais dali, isso acontece bastante com as Brettanomyces, mas também com alguns outros contaminantes selvagens.

A recomendação de ter um "set" inteiro de fermentação a parte pra fermentar cerveja azeda é mais ou menos a mesma coisa (fermentadores, mangueiras, etc..).

É diferente sanitizar pra eliminar eventuais contaminantes que estejam ali presentes por causa da água, ar, ambiente (como fazemos toda vez antes de por o mosto no fermentador) porque são poucas células, outro caso é quando vc tem uma cultura gigante dessas células sobrevivendo ali, seja intencionalmente (cerveja sour) ou não intencionalmente (contaminação).

Seria outra história se o fermentador fosse de inox, e com ressalvas porque ainda tem as conexões e anéis de borracha. Existem fermentadores desse material por preços próximos deste de plástico. Mas como disse, é somente minha opinião, se vc curtiu ele, vai em frente!

Abraço
 
A única vantagem deste fermentador é a possibilidade de carbonatar (natural ou forçada) a cerveja nele mesmo e até mesmo servir direto dele.

Mas por R$ 830,00 compro uma bombona de 100l e um PM ou barril.
 
Quando se fala em limpeza em fermentador de plástico temos alguns pontos. Quando tem solda no plástico, é um ponto de foco. O ideal é limpar bem após o uso. Outra problema é aquela parte verde da esponja, aquilo arranha o plástico e forma canais de foco de contaminação também.

Enviado de meu SM-G955F usando Tapatalk
 
Boa Tarde.

A idéia do fermentador parece boa, mas parece ser mais uma daquelas ''trapizongas'' milagrosas que andam vendendo para cerveja artesanal.
Respeito quem compra ou quer comprar, mas na minha opiniao as bombonas plásticas ou baldes alimentícios apresentam melhor custo benefício.

Abraços
 
Com cento e poucos reais a mais vc compraria um desses

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-913462390-fermentador-cnico-25l-em-aco-inox-304-_JM

E se guardar dinheiro mais tempo, junta mais uns 600 reais e compra um deste aqui

https://produto.mercadolivre.com.br...tador-inox-fundo-cnico-standard-24-litros-_JM

Se eu me arrependo de alguma coisa nesse hobby, até hoje, é de não ter, desde o começo, esperado pra guardar dinheiro e fazer upgrade nos equipamentos para um produto realmente bom e durável. Só a minha opinião.
 
esse fermentador é bacana.... mas como controlar a temperatura da fermentaçao? camara frigorifica?


abraço
 
Dentro da geladeira. Mas vou partir pra uma outra alternativa, colocar uma serpentina inox dentro do fermentador e circular água gelada através dela.
 
Back
Top