OG Baixo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Sanches1

Member
Joined
Mar 8, 2014
Messages
7
Reaction score
0
Bom dia Amigos,

Este final de semana fizemos 2 receitas de cerveja (20 litros cada), uma Pale Ale e outra Witbier, porém as duas cervejas ficaram com o OG abaixo do esperado (beersmith).

Tentamos configurar o beersmith da melhor forma possível, mas acho que estamos errando alguma coisa lá e para eu saber, gostaria da ajuda de vocês de onde podemos ter errado.

Receitas:

Pale Ale:
4KG de malte Pale Ale Inglês
300g de Malte Caramel 40
20g de lúpulo Chinook (início da Fervura - 60 min para o fim)
20g de lúpulo Cascade (15 minutos para o final da fervura)
40g de lúpulo Galaxy (5 minutos para o final da fervura)
2 saches de fermento US-05.
Mosturação com 13,5 litros de àgua e lavagem com 21,5 litros à 75 graus.

OG esperado (beersmith) 1047 // FG esperado (beersmith) 1007.

Foi feita uma rampa unica de mosturação 75 minutos em 65 graus, para tentar se obter uma cerveja mais seca.

OG Medido à 25 graus (1030) a cerveja está fermentando a 18 graus por 4 dias e depois subiremos para 23 graus por mais 2 ou 3 dias.

Witbier:
2KG de malte Pale Ale Belga
2KG de malte de trigo
500g de trigo não maltado
10g de lúpulo Galena (início da Fervura - 60 min para o fim)
30g de casca de laranja raspada (5 minutos para o final da fervura)
25g de coentro (5 minutos para o final da fervura)
2 saches de fermento T-58.
OG esperado (beersmith) 1048 // FG esperado (beersmith) 1012
Mosturação com 13,5 litros de àgua e lavagem com 21,5 litros à 75 graus.


Foi feita uma parada proteica por 15 minutos a 53 graus, depois uma rampa de sacarificação a 68 graus durante 40 minutos e depois mash out durante 10minutos a 76 graus.
OG Medido à 25 graus (1025)a cerveja está fermentando a 18 graus por 4 dias e depois subiremos para 23 graus por mais 2 ou 3 dias.

Estamos colocando pouco grão, lavando com muita água ou as rampas de temperatura estão incorretas?

Obrigado,

Diego Sanches
 
Para as duas receitas, acho que você pode ter exagerado na lavagem e talvez o PH da sua água prejudicou a conversão. Você usou água de onde?

Para a segunda receita, acho que 40 minutos de conversão é mto pouco.

Você mediu com densímetro ou refratómetro?
 
O que tu está usando para medir a densidade? Densímetro ou refratômetro? Estão calibrados? É sempre bom conferir se os equipamentos de medição estão fornecendo a informação correta.
Numa avaliação superficial, parece que vocês estão usando pouco malte, mas mesmo assim não acho que seja tão pouco para resultar em uma densidade tão baixa.
Alguns fatores importantes para uma boa conversão:
- Moagem correta. Os grãos devem estar bem quebrados, não restando muitos grãos inteiros. Também não deve ser muito fina e devem sobrar cascas inteiras para facilitar a circulação do mosto permitindo uma boa atuação das enzimas e uma boa remoção dos açúcares na lavagem.
- A temperatura deve ser uniforme. Se tu usa fundo falso, manter o mosto circulando durante a conversão vai ajudar. Com bazuca é preciso mexer a cama de grãos para que não se formem zonas com diferentes temperaturas.
- O pH da solução deve estar em torno dos 5,2. Se tu não tem como avaliar isto, é bom conhecer o pH da água utilizada. O próprio malte baixa este parâmetro mas, se tua água for muito alcalina (pH em torno de 8 ou mais) tu vais ter que corrigir.
Eu costumo usar iodo para avaliar a conversão mas não considero o resultado do teste como mandatório. Se der negativo para amido (ficar dourado) e o tempo programado para a etapa ainda não foi cumprido eu aguardo. Se der positivo, eu prefiro aguardar um pouco mais, mesmo que o tempo já tenha sido atingido. Porém, em cervejas que eu quero imprimir mais corpo, não gosto de prolongar demais a conversão pois acho que isto acaba resultando em um mosto muito fermentável e consequentemente em uma cerveja com pouco corpo.
 
Não tenho muita propriedade nem experiência pra falar mas contas pra quantidade de água em relação a quantidade de grãos estão ok, só achei pouca a quantidade de malte utilizada. Com qual valor de eficiência tu trabalhou pra planejar essa receita? Pode ser que tu tenha estimado uma eficiência muito alta e aí não tenha conseguido obter ela.

Outra coisa que pode contribuir pra uma baixa OG é uma fervura não muito rigorosa. Digo isso pois como meu fogão não dá conta de ferver decentemente 14 litros de mosto, a diferença entre a minha OG pré e pós fervura é bem baixa, na última brassagem, apenas um ponto. Será que não pode estar acontecendo isso também?

Abraços!
 
Para as duas receitas, acho que você pode ter exagerado na lavagem e talvez o PH da sua água prejudicou a conversão. Você usou água de onde?

Para a segunda receita, acho que 40 minutos de conversão é mto pouco.

Você mediu com densímetro ou refratómetro?

Olá Leosardinha,

Utilizei agua de galão de 20 litros comprada.

As medidas foram feitas com densimetro.

Obrigado.
 
O que tu está usando para medir a densidade? Densímetro ou refratômetro? Estão calibrados? É sempre bom conferir se os equipamentos de medição estão fornecendo a informação correta.
Numa avaliação superficial, parece que vocês estão usando pouco malte, mas mesmo assim não acho que seja tão pouco para resultar em uma densidade tão baixa.
Alguns fatores importantes para uma boa conversão:
- Moagem correta. Os grãos devem estar bem quebrados, não restando muitos grãos inteiros. Também não deve ser muito fina e devem sobrar cascas inteiras para facilitar a circulação do mosto permitindo uma boa atuação das enzimas e uma boa remoção dos açúcares na lavagem.
- A temperatura deve ser uniforme. Se tu usa fundo falso, manter o mosto circulando durante a conversão vai ajudar. Com bazuca é preciso mexer a cama de grãos para que não se formem zonas com diferentes temperaturas.
- O pH da solução deve estar em torno dos 5,2. Se tu não tem como avaliar isto, é bom conhecer o pH da água utilizada. O próprio malte baixa este parâmetro mas, se tua água for muito alcalina (pH em torno de 8 ou mais) tu vais ter que corrigir.
Eu costumo usar iodo para avaliar a conversão mas não considero o resultado do teste como mandatório. Se der negativo para amido (ficar dourado) e o tempo programado para a etapa ainda não foi cumprido eu aguardo. Se der positivo, eu prefiro aguardar um pouco mais, mesmo que o tempo já tenha sido atingido. Porém, em cervejas que eu quero imprimir mais corpo, não gosto de prolongar demais a conversão pois acho que isto acaba resultando em um mosto muito fermentável e consequentemente em uma cerveja com pouco corpo.

Olá zerosa,

Estamos utilizando densímetro para medir a densidade, com isso acredito que não necessitamos de calibração.

Utilizamos bazooka e nas duas receitas, chegamos na temperatura e não fizemos nenhuma circulação, deixamos a mistura parada para conservar a temperatura.

Não testamos o pH da água, porém acredito que não seja esse o problema, pois compramos nossa água em galões de 20 litros.

Posso passar a fazer o teste do iodo, acho que isso irá ajudar.

Obrigado.
 
Não tenho muita propriedade nem experiência pra falar mas contas pra quantidade de água em relação a quantidade de grãos estão ok, só achei pouca a quantidade de malte utilizada. Com qual valor de eficiência tu trabalhou pra planejar essa receita? Pode ser que tu tenha estimado uma eficiência muito alta e aí não tenha conseguido obter ela.

Outra coisa que pode contribuir pra uma baixa OG é uma fervura não muito rigorosa. Digo isso pois como meu fogão não dá conta de ferver decentemente 14 litros de mosto, a diferença entre a minha OG pré e pós fervura é bem baixa, na última brassagem, apenas um ponto. Será que não pode estar acontecendo isso também?

Abraços!

Olá Dryfon,

Colocamos no beersmith uma eficiencia de 70%, essa eficiência foi estimada, pois essa é nossa quarta brassagem.

A fervura pode sim ser um problema, vou prestar mais atenção nesta etapa e tentar medir o antes e depois para saber se meu fogo está ruim.

Obrigado.
 
O Ph da água "de mercado" vem escrito no rótlo!
E por que tu usou 2 fermentos para uma receita de 20l, altera alguma coisa no resultado final?
 
Olha, em uma receita de 20l eu usaria, pelo menos, 5kg de malte para ambas as receitas. No seu caso, eu estou vendo 4,3kg e 4,0kg, respectivamente. Isto afeta o OG pela menor extração de açúcares (embora sua Witbier tenha usado trigo não maltado, ou seja, não afetaria tanto isto). Faria o cálculo de água na proporção de x2,5l para mosturação e x1,5l para a lavagem. No caso, daria 12,5l para a mosturação e 18,75l para a lavagem. Na sua receita, pode ser que você usou mais água para menos malte, o que afeta seu OG.

Ah, e a não ser que você tenha feito teste do iodo, acho que 40 minutos de sacarificação é pouco. Deixaria pelo menos 60 minutos.

Espero ter ajudado!
 
Back
Top