og baixa ou relação água x grão baixa?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

clschaleco

Member
Joined
Jan 20, 2015
Messages
10
Reaction score
0
Boa tarde senhores.

Fiz uma "cerveja" sábado com a seguinte receita

50L

95% malte pilsen agraria - 11 kg
5% cara bohemia weyermann 0,5 kg

mostura

utilizei 40 litros

54ºC 30'
64ºC 60'
72ºC 20'
78ºC 10'

Fiz a lavação dos grãos com mais 20 litros de agua a 78º + ou -

medi volume pre fervura e deu 50 litros mais ou menos adicionei
mais 10 litros, pois tenho mais ou menos essa perda de evaporação e fundo
da panela.

medi a og na pré fervura e deu 1.040 a 20ºC, quando eu estava com beersmith no pc ele me passava que era pra dar até 1.050.

Eu pergunto o que posso fazer pra atenuar mais?

E quando e em quais situações posso utilizar o açucar?

Desde já obrigado!!
 
Boa tarde senhores.

Fiz uma "cerveja" sábado com a seguinte receita

50L

95% malte pilsen agraria - 11 kg
5% cara bohemia weyermann 0,5 kg

mostura

utilizei 40 litros

54ºC 30'
64ºC 60'
72ºC 20'
78ºC 10'

Fiz a lavação dos grãos com mais 20 litros de agua a 78º + ou -

medi volume pre fervura e deu 50 litros mais ou menos adicionei
mais 10 litros, pois tenho mais ou menos essa perda de evaporação e fundo
da panela.

medi a og na pré fervura e deu 1.040 a 20ºC, quando eu estava com beersmith no pc ele me passava que era pra dar até 1.050.

Eu pergunto o que posso fazer pra atenuar mais?

E quando e em quais situações posso utilizar o açucar?

Desde já obrigado!!


Qual foi tua OG pós fervura já indo pro fermentador? Aí que é o mais importante de saber, daí que sai tua cerveja, a OG pré fervura é uma previsão do equipamento e ajuda a planejar, mas pra cerveja final não importa praticamente nada.

Outra coisa, pra que todas essas rampas? Uma temperatura única de 68º por 1h, 1h30m por exemplo, atenderia muito bem nesse caso.

Atenuação que tu perguntou só sabe tendo OG e FG, nesta fase de mostura não se tem o nome de atenuação, talvez o que tu queira melhorar seja tua eficiência.


Açúcar somente em estilos que permitem, como belgas entre outros com um propósito específico. Somente para corrigir OG ou aumentar álcool eu digo que é uma má prática de cervejeiro preguiçoso hehe
 
Se vc não tivesse adicionado água na fervura, provavelmente teria a OG que o BeerSmith calculou.
 
Se vc não tivesse adicionado água na fervura, provavelmente teria a OG que o BeerSmith calculou.

Mas atenderia minha litragem, 50 litros? Quando iniciei a fervura ja estava bem próximo dos 50 finais.
Não que fosse o mais importante.
 
Qual foi tua OG pós fervura já indo pro fermentador? Aí que é o mais importante de saber, daí que sai tua cerveja, a OG pré fervura é uma previsão do equipamento e ajuda a planejar, mas pra cerveja final não importa praticamente nada.

Outra coisa, pra que todas essas rampas? Uma temperatura única de 68º por 1h, 1h30m por exemplo, atenderia muito bem nesse caso.

Atenuação que tu perguntou só sabe tendo OG e FG, nesta fase de mostura não se tem o nome de atenuação, talvez o que tu queira melhorar seja tua eficiência.


Açúcar somente em estilos que permitem, como belgas entre outros com um propósito específico. Somente para corrigir OG ou aumentar álcool eu digo que é uma má prática de cervejeiro preguiçoso hehe

E aí td certo!

Foi 1.036, não alterou tanto, acho ou alterou?

Tudo o que faço são baseados em alguns sites, HBTbr descobri foi um dos ultimos =] e estou tirando muitas duvidas.

Eu sempre estranhava pq não pedia pós pra analisar o pós fervura, mas sempre media.
 
E aí td certo!

Foi 1.036, não alterou tanto, acho ou alterou?

Tudo o que faço são baseados em alguns sites, HBTbr descobri foi um dos ultimos =] e estou tirando muitas duvidas.

Eu sempre estranhava pq não pedia pós pra analisar o pós fervura, mas sempre media.


Antes de ferver foi 1040 e depois de ferver foi 1036? Tem algo errado aí. Ou foi 1036 depois de adicionar a água?
 
Oi, isso adicionei água, fervi e deu 1.036 no final da fervura.

É impossível ter uma densidade menor depois da fervura. A água evapora e o líquido fica mais denso. Tu não deve ter corrigido a densidade pela temperatura. Se tu mediu a 60º por exemplo, tu tem que somar 14,8.
 
Back
Top