OG acima do esperado

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jrrocha

Well-Known Member
Joined
Mar 30, 2015
Messages
93
Reaction score
6
Olá cervejeiros,

Brassei uma red ale e a OG esperada era de 1.060, porém ao medir a OG após a fervura ela estava em 1.070, o que ficará uma cerveja bem encorpada.

A OG de 1.060 foi projetada no BeerSmith com uma eficiência de 65% e após obter a OG de 1.070 alterei no BeerSmith a eficiência para chegar em 1.070 e foi de 74%.

Quero saber se é comum fazer correções de OG e como deve acontecer, acredito que seja adicionando mais água. Caso sim, esta adição pode ser antes da fervura, ou a OG pode mudar consideravelmente após a fervura e devo adicionar após a fervura?

Como estou na minha terceira brassagem e ainda tenho que descobrir logo a eficiência para que as receitas fiquem o mais próximo do projetado.

Desde já agradeço pela ajuda.
 
Normal ter que ajustar a eficência no equipamento novo. Como sua OG foi mais alta, é sim possível adicionar mais água após a fervura, pode ser água previamente fervida ou mineral para evitar contaminação. Mas pessoalmente considero mais interessante deixar assim como está e ver como ficará sua cerveja, assim você ganha experiência e entende melhor os efeitos desta OG na sua cerveja, ajusta a eficiência pra próxima receita e seja feliz.
 
Uma densidade mais alta nem sempre significa mais corpo.
Concordo com o @Fagner. Na pior das hipóteses tu ganhas experiência. Na melhor, tu descobre que a cerveja que tu queria era esta e não a com 1.060.
 
@jrrocha,

Mas deu o mesmo volume que estava programado? Porque, se você programou 20l a 1.060 e no final obteve 15l a 1.070, não significa que sua eficiência está boa. Faltou esta informação na sua descrição.
 
@jrrocha,

Mas deu o mesmo volume que estava programado? Porque, se você programou 20l a 1.060 e no final obteve 15l a 1.070, não significa que sua eficiência está boa. Faltou esta informação na sua descrição.

gabrielcalo,

Realizei apenas a minha terceira brassagem e a eficiência do equipamento ainda é algo que preciso consolidar. Acredito que a leva deve ter chegado nos 20 litros ou bem próximo disto.
 
gabrielcalo,

Realizei apenas a minha terceira brassagem e a eficiência do equipamento ainda é algo que preciso consolidar. Acredito que a leva deve ter chegado nos 20 litros ou bem próximo disto.

Entendi... para conhecer seu equipamento anote os dados principais, como proporção de malte e água (kg/l), densidade após mosturação (bom para saber a eficiência da mostura), volume para a fervura, densidade antes da fervura, volume após fervura, OG e volume perdido com trub. Com estes dados você alimenta os softwares e pronto.

Abraço!
 
Aconteceu o mesmo comigo, depois que mudei dois métodos na minha brassagem:

O uso daquela proporção de água[1] e o fly-sparge mais lento, cerca de 30 minutos foram os principais pontos para a melhora da minha eficiência.

Na minha visão, o que ocorreu foi uma melhora na eficiencia. No meu caso, fiz essa Weiss[2], esperando 1054 de OG e cheguei a 1062. Minha eficiencia prevista era de 70%, mas cheguei a 80%.

1 - Proporção de água: 2,5 L/kg na brassagem e 1,5x a quantidade de água inicial para lavagem, ex: 12,5 Litros de água na brassagem e 18L na lavagem usando 5kg de cereais maltados.

2- Receita: http://www.brewersfriend.com/homebrew/recipe/view/260755/ramon-s-weiss
 
Outro ponto importante para alta eficiência é verificar a moagem dos grãos! se for feita uma moagem muito fina com certeza aumentará bastante a eficiência!
 

Latest posts

Back
Top