OG abaixo do esperado.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marciowinter

Member
Joined
Sep 14, 2015
Messages
19
Reaction score
3
Bom dia,

Neste final de semana, fiz uma Belgian Strong Golden Ale, porém a OG ficou muito abaixo do esperado (ficou em torno de 1060 quando ela deveria ter ficado no mínimo com 1075).
O que eu fiz de errado? Foi excesso de água na lavagem dos grãos? Foi erro de cálculo dos grãos?
Usamos o seguinte cálculo para 20L finais, considerando perdas:
21L de água para brassagem
28L de água para fervura.

Segue a receita que fiz:
6Kg de Malte Pilsen Agrária
1Kg de Açúcar Demerara (despejado no mosto faltando 15min para o fim da fervura)
23gr de Magnum
23gr de Hallertau Tradition
OG estimada em 1075 (ficou em 1060).
 
Qual é o seu equipamento? Você utilizou algum software para os calculos da receita? Você obteve somente os 20L finais? Qual foi o processo(temperatura, steps, recirculação..) de mostura?
Estes 28L "para fervura" você acrescentou durante a fervura mesmo, ou seria água de lavagem?
 
Qual é o seu equipamento?
Panela de mostura de fundo falso, número 45 e fervura número 50.

Você utilizou algum software para os calculos da receita?
Não utilizei.

Você obteve somente os 20L finais?
Deu um pouco mais.

Qual foi o processo(temperatura, steps, recirculação..) de mostura?
Single infusion, a 64oC. Recirculação feita quando atingimos o estágio de extração de todo o açúcar do malte.

Estes 28L "para fervura" você acrescentou durante a fervura mesmo, ou seria água de lavagem?
Água de lavagem.
 
Cara, tens certeza dos números quanto ao volume de água ?

49l para 20l finais é meio alto.

para 19l efetivamente envasados (21,5 no fermentador) uso algo em torno de 32l, em brassagens de 5kg de malte.

Quantos litros foram para o fermentador e quanto sobrou na panela de fervura e de mostura?
 
Água de lavagem.
Eu acho que o ideal seria você utilizar um software para elaborar a receita, e criar o perfil do seu equipamento nele, para que os calculos sejam mais precisos. Suas panelas são enormes para 20L finais. Como você criou esta receita e chegou no calculo de OG?
PH da água total e temperatura da água de recirculação foram ajustados?
 
Se ficou em 1060 não era só ter adicionado mais açúcar não?! Eu teria feito isso ou esperado ferver mais... sei lá.
 
Back
Top