OG Abaixo do Esperado Com Maltes-Base Agrária

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

aldpimenta

Member
Joined
Aug 28, 2017
Messages
6
Reaction score
0
Olá, pessoal!

Pesquisei tópicos com assuntos parecidos com minha dúvida aqui no fórum, mas aparentemente ninguém teve problema parecido.

Há 3 brassagens eu utilizo como malte base os maltes da Agrária, e principalmente na última brassagem (que fiz ontem), a OG foi bem abaixo do esperado (esperava 1,057, e atingi 1,046, mesmo permanecendo 3 horas na parada de beta amilase).

Fiz uma parada protéica a 45º por 20 min (apesar de utilizar apenas 7% de aveia na composição de grãos), e a intenção era fazer mais uma parada a 65º por 60 min e mash out....
Porém, fui realizando o teste de iodo a cada 20 min depois da parada a 65º, sempre acusando que havia amido... e estendi a parada que deveria durar 60 min por 3 horas (elevei um pouco a temperatura para 68º por um tempo), e mesmo assim, o teste de iodo ainda acusava a presença de amido não convertido. Por falta de paciência e tempo, prossegui com o mash out mesmo assim...

Já comparei as especificações dos maltes no beersmith com o que encontrei aqui no forum, e estão ok.

O que pode estar causando isto?

Abaixo mais alguns dados da receita que brassei ontem:

White IPA
34,9% de Malte de Trigo Weyermann
58,1% de Malte Pale Ale Agrária
7% de Aveia em flocos
Água de mostura 2,5 vezes a quantidade de grãos
Água de lavagem 3,5 vezes a quantidade de grãos
20 min a 45º
3 HORAS A 65º!!!
Mash out a 78º por 10 min
 
Revi minha receita, e calculei a quantidade de água de mostura como sendo 2,5 vezes os maltes, e fiz a cagada de não considerar a quantidade de aveia na proporção...

E ao invés de adicionar 2,5 litros de água para cada kg de grãos, adicionei 2,326 X.... Creio que seja por isto que a eficiência de extração não tenha sido conforme esperado....
O ideal é entre 2,5 e 3 litros de água para cada Kg de grão para uma melhor eficiência de extração de açúcares, certo?


Ainda sobre o malte agrária, ele pode influenciar nesta questão? Porque fiz uma brassagem usando apenas maltes Weyermann e aveia com uma proporção de 2,381 litros de agua para cada KG de grãos e atingi OG de 1,051 enquanto esperava 1,048.

Segue abaixo os parâmetros dos maltes que tenho cadastrados no Beersmith:
 

Attachments

  • Pilsen Agraria.JPG
    Pilsen Agraria.JPG
    46.5 KB · Views: 43
  • Pale Ale Agraria.JPG
    Pale Ale Agraria.JPG
    46.2 KB · Views: 42
Back
Top