Off-flavor : amargor

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

phtobias

Well-Known Member
Joined
Feb 24, 2015
Messages
129
Reaction score
26
Fala galera ! Estou iniciando e já estou na minha quarta brassagem. Nas duas últimas brassagens notei algo estranho. Na penultima, uma Irish Red Ale, algumas garrafas apresentavam um amargor estranho no final do gole, deixando um retrogosto nao tao agradavel. O estranho é que foram só algumas garrafas. Na ultima brassagem, uma APA, todas as garrafas estao com o mesmo amargor no final do gole.
Detalhes: sou obsessivo com limpeza e capricho na sanitização das garrafas ( uso peracetico ) e usei lupulos diferentes e adoro IPA e amargor .

É algo no processo ? Alguem já passou por isso ? Mesmo assim estao tomaveis e ja to quase finalizando !
Valeu !
 
Estas garrafas em que tu notou o amargor estranho foram as primeiras bebidas, as últimas ou, aleatoriamente, em qualquer momento após a finalização?
 
Eu também já notei diferença no amargor de uma leva minha, uma ESB.
Não sei se talvez o tempo que demoro para envasar a cerveja seria o suficiente para mudar a densidade ao longo do balde, porque a princípio com a mistura do priming a cerveja deveria estar uniforme, se é um erro de percepção meu ou se é por algum outro motivo...
 
Estas garrafas em que tu notou o amargor estranho foram as primeiras bebidas, as últimas ou, aleatoriamente, em qualquer momento após a finalização?

Aleatório. Bebi todas, nao ficou intragavel, mas nao ficou redonda, É amargor diferente do amrgor do lupulo, bem no final do gole, que fica no ceu da boca...
 
Cara, se é aleatório, pode ser problema com as garrafas. São todas iguais (cor)? Tu armazena elas em local razoavelmente apropriado?
 
Não poderia ser talvez carbonatação diferente em cada garrafa? Fez o priming individual nelas?

É bem complicado achar uma resposta pro teu problema, porque fica difícil reconhecer ele em primeiro lugar, sem provar a cerveja.

Abraço
 
Não poderia ser talvez carbonatação diferente em cada garrafa? Fez o priming individual nelas?

É bem complicado achar uma resposta pro teu problema, porque fica difícil reconhecer ele em primeiro lugar, sem provar a cerveja.

Abraço

Faço priming no fermentador e sanitizo as garrafas de forma praticamente igual. Ontem fiz umas 4 pessoas experimentarem. Não viram gde diferença, acho que estou um pouco exigente afinal. Vou fazer uma honey porter menos amarga amanha, vamos ver como fica.
valeu galera
 
estou notando isso com minhas cervejas,mas estou sentindo esse amargo*no final ,quando experimento o mosto e ele continua com a cerveja ja engarrafada ,ja tentei colocar o mínimo de lúpulo possivel e mesmo assim noto e a cerveja não fica redonda.O engraçado que outras pessoas não estão sentindo isso,então estou pensando em possibilidades,vou tentando com levas futuras.Fiz um cream ale que esta fermentado fui experimentar e senti mais amarga ,chegando a incomodar, usei 20 g de saaz apenas e lúpulo para aroma,não acho que esse seja o problema,agora vou esperar e engarrafar.
 
vejam técnicas de fwh e lupulagem tardia a partir dos 30 min, isso ajudou muito no amargor das minhas, deixou bem arredondado. abraço
 
Como fui eu que comecei, deixa eu dar um depoimento. Na ansiedade de tomar a própria breja, não deixei elas "maturarem" na garrafa. percebi na minha 3º e 4º leva ( já menos ansioso ), que 30 dias na garrafa arredondam muito a cerveja. Esse discreto amargor que pega no céu da boca e persiste após o gole, reduziu muito, melhorando muito a cerveja.
Agradeço o apoio.
 
Como fui eu que comecei, deixa eu dar um depoimento. Na ansiedade de tomar a própria breja, não deixei elas "maturarem" na garrafa. percebi na minha 3º e 4º leva ( já menos ansioso ), que 30 dias na garrafa arredondam muito a cerveja. Esse discreto amargor que pega no céu da boca e persiste após o gole, reduziu muito, melhorando muito a cerveja.
Agradeço o apoio.

Falou e disse: pessoal tem que entender isso, principalmente nas IPAs. É muito difundido que as IPAs devem ser tomadas frescas e tem gente que acha que assim que carbonatou tem que tomar senão vai perder todo o aroma e gosto do lúpulo...ERRADO. Claro que você não vai tomar uma IPA depois de 3 meses e sentir aquela porrada de lúpulo, mas geralmente se esperar umas 2 semanas depois da carbonatação arredonda e muito a adstringência do lúpulo.
 
fiz um american pale ale,usei amarilho e galena ,final deu 30 ibus x 12 ibus na minha cream ale,para te falar que a cream ale esta mais amarga que a american,algumas coisas que percebi>
1)Na american pale ale ,usei um pouco menos de lupulo mostrado pelo beersmith,colocando não a 60 min e sim a 40 min 30min
2)Na american pale ale usei lupulos diferente(pode ser o que usei na cream ale ,o saaz, esteja bixado.)
3)Usei um fogareiro melhor fazendo a american ,o qual tive um controle melhor das rampas e temperaturas.
Em resumo a american foi a melhor cerveja que fiz ficou perfeita muito melhor do que estava imaginando,consegui controlar esse off0flavor ,ficou redondinha.Espero que ajude em algo.
 
estou notando isso com minhas cervejas,mas estou sentindo esse amargo*no final ,quando experimento o mosto e ele continua com a cerveja ja engarrafada ,ja tentei colocar o mínimo de lúpulo possivel e mesmo assim noto e a cerveja não fica redonda.O engraçado que outras pessoas não estão sentindo isso,então estou pensando em possibilidades,vou tentando com levas futuras.Fiz um cream ale que esta fermentado fui experimentar e senti mais amarga ,chegando a incomodar, usei 20 g de saaz apenas e lúpulo para aroma,não acho que esse seja o problema,agora vou esperar e engarrafar.
Isso tem acontecido comigo ultimamente.... Esse amargor persiste desde o balde até a hora de beber.... Já descobriu o que pode ser???

abs
 
Olá!

A qualidade do amargor pode estar relacionada com o ajuste de água. Um amargor persistente e de baixa qualidade pode ser um indicador.

Como você mencionou sentir algo esquisito no céu da boca, um palpite seria a presença de diacetil, mas daí não seria bem um amargor. De qualquer forma, isso pode ser sanado controlando melhor a temperatura de fermentação e deixando este processo e o de refermentação na garrafa ser concluído (precisa um pouco de paciência para abrir a breja principalmente quando o clima está frio).

Segue um link falando um pouco sobre o ajuste de água:

https://loja.lamasbrewshop.com.br/b...-desmistificando-este-bixo-papao-parte-i.html
 
Pode não ter relação com esse seu problema. Mais para saber você faz lavagem dos grãos, caso sim sabe em que temperatura a água da lavagem estava? Comigo aconteceu mais foi em todas as garrafas, inicialmente o que pensei ser amargor era taninos oriundos de uma lavagem feita acima da temperatura recomendada. Apenas passando meu relato.
 
Normalmente problemas de amargor são causados por descuidos no processo.

Não é porque o beer Smith disse que seriam 30IBUs que no final serão 30 IBUs.

É comum o cervejeiro caseiro desconsiderar o tempo pós fervura no cálculo do amargor. Tenho cervejas com adições a 0 min que tem quase 50IBUs; basta para isto fazer um whirlpol a quente com os lúpulos em temperatura acima dos 80ºC.

A química da água pode trazer uma maior percepção do amargor, mas pelo minhas experiência prática, não ao ponto de fazer uma diferença brutal.

Se houver dry hoping, ainda há muitas vezes problemas na clarificação/decantação do lúpulo, o que pode trazer alterações no sabor e amargor. Sem falar que o DH ainda contribui para o amargor através de outros compostos que não os iso-alfa-ácidos.
 
Back
Top