O que deu errado na minha receita??

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Pellin

Well-Known Member
Joined
Sep 6, 2013
Messages
188
Reaction score
32
Olá pessoal,
Gostaria de uma opinião sobre o que pode ter dado errado.
Foi minha 12ª brassagem e é a primeira vez que acontece.

A receita foi:
4kg Pale ale
300g chocolate malt.
100g caraffa II
500g aveia em flocos
500g caramunich
1 pcte de fermento Windsor
20 min. 50º
60 min. 68º
10 min. 76º
Adicionei os maltes escuros nos últimos 20 minutos.

OG 1052 e FG 1010.
Levei 26 litros para fermentar. Fermentou perfeitamente, deixei por 10 dias. Fermentação secundária por 15 dias com adicção de cacau em pó.
Priming 7 g/l por 12 dias ate agora.

O fato é que ficou totalmente insossa, aguada. Até tem um pouco de gas, mas pouco, não gera espuma alguma. :confused:

O que posso fazer pra salvar? Ou apenas o ralo é a solução??

Abraço
 
Ralo não, tá doido?
:drunk:

Relaxa, aguenta mais um mês aê, de boa... Com mais tempo haverá boa formação de espuma. Tire as garrafas da geladeira, caso estejam numa.
Depois de um mês, se estiver a mesma merda, chama teus amigos para um churrasco e diga que fez uma Inglesa "legítima"!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

:rockin:
 
Ralo não, tá doido?
:drunk:

Relaxa, aguenta mais um mês aê, de boa... Com mais tempo haverá boa formação de espuma. Tire as garrafas da geladeira, caso estejam numa.
Depois de um mês, se estiver a mesma merda, chama teus amigos para um churrasco e diga que fez uma Inglesa "legítima"!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

:rockin:

Pior..kkkkk

Mas não serio o caso de abrir e refazer o priming? ou nada a ver?

O estranho é que nas outras que fiz (nunca com maltes escuros) em 7 dias já estavam prontas pra tomar, já essa me decepcionou.
Vou aguardar então,,vamos ver no que dá.
Obrigado.
 
Relaxa e espera, ainda tem muito pouco tempo de envasada.

Não refaça o priming, pois vc, ao meu ver, já usou açúcar em excesso.
 
Basta aguardar que elas provavelmente estarão bem carbonatadas. Pelo jeito, as outras que tu fez não devem ter atenuado por completo e por isso elas ainda iam com açúcar para a garrafa. Somando com o primming ficaram com mais açúcar do que o necessário. Por isso com uma semana elas já estavam carbonatadas. Dessa vez tu deve ter deixado atenuar mais e por isso vai demora mais um pouco. Sempre que faço cervejas com OG muito baixo (1002 a 1005) elas demoram pelo menos 4 semanas para chegar num nível adequado de carbonatação.
 
Basta aguardar que elas provavelmente estarão bem carbonatadas. Pelo jeito, as outras que tu fez não devem ter atenuado por completo e por isso elas ainda iam com açúcar para a garrafa. Somando com o primming ficaram com mais açúcar do que o necessário. Por isso com uma semana elas já estavam carbonatadas. Dessa vez tu deve ter deixado atenuar mais e por isso vai demora mais um pouco. Sempre que faço cervejas com OG muito baixo (1002 a 1005) elas demoram pelo menos 4 semanas para chegar num nível adequado de carbonatação.

Maravilha, vou dar mais um tempo então,

Obrigado pessoal.
 
Pellin, pergunta importante... a que temperatura estão as garrafas pra fazer a carbonatação?

Não podem estar na geladeira. Tem que ficar na mesma temperatura de fermentação. Senão o fermento não trabalha e nao carbonata a sua breja.

Eu acho legal deixar carbonatar em temperatura ambiente... a quantidade de açúcar é tão pequena que não vai gerar off flavors, mesmo se estiver a uns 28/30º.
 
Pellin, pergunta importante... a que temperatura estão as garrafas pra fazer a carbonatação?

Não podem estar na geladeira. Tem que ficar na mesma temperatura de fermentação. Senão o fermento não trabalha e nao carbonata a sua breja.

Eu acho legal deixar carbonatar em temperatura ambiente... a quantidade de açúcar é tão pequena que não vai gerar off flavors, mesmo se estiver a uns 28/30º.

Guilherme,

Está em temperatura ambiente sim, aproximadamente a da fermentação, como sempre faço. O que me intriga é justamente isso, não costumo variar meu procedimento de fabricação, e sempre deu certo. To começando a achar que o cacau em pó pode ter influenciado. Abri uma ontem e criou espuma, mas desapareceu em segundos, ficando apenas uma especie "pele" de gordura por cima da cerveja. Estranho. Quanto ao gosto continua insossa.

Att
Pellin
 
Pellin,
carbonatação e retenção de espumas são coisas diferentes, ainda que uma possa depender de outra.
A tua cerveja está pouco carbonatada e a espuma não dura nada?
Carbonatação se resolve com primming, que de acordo com a tua descrição foi bem feito.
Agora, se a espuma desaparece rapidamente, provavelmente exagerou no cacau.
A gordura do cacau "mata" o colarinho, assim como um belo copo sujo de buteco!
 
Pellin,
carbonatação e retenção de espumas são coisas diferentes, ainda que uma possa depender de outra.
A tua cerveja está pouco carbonatada e a espuma não dura nada?
Carbonatação se resolve com primming, que de acordo com a tua descrição foi bem feito.
Agora, se a espuma desaparece rapidamente, provavelmente exagerou no cacau.
A gordura do cacau "mata" o colarinho, assim como um belo copo sujo de buteco!

O pior que ao pensar na receita, pesquisei muito sobre o uso de cacau, uns diziam que não tinha problema, outros com problemas maiores, acabei por tentar a sorte, me dei mal. Usei 100g por 10 litros na fermentação secundária. Não uso mais, nunca mais...
Resumindo, vou esperar mais um tempo para boa carbonatação mas quanto a retenção de espuma não terei o que fazer... uma pena.
 

Latest posts

Back
Top