O que é e como se faz a clarificação/lavagem do malte?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jack3

Member
Joined
Jan 4, 2016
Messages
20
Reaction score
3
Fala feras! :)

Finalmente meu kit chegou (https://www.brewheadshop.com.br/products/KIT-COMPLETO-PARA-FABRICACAO-DE-10-LITROS-DE-CERVEJA.html) e nele vieram 2 baldes e 2 panelas e já fiquei com algumas dúvidas simplórias hehe

Uma das panelas é para fazer o processo de brassagem - já prendi a bazooka nele, fiz alguns testes no fogão pra ver quanto tempo levaria pra aquecer e etc. A outra panela é para o que?

Junto do Kit veio uma receita de Ale onde diz que devo botar 7,5L de água em cada panela, aquecer uma (a que tem a bazooka) para a brassagem e deixar a outra pronta em uma temperatura específica (76ºC) para a clarificação do malte. A parte da brassagem (mostura) eu entendi, a da clarificação/lavagem está obscura!

O que é a clarificação/lavagem? É simplesmente pegar todo o mosto que foi criado em uma das panelas, abrir aquela torneira que vem presa, filtrar o que sair da torneira utilizando uma peneira e deixar cair na panela de clarificação? Ou eu faço o contrário: pego a água quente, jogo na panela que está o mosto e fico mexendo com a escumadeira? Onde entra o uso da peneira na saída do mosto, né?

Essa é a parte que me deixou na dúvida inclusive nos livros que estou lendo. O restante do processo tem ficado claro.

Obrigado.
 
A clarificação é você tirar o mosto pela torneira e jogar de volta por cima sem destruir a cama de grãos(geralmente se joga em cima da escumadeira usando um canecão ou jarra, fazendo movimentos giratórios em cima da panela pra espalhar o mosto e não criar buracos na cama de grão).

Cada vez que você faz isso você pega um mosto cheio de impurezas e joga ele por cima, depois de um tempo no fundo vai ter predominantemente cascas e o mosto vai começar a ser filtrado naturalmente, saindo bem mais límpido.

No caso da bazooka eu faria um batch sparge. Depois de clarificar a primeira vez você extrai todo o mosto pro balde, e depois joga a água da outra panela, mistura bem, clarifica de novo e novamente extrai pro balde(ou pra panela que acabou de liberar). Isso é com 1 batch sparge que pra simplificar pode ser a melhor opção mesmo.

Mas pode seguir a receita também se achar mais simples, melhor que ficar se preocupando com detalhes e se embolar no básico!
 
Fala feras! :)

Finalmente meu kit chegou (https://www.brewheadshop.com.br/products/KIT-COMPLETO-PARA-FABRICACAO-DE-10-LITROS-DE-CERVEJA.html) e nele vieram 2 baldes e 2 panelas e já fiquei com algumas dúvidas simplórias hehe

Uma das panelas é para fazer o processo de brassagem - já prendi a bazooka nele, fiz alguns testes no fogão pra ver quanto tempo levaria pra aquecer e etc. A outra panela é para o que?

Junto do Kit veio uma receita de Ale onde diz que devo botar 7,5L de água em cada panela, aquecer uma (a que tem a bazooka) para a brassagem e deixar a outra pronta em uma temperatura específica (76ºC) para a clarificação do malte. A parte da brassagem (mostura) eu entendi, a da clarificação/lavagem está obscura!

O que é a clarificação/lavagem? É simplesmente pegar todo o mosto que foi criado em uma das panelas, abrir aquela torneira que vem presa, filtrar o que sair da torneira utilizando uma peneira e deixar cair na panela de clarificação? Ou eu faço o contrário: pego a água quente, jogo na panela que está o mosto e fico mexendo com a escumadeira? Onde entra o uso da peneira na saída do mosto, né?

Essa é a parte que me deixou na dúvida inclusive nos livros que estou lendo. O restante do processo tem ficado claro.

Obrigado.
Quais livros está lendo?

Abraço,
 
Quais livros está lendo?

Abraço,

Fala guenther! Estou com o livro Cerveja Feita em Casa e o How to Brew. O cerveja feita em casa achei um pouco superficial, o legal são as receitas dele.

O how to brew estou no Capítulo 2.

Me confundiu por que a receita diz pra fazer uma coisa e a abordagem dos livros é diferente hehe.
 
A clarificação é você tirar o mosto pela torneira e jogar de volta por cima sem destruir a cama de grãos(geralmente se joga em cima da escumadeira usando um canecão ou jarra, fazendo movimentos giratórios em cima da panela pra espalhar o mosto e não criar buracos na cama de grão).

Cada vez que você faz isso você pega um mosto cheio de impurezas e joga ele por cima, depois de um tempo no fundo vai ter predominantemente cascas e o mosto vai começar a ser filtrado naturalmente, saindo bem mais límpido.

No caso da bazooka eu faria um batch sparge. Depois de clarificar a primeira vez você extrai todo o mosto pro balde, e depois joga a água da outra panela, mistura bem, clarifica de novo e novamente extrai pro balde(ou pra panela que acabou de liberar). Isso é com 1 batch sparge que pra simplificar pode ser a melhor opção mesmo.

Mas pode seguir a receita também se achar mais simples, melhor que ficar se preocupando com detalhes e se embolar no básico!

Calma! rs

Veja se eu entendi: posso retirar o mosto utilizando uma jarra graduada e depois ir despejando a jarra graduadamente em cima da escumadeira (tudo na panela de brassagem), certo? Feito isso, eu começo a passar o mosto para um balde ao mesmo tempo em que vou adicionando a água de lavagem no caldeirão de brassagem. Quando terminar a água de lavagem, eu passo o conteúdo do balde para a panela de lavagem e início a fase de fervura?
 
Receita, é receita.... técnica é técnica.

Receita se resume em Maltes, Lúpulos, Fermentos, temperatura de mosturação e fermentação, e pronto.

Eu te digo tranquilamente.... 99% das perguntas que eu respondo aqui estão no How to Brew, e muitas vezes a pergunta vem de pessoas que dizem que já leram o How to Brew.

Ou seja, se ler com atenção, raramente terá que perguntar algo. :)

Abração,
 
Calma! rs

Veja se eu entendi: posso retirar o mosto utilizando uma jarra graduada e depois ir despejando a jarra graduadamente em cima da escumadeira (tudo na panela de brassagem), certo? Feito isso, eu começo a passar o mosto para um balde ao mesmo tempo em que vou adicionando a água de lavagem no caldeirão de brassagem. Quando terminar a água de lavagem, eu passo o conteúdo do balde para a panela de lavagem e início a fase de fervura?

É isso daí, você vai ver que o mosto começa a sair mais limpo, repete algumas vezes até estar satisfeito.

Esse modo de lavagem que você falou é o fly sparge, acho que tem um tópico fixo sobre isso em alguma seção aqui no fórum, se quiser se aprofundar
 
É isso daí, você vai ver que o mosto começa a sair mais limpo, repete algumas vezes até estar satisfeito.

Esse modo de lavagem que você falou é o fly sparge, acho que tem um tópico fixo sobre isso em alguma seção aqui no fórum, se quiser se aprofundar

Show de bola! Fiz todo o processo na terça e agora estou no aguardo da fermentação.

Valeu a ajuda!!

Abs.
 
Fala guenther! Estou com o livro Cerveja Feita em Casa e o How to Brew. O cerveja feita em casa achei um pouco superficial, o legal são as receitas dele.

O how to brew estou no Capítulo 2.

Me confundiu por que a receita diz pra fazer uma coisa e a abordagem dos livros é diferente hehe.

Resposta está no How to Brew....

Nada pessoal com você, mas esse ano a quantidade de posts perguntando o básico do básico ta alta. Pessoal se anima com o hobby mas sem interesse algum de entender o processo.
 
Ainda bem que ele postou na parte de iniciantes.
E se é só dizer que a resposta está no livro e deu, porque não criar um tópico fixo dizendo "INICIANTES, AS RESPOSTAS ESTÃO NO LIVRO" e deixar o fórum só para os "avançados".
É cada uma.
 
Resposta está no How to Brew....

Nada pessoal com você, mas esse ano a quantidade de posts perguntando o básico do básico ta alta. Pessoal se anima com o hobby mas sem interesse algum de entender o processo.
Se for na área de iniciantes, ok. Muitas vezes é preciso uma explicação mais didática.

Abraço,
 
Peço desculpas a todos pela afirmação, mesmo sabendo que iria gerar polêmica.

Apenas acho de uma preguiça absurda a pessoa vir aqui e praticamente pedir para ensinarem todo o processo enquanto qualquer pesquisa básica no fórum ou no google daria a resposta ou até mesmo no próprio livro que a pessoa está "lendo".

Mas como esse é um espaço colaborativo, faço minha mea culpa e seguimos em frente!

Sucesso na sua brassagem!
 
Peço desculpas a todos pela afirmação, mesmo sabendo que iria gerar polêmica.

Apenas acho de uma preguiça absurda a pessoa vir aqui e praticamente pedir para ensinarem todo o processo enquanto qualquer pesquisa básica no fórum ou no google daria a resposta ou até mesmo no próprio livro que a pessoa está "lendo".

Mas como esse é um espaço colaborativo, faço minha mea culpa e seguimos em frente!

Sucesso na sua brassagem!
Eu entendi perfeitamente o que tu disse, e não te tiro a razão de se indignar. :)

Mas......... na área de iniciantes é algo totalmente admissível, e mesmo que por vezes fique claro (pra nós) que era só pesquisar antes, é preciso ter paciência e instruir... "leia isso, procure aquilo, veja esse link". :) - Escrever de forma indignada não ajuda nada, especialmente em fórum, e digo isso por experiência própria pois já fiz isso diversas vezes ao longo dos anos (eventualmente, sempre fazemos).

Ensinar não é ensinar o conteúdo..... mas também é ensinar como aprender, como pesquisar, etc.

Abração,
 
Quando aprendemos a aprender, temos uma tendencia a ficar arrogantes, mesmo que de forma inconsciente. Eu era um perguntador desenfreado, até que levei umas palmadas do mestre Guenther e passei a estudar de verdade. Mas hoje preciso me policiar quando vou ensinar algo, pois como as coisas que eu ensino tem embasamento em literatura, a tendencia é parecer arrogancia, querer ser o dono da verdade, mesmo que nem de longe seja isso.
Aqui na nossa confraria tem bastante gente começando, então tem bastante pergunta como essa do tópico. E as vezes temos que responder várias vezes na semana a mesma pergunta pois nem o trabalho de olhar o histórico o cara tem. As vezes ficamos bravos, mas é parte de ensinar.
Eu leio o fórum aqui todos os dias sem faltar, então o que eu faço: deixo essas perguntas para os iniciantes se ajudarem, alguém que sabe um pouco mais ensinando quem sabe menos. E interfiro só quando rola algo muito absurdo por exemplo.
Já vi galera novata sumindo na braquiária depois de algua resposta arrogante e isso não é legal, não é verdade? Vai que esse iniciante ai do post daqui 4 ou 5 anos vai ser o nosso Palmer ou White?

Abraço!
 
Meio offtopic mas acho que vai ajudar o criador do post...
Pela pergunta é muito provável que nunca tenha visto uma brassagem antes de fazer a sua primeira brassagem.
Sugiro que procure por algum cervejeiro mais experiente e peça para acompanhar uma brassagem. Muitas das dúvidas básicas provavelmente serão sanadas.
 
Last edited:
Pessoal, a pergunta foi feita por que eu nunca tinha visto nenhuma brassagem e nem nada do gênero. Comprei os livros junto com o kit e estou aprendendo. Este é uma seção de iniciantes, certo?

Em nenhum momento eu pedi pra alguém "pegar na minha mão" e fazer o processo de recirculação e lavagem, minha dúvida era exclusivamente por que o livro explicava uma coisa e a receita dizia outra coisa. Então estou lendo o livro e aprendendo, assim como muitos aqui.
 
Eu não fiz nenhum curso também. Só li o How to Brew e procurei alguns vídeos no youtube. Li também alguns blogs(como o do Henrik Boden).
Muitas dúvidas minhas foram sanadas nos tópicos fixos daqui mesmo, vale a pena conferir.
Basicamente isso já me ajudou em 90% do processo pra fazer cerveja.
O fato de ler o livro não faz da gente o mestre instantaneamente, muitas vezes algumas coisas passam batido por não temos afinidade com o conteúdo, então o negocio é reler o livro e buscar outras fontes de informação sobre o assunto que lhe gerou duvida.
Depois que comecei a fazer cerveja, muitas outras perguntas começaram a vir à cabeça, dai senti falta de uma literatura mais especifica. Notei então que somos carentes desse tipo de literatura em português, infelizmente.
Boa sorte na brassagem e abraço!
 
Ainda bem que ele postou na parte de iniciantes.
E se é só dizer que a resposta está no livro e deu, porque não criar um tópico fixo dizendo "INICIANTES, AS RESPOSTAS ESTÃO NO LIVRO" e deixar o fórum só para os "avançados".
É cada uma.

perfeito Gustavo

também penso assim
 
Back
Top