O Fundo falso, a recirculação e a temperatura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

kidh0

Well-Known Member
Joined
Mar 31, 2014
Messages
71
Reaction score
19
Buenas,

Estou querendo trocar o filtro bazooka da minha MT por um fundo falso.

Depois de ler e reler alguns tópicos do fórum cheguei a conclusão que o fundo falso com uma bomba para a recirculação (quando o fogo/resistencia estiver ligado) seria a melhor opção para o meu equipamento.

A dúvida que eu tenho é onde que eu devo fazer a medição da temperatura para as minhas rampas:
  • Saida da bomba?
  • Dentro dos grãos?
 
Bom, é preciso entender exatamente a forma que tu tá pensando em fazer isso.

A) Uma coisa é um sistema de recirculação com bomba (independente do tipo de aquecimento), que seja MANUAL, ou seja, que você vai medir a temperatura, desligar ou ligar o fogo manualmente, ligar/desligar a bomba.

Nesse caso, eu recomendo medir nos grãos, com o termômetro uns 5cm enterrado na cama de grãos, e ao chegar na temperatura que quis, delisgar o aquecimento/fogo, e recircular mais 1 ou 2 minutos pra homogeneizar e ver a temperatura média real.

B) Já se fosse um sistema de recirculação constante, RIMS ou HERMS, aí o ideal não é nem na saída na bomba (como se fosse logo na saída) pois o mosto perde temperatura na mangueira/tubulação até entrar de volta na panela. O ideal é medir lá no retorno onde o mosto entra na panela. Fazendo isso, tu garante que a panela nunca vai passar da temperatura que o mosto está, e como a recirculação é constante, a panela tende a ter uma boa homogeneização, variando pouco entre a parte de cima e de baixo.

O que NÃO pode.. é medir a temperatura na parte mais fria. Exemplo... se começar a recircular e colocar o termômetro lá no fundo da panela, até o mosto chegar lá embaixo e aquecer aquela região, ele pode estar entrando lá em cima quase fervendo.... sendo que o certo seria desligar o aquecimento e recircular para homogeneizar, depois ligar novamente, e assim vai.

Abraço,
 
Guenter,

Pelo que eu entendi, a recirculação manual é mais suscetível a falhas (temperaturas maiores/menores), o ideal mesmo seria fazer ela constante (e partir para uma resistência na panela).

Vou testar a opção A primeiro (pois ainda não vou ir para a resistência) e ver como o sistema vai se comportar.
 
Não... eu não disse isso, e sinceramente, até discordo de modo geral.

Uma coisa é avaliar os meus equipamentos, como eu faço as coisas.......... se fosse isso, eu recomendaria tudo com bomba, elétrico, etc.

OUTRA coisa, é avaliar o quão seguro é quando outras pessoas fazem isso...... e sinceramente? Eu já vi MUITO cervejeiro trocar seu sistema totalmente manual pra tentar fazer algo masi automatizado, com bomba, recirculação, etc..... e só dar M354@, e suas cervejas começarem a ficar cada vez piores.

Ou seja, entre um processo manual e mais trabalhoso... que vc tem que ficar o tempo inteiro cuidando..... e outro mais automatizado, se você não souber direito o que está fazendo.... eu digo tranquilamente que o primeiro é mais seguro. :)

Abraço,
 

Latest posts

Back
Top