Notas ácidas após carbonatação forçada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

northonh

Member
Joined
Nov 8, 2015
Messages
17
Reaction score
3
Olá, boa tarde.

Esta semana fiz a primeira experiência de carbonatação forçada numa amostra de uma Bohemian Pilsner que estava maturando por 3 semanas. Um amigo e eu notamos que após a carbonatação forçada e percebemos que a cerveja apresentava notas ácidas. Tomei uma outra amostra direto do maturador e a mesma não apresentava esse off-flavour, descartando uma possível contaminação da receita. Gostaria de saber se mais alguém já teve esse problema de aparecimento de notas ácidas após a carbonatação forçada.

Abraços,
 
Olá, boa tarde.

Esta semana fiz a primeira experiência de carbonatação forçada numa amostra de uma Bohemian Pilsner que estava maturando por 3 semanas. Um amigo e eu notamos que após a carbonatação forçada e percebemos que a cerveja apresentava notas ácidas. Tomei uma outra amostra direto do maturador e a mesma não apresentava esse off-flavour, descartando uma possível contaminação da receita. Gostaria de saber se mais alguém já teve esse problema de aparecimento de notas ácidas após a carbonatação forçada.

Abraços,

Oi nortonh,

É esperado que a cerveja com carbonatação seja diferente da cerveja sem gás. O CO2 muda muita coisa, em termos sensoriais.

Uma delas é reduzir levemente o pH, porque uma fração do CO2 em solução no líquido está na forma de ácido carbônico H2CO3. Então, sim... a cerveja carbonatada é levemente mais ácida.

Fora isso, a própria efervescência das bolhas de CO2 na língua, dão uma sensação de "mordida carbônica" (carbonic bite). Pode ser que vc tenha passado do limite ideal de carbonatação, experimente reduzir para ver se fica mais agradável.

Agora vc tem que distinguir de "levemente ácida", pra uma possível carbonatação elevada (ou mesmo apenas uma impressão equivocada) de "azeda". Azedo é sinal de contaminação. Seria ineressante vc obter um feedback de cervejeiros próximos, mais experientes, que possam provar a cerveja sem que vc diga antes que ela tem um aparente defeito.

Abraço,
 
Olá, Tiago.

Muito obrigado pelas dicas. Acredito que eu tenha feito uma carbonatação exagerada. Falta de experiência, primeira vez, medo de errar para baixo, enfim... Parte da cerveja vai para carbonatação com priming. Pretendo comparar e também pedir a opinião de colegas que conhecem mais do que eu.
Abraços,
 
Back
Top