Nhaca de pessego.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AndreTomazini

Member
Joined
Oct 23, 2015
Messages
17
Reaction score
2
Olá.

Apenas gostaria de compartilhar minha primeira experiência com fermentados diversos da cerveja.

Resolvi experimentar e tentar fazer algo com ingrediente que tem na vendinha do lado de casa:

Nas minhas primeira 3 brassagens gostei muito do resultago (1 pale ale, uma wess e 1 lager). A 4 tentei reproduzir mais ou menos a weiss da segunda brassagem e ..bem a 5ª é a coisa abaixo:

Para brassagem de 5l usei aproximadamente 3kg de frutas: 2kg de pessegos, 800g de goiaba, 200g de uvas e algumas lascas de coco e água de torneira;

Cosinhei o mostura a 66º por uma hora, a 70º por 15 e a 78º por mais 15. Filtrei melemá e fervi por mais 1 hora.

Resfriei até 25º e inoculei fermento fleishmann;

7 dias no fermentador a temperatura ambiente (variação de 20º a 35º mais ou menos).

Engarrafei em garrafas de 600ml fazendo priming direto com açucar refinado.

Esperando mais 10 dias com as garrafas a temperatura ambiente para ver a caca que sai...
 
"Filtrei malemá"... Fazia tempo que não ouvia isso! Muito engraçado!
Mas falando sério... Sugiro caprichar mais no seu processo... Por mais que não seja cerveja, vai que sai alguma coisa boa?
Use água filtrada e faça uma sanitização bem feita no seu equipamento. Use uma levedura para bebidas (champagne, hidromel ou cerveja). Se fizer as coisas "nas coxas" dificilmente o resultado vai ser bom!
Não deixe de nos contar as novidades!
Abx!
 
20 a 35?! As primeiras foram assim tb? Deu pra beber?

Não kkk. Saiu falha total.

Demorei para responder porque a 1ª garrafa que abri estava horrível e resolvi esperar mais um tempo para experimentar as restantes. Até que o negócio fermentou (ficou um carbonatação parecida com a Smirnoff Ice), mas o mosto deve ter ficado com uma concentração final de açúcar muito baixa daí a bebida ficou absolutamente sem doçura nenhuma, amarga, salgada. O sabor de pêssego ficou bem acentuado e o pouco de coco que coloquei também é bem perceptível. Da uva e da goiaba não percebi muito.

Valeu como teste, mas desse jeito considero falha total.


Talvez seguindo a mesma receita, com algumas alterações tirando a goiaba e acrescentando açúcar à mostura possa sair algo disso.
 
Não kkk. Saiu falha total.

Demorei para responder porque a 1ª garrafa que abri estava horrível e resolvi esperar mais um tempo para experimentar as restantes. Até que o negócio fermentou (ficou um carbonatação parecida com a Smirnoff Ice), mas o mosto deve ter ficado com uma concentração final de açúcar muito baixa daí a bebida ficou absolutamente sem doçura nenhuma, amarga, salgada. O sabor de pêssego ficou bem acentuado e o pouco de coco que coloquei também é bem perceptível. Da uva e da goiaba não percebi muito.

Valeu como teste, mas desse jeito considero falha total.


Talvez seguindo a mesma receita, com algumas alterações tirando a goiaba e acrescentando açúcar à mostura possa sair algo disso.

A mais importante é essa temperatura de fermentação, mergulhar o fermentador em água em um cooler e ir trocando garrafas congeladas, pelo menos nos primeiros dias, pode ajudar. 35 graus é alto demais!
 
Imaginei que a temperetura ambiente, ainda mais naquela época que variou muito, seria um grande problema, mas como disse, fiz essa receita sem muito carinho pra ver o resultado mesmo kkk. Até estou com uma geladeira com termostato, mas quando fiz essa receita estava usando ela para minha 4 brassagem -WeissBier-, que foi outro grande fracasso pq resfriei ela demais logo no 3º dia e não fermentou direito e também acho que o mel de própolis que acrescentei na fase de fermentação azedou a leva... Agora estou fermentando minha 5ª leva- Outra tentativa de reproduzir minha 2 brassagem de wessbier que por enquanto acho que foi a que saiu melhor...
 
André, muito legal você estar tentando essas receitas. Mas existem vários erros que você precisa corrigir para ter um produto minimamente bom.
Inicialmente, o sabor das frutas naturais e fermentadas é muito diferente. Antes de fazer Blends, tente fermentar cada fruta individualmente e conhecer o resultado para, então, ter um feeling do que irá acontecer quando misturar as frutas.
Outro ponto importante é o fermento. Fermentos diferentes produzem resultados totalmente diferentes e o fermento que você usou, feito para pão, foi selecionado para outro tipo de atividade e não produz resultados agradáveis para bebidas. Recomendo usar fermentos de vinho ou alguns poucos de cerveja que também produzem bons resultados.
Além disso, não adiante ter o fermento certo, e usar a temperatura errada, pois ele estará trabalhando em condições para as quais não foi preparado. Acabará gerando off-flavours ou não dando o resultado desejado.
Por último, sabor doce só será perceptível quando houver açucar não fermentável no seu mosto. Ocorre que o açucar das frutas é, quase inteiramente, fermentável, o que resultará em um final seco. O mesmo ocorre com o açucar refinado, que pode ser usado para aumentar o teor alcoólico, mas não para deixar doce. Se quiser uma bebida com final doce, use ingredientes que não fermentem totalmente, como mel ou ácido lático.
Novamente, parabéns pelo experimento, continue compartilhando conosco suas experiências.
 
Abri a ultima garrafa 600ml (guardada com pouco carinho num lugar com sol e grande variação de temperatura) desse experimento esse fim de semana:

Eu ia jogar fora direto mas minha esposa resolveu experimentar:

aparentemente tava um espumantezinho bem interessante...mas só coloquei um pouco na boca, lingua: não tive coragem de engolir; para terem ideia quase metade da garrafa estava preenchida de uma gosma branca kkk.

Enfim... sei lá talvez com um processo de filtragem bom, um teor relevante de alcool para assepcia e muitooooo tempo de maturação possa sair algo interessante dessa receita.
 
Cara.... não entendi o sentido das rampas de mosturação e uma hora de fervura...
Não é uma cerveja de grãos que vc está fazendo mas sim um fermentando de frutas
Não precisa de mosturação em rampas pq vc não vai extrair açucares via enzimas... e não precisa ferver pq vc não precisa isomerizar o lupulo. Na verdade não é muito aconselhável ferver frutas... não lembro pq mas tem algo a ver com pectinases

Conselho... na proxima experiência apenas extraia o suco, misture com algumas cascas (não lavadas, mas que vc saiba que não tenham agrotóxicos) e deixe as proprias leveduras das frutas fazerem o trabalho
 
Eu até entendo a validade de se realizar experimentos...
Mas pelo amor de Deus, deixem a Weiss quietinha :ban: ...rsrsrs
É uma das poucas cervejas onde o "rei" é o fermento...modificá-la quase sempre vai ficar um desastre.

Para ela, como diz aquele programa MasterCheff... "Menos é mais"
 
Back
Top