NEIPA. PH da fervura e lupulagem.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Faustus Fonseca

Well-Known Member
Joined
Mar 12, 2017
Messages
168
Reaction score
55
Resumo: Minha dúvida é sobre a relação da lupulagem e o PH numa NEIPA.

Pesquisando sobre NEIPA e suas características, venho pensando em como diminuir a sensação de amargor harsh e aumentar a sucosidade (palavra feia mesmo) sem perder o sabor e a intensidade do lúpulo.

No artigo do "Beer and Wine Journal" de 2014 (http://beerandwinejournal.com/tannins-in-the-boil/), o autor demonstra que um ph na fervura próximo de 5.2 acarretaria numa menor extração de taninos, e uma isomerização menor. O contrário também é verdadeiro (ph alto melhora o aproveitamento do lúpulo e maior extração de taninos).

Ainda, em vários artigos, como por exemplo exemplifica Scoot Janish em http://scottjanish.com/increasing-bitterness-dry-hopping/, há afirmação de que o dry hopping aumentaria o ph da cerveja, e como é sabido, o DH nas NEIPAs é bem generoso, o que subiria consideravelmente o ph da cerveja final.

Sendo assim agora vai a pergunta:

Queria saber se indicam (ou fazem) algum ajuste de ph na fervura, com intuito de se utilizar uma carga maior de lúpulo sem a extração de um "amargor" exagerado e adstringência. Ainda, gostaria de saber se já fizeram ajuste de ph (pré-fermentação ou pós/diminuição do ph usando ácido), pra compensar o Dry Hopping bem pesado, que poderia elevar consideravelmente o PH final da cerveja, trazendo, assim, características possivelmente indesejadas pro estilo.

obs: Tudo isso já considerando um ajuste mineral de água que favoreça o estilo. E entendendo que a fermentação naturalmente diminui o PH da cerveja.

Valeu, abraços...Se fui muito confuso foi sem querer.....
 
@Snoop

Vai aqui minha contribuição nada científica.

Não corrijo o PH.

Nas minhas NEIPA (acabo fazendo mais para NEAPA) sigo a ideia inicial do estilo, ou seja sabor e aroma de lúpulo em detrimento do amargor.

As adições são todas tardias com baixa isomerização mesmo e baixo tempo de permanência do lúpulo acima dos 80ºC acabaras com um baixo IBU (para IPA) e menor chances de gerar muita adstringência.

Ajusto a água para uma relação cloreto:sulfato de 3~3,5:1 privilegiando mais o sabor ao amargor, e ainda "atrapalhando" a decantação, trazendo mais haze.

A partir da experiência que tive nas minhas NEIPAs hoje só faço APAs com adições flame-out - 60 min fervendo sem lúpulo. Resultado: sabor incrível, sensação de amargor, 0 harsh.
 
@Snoop

Vai aqui minha contribuição nada científica.

Não corrijo o PH.

Nas minhas NEIPA (acabo fazendo mais para NEAPA) sigo a ideia inicial do estilo, ou seja sabor e aroma de lúpulo em detrimento do amargor.

As adições são todas tardias com baixa isomerização mesmo e baixo tempo de permanência do lúpulo acima dos 80ºC acabaras com um baixo IBU (para IPA) e menor chances de gerar muita adstringência.

Ajusto a água para uma relação cloreto:sulfato de 3~3,5:1 privilegiando mais o sabor ao amargor, e ainda "atrapalhando" a decantação, trazendo mais haze.

A partir da experiência que tive nas minhas NEIPAs hoje só faço APAs com adições flame-out - 60 min fervendo sem lúpulo. Resultado: sabor incrível, sensação de amargor, 0 harsh.

Valeu Jean.
Já testou essa proporção cl/so4 em diferentes ppm? Ex: 120ppm/50ppm é diferente de 360ppm/150ppm, ainda que a proporcionalidade se mantenha. Chegou num número que te agrade mais?
 
Back
Top