NE IPA escurecendo - MUITO - na garrafa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Mais uma atualização. A mesma cerveja, do mesmo lote, engarrafadas no mesmo dia e guardadas no mesmo local.
Uma meu sócio agitou a garrafa antes de abrir, a outra eu gelei e servi com cuidado.

c9a6580b9c9010b24057e4832b1b2c4d.jpg
22248d80c45dfdf2688c9bb8b341528a.jpg


Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Mais uma atualização. A mesma cerveja, do mesmo lote, engarrafadas no mesmo dia e guardadas no mesmo local.
Uma meu sócio agitou a garrafa antes de abrir, a outra eu gelei e servi com cuidado.

c9a6580b9c9010b24057e4832b1b2c4d.jpg
22248d80c45dfdf2688c9bb8b341528a.jpg


Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
Poxa, sacanagem colocar lado a lado uma foto chinfrim com uma ao ar livre com iluminação natural, na contra luz hahaha.
 
Poxa, sacanagem colocar lado a lado uma foto chinfrim com uma ao ar livre com iluminação natural, na contra luz hahaha.

Era "o que a casa oferecia".

Sim a propaganda é a alma do negócio.

Mas falando sério, o resíduo de lúpulo que fica no fundo das garrafas me parece ser o maior vilão do escurecimento. Como eu já tinha dito, o segundo copo da garrafa sempre é mais escuro.

No caso da clara, a cerveja foi gelada rapidamente (1h de freezer). Talvez deixando mais tempo gelada possa ainda melhorar mais a cor.
 
De se destacar a boa formação e incrível retenção da espuma. Mas também, com a quantidade de aveia usada, não se esperaria algo diferente.
 
De se destacar a boa formação e incrível retenção da espuma. Mas também, com a quantidade de aveia usada, não se esperaria algo diferente.
Falando em aveia, li por aí que é um grão mais propenso à oxidação tb, pode ser uma peça a mais no quebra-cabeça do escurecimento.
 
Falando em aveia, li por aí que é um grão mais propenso à oxidação tb, pode ser uma peça a mais no quebra-cabeça do escurecimento.

Boa @matozo, se tiver a referência ou o link seria bem interessante.

Como no meu caso foram 20% de aveia em flocos, isto pode contribuir no problema.
 
Acho que o problema não está no lúpulo não. Pelo contrário, altas lúpulagem ajudam na preservação cobra oxidação, por possuir substâncias anti oxidante.

Acho que o maior violão pode ser a aveia mesmo é a a clarificação na brassagem mal feita.
 
Eu já tive o mesmo problema em cervejas muito lupuladas que não levam nada de aveia, como por exemplo os clones que tentei fazer das BrewDog Punk e JackHammer.
 
Matozo, fiz um teste aqui com dry hop direto em um barril de 10 litros, coloquei 50g de lúpulo em hop bag, fechei (para conseguir vedar tive que amarrar o hop com fio dental que fervi) e borbulhei CO2 pela linha de serviço tirando todo o ar. Depois de 1 semana eu mudei a cerveja para um outro barril e a última que tirei foi com uns 3 meses depois do dia do embarrilamento e estava igual.
Vou até reconectar o barril hoje, uns 4 meses depois, para ver como ela está, mas acho que deu certo.

tu deixaste o dry hop por 4 meses???
 
Cheguei na mesma conclusão que o escurecimento é devido às oxidação de polifenóis devido à alta carga de Lúpulos. Não é aquela oxidação que dá o off flavor do papelão. Mas sim um escurecimento da breja e alguma alteração de aroma e sabor.

Única forma de evitar é redobrar os cuidados com o contrato com oxigênio. Que pra caseiro é extremamente difícil...

vamos quebrar este contrato! hehehe brincadeiras a parte, vou fazer um dry hop de 400g de lupulo e to meio nervoso! nao sei como fazer pra nao estragar a ceva!
 
cara, sempre tive uma duvida, quanto tempo posso deixar a ceva no barril?

Quanto tempo tu pode deixar numa garrafa? A resposta é basicamente a mesma.

Se o barril não estiver com vazamento e estiver devidamente sanitizado, teoricamente o tempo de guarda é o mesmo que tu teria em uma garrafa, ou seja, depende da cerveja e do estilo.
 
Quanto tempo tu pode deixar numa garrafa? A resposta é basicamente a mesma.

Se o barril não estiver com vazamento e estiver devidamente sanitizado, teoricamente o tempo de guarda é o mesmo que tu teria em uma garrafa, ou seja, depende da cerveja e do estilo.

já entramos nessas discussões algumas vezes nas rodas de homebrewers, e nao chegamos numa conclusão definitiva.

uns dizem que se deixar mais de 4 dias fora do gelo, carbonatado com CO2, estraga
outros que se deixar no gelo, carbonatado com CO2, dura indefinidamente
Também dizem q se for feito com priming, pode deixar na temperatura q tu deixa tuas garrafas com priming, que da no mesmo (como tu disseste)

e até agora, nao vi uma conclusão definitiva!

A questão do CO2, nunca consegui entender pq estragaria a cerveja, já que ele é pra ser "livre de micro-organismos"...

e agora?
 
A questão do CO2, nunca consegui entender pq estragaria a cerveja, já que ele é pra ser "livre de micro-organismos"...

e agora?

Estar em um ambiente se O2 (saturado de CO2) não é garantia de "livre de micro-organismos". Tu só tem a ausência de micro-organismos aeróbicos.

Ou a tua levedura morre quando saturada de CO2?

Cuidado com esta falsa ideia. Sanitização e sanidade no processo é a chave para tudo.

Frio e ausência de O2 pode dificultar para muitos contaminantes, mas sempre tem uns "chuck norris" e "McGiver" da vida que se dão bem neste ambiente.
 
cara, sempre tive uma duvida, quanto tempo posso deixar a ceva no barril?

Cara, eu sigo uma regra simples, nunca chegou a acontecer comigo para eu ter que descartar de um barril, mas só descartaria uma cerveja se o sabor começasse a ficar alterado. Cerveja é produzida a mais de 1000 anos, por ser um processo seguro, então não tem tanta neura assim.
Estou com uma Forte de Rum 7.2% envelhescendo em barril em uma adega a 16C e pretendo abrir esse barril só no próximo ano. Outro barril com a mesma cerveja eu já estou tomando e está cada vez melhor.
A mais velha que tomei da minha produção era de garrafa e tinha 2 anos e estava d+, tomei chorando pq ia acabar..rssss. Outras de garrafa eu lembro de ter jogado fora com nem um ano.
 
Estar em um ambiente se O2 (saturado de CO2) não é garantia de "livre de micro-organismos". Tu só tem a ausência de micro-organismos aeróbicos.

Ou a tua levedura morre quando saturada de CO2?

Cuidado com esta falsa ideia. Sanitização e sanidade no processo é a chave para tudo.

Frio e ausência de O2 pode dificultar para muitos contaminantes, mas sempre tem uns "chuck norris" e "McGiver" da vida que se dão bem neste ambiente.

Não tinha ciencia de que o CO2 é ausente de micro organismos aerobicos apenas, pelo que eu sabia tinha que ser livre de todo e qualquer micro organismo hehehe

Então, a informação que tu passaste anteriormente, de que a ceva dura o mesmo tempo que na garrafa, é furada, como eu imaginava, visto que com o CO2 existe a questão da contaminação.

abrss;
 
Cara, eu sigo uma regra simples, nunca chegou a acontecer comigo para eu ter que descartar de um barril, mas só descartaria uma cerveja se o sabor começasse a ficar alterado. Cerveja é produzida a mais de 1000 anos, por ser um processo seguro, então não tem tanta neura assim.
Estou com uma Forte de Rum 7.2% envelhescendo em barril em uma adega a 16C e pretendo abrir esse barril só no próximo ano. Outro barril com a mesma cerveja eu já estou tomando e está cada vez melhor.
A mais velha que tomei da minha produção era de garrafa e tinha 2 anos e estava d+, tomei chorando pq ia acabar..rssss. Outras de garrafa eu lembro de ter jogado fora com nem um ano.

Deixei duas cevas de alto teor (9,2) maturando com carvalho. Uma delas virou "bretta", a outra está otima.

Acho isso muito estranho, pq até uma semana atrás (estão no carvalho faz mais de mês) estavam as duas excelentes, e nao vejo como pode ter contaminado... =/
 
Então, a informação que tu passaste anteriormente, de que a ceva dura o mesmo tempo que na garrafa, é furada, como eu imaginava, visto que com o CO2 existe a questão da contaminação.

abrss;

Não entendi. Não é a presença ou não de O2/CO2 que vai garantir a duração da cerveja e sim a sanidade de todo o processo.

Se o barril/garrafa estiver bem sanitizado na hora do envase e a cerveja não tiver nenhum contaminante (micro-organismo) ela deve ter uma boa duração.

Não é porque existam micro-organismos anaeróbicos que todo o meio sem O2 vai desenvolve-los.

Temos o ambiente repleto de leveduras selvagens de todos os tipos, lactobacilos e outros micro-organismos e nem por isto toda as nossas levas serão contaminadas.

Do que eu disse, qual a diferença entre um barril fechado e uma garrafa além do volume? É claro que se minhas mangueiras estiverem sujas, conectores não sanitizados, começo a ter novos vetores de contaminação no processo.

O que notei é que a medida que o tempo passa e ganhamos confiança, as vezes negligenciamos um pouco a sanitização. É um exercício recorrente relembrar todos os passos de sanitização em todos os processos.
 
Deixei duas cevas de alto teor (9,2) maturando com carvalho. Uma delas virou "bretta", a outra está otima.

Acho isso muito estranho, pq até uma semana atrás (estão no carvalho faz mais de mês) estavam as duas excelentes, e nao vejo como pode ter contaminado... =/

@vinipandolfo não teria baixado um pouco o nível de líquido do barril e tiras de madeira tenham secado ? isto pode fazer entrar ar. É bem difícil, mas é uma possibilidade.

O teu barril tem rolha na parte de cima ? Tu não abriu ela alguma vez?
 
@vinipandolfo não teria baixado um pouco o nível de líquido do barril e tiras de madeira tenham secado ? isto pode fazer entrar ar. É bem difícil, mas é uma possibilidade.

O teu barril tem rolha na parte de cima ? Tu não abriu ela alguma vez?

Obrigado pelo retorno brother, essa ceva é no maturador mesmo (baldes) hehehe.

Estava tudo certinho...
 
Não entendi. Não é a presença ou não de O2/CO2 que vai garantir a duração da cerveja e sim a sanidade de todo o processo.

Se o barril/garrafa estiver bem sanitizado na hora do envase e a cerveja não tiver nenhum contaminante (micro-organismo) ela deve ter uma boa duração.

Não é porque existam micro-organismos anaeróbicos que todo o meio sem O2 vai desenvolve-los.

Temos o ambiente repleto de leveduras selvagens de todos os tipos, lactobacilos e outros micro-organismos e nem por isto toda as nossas levas serão contaminadas.

Do que eu disse, qual a diferença entre um barril fechado e uma garrafa além do volume? É claro que se minhas mangueiras estiverem sujas, conectores não sanitizados, começo a ter novos vetores de contaminação no processo.

O que notei é que a medida que o tempo passa e ganhamos confiança, as vezes negligenciamos um pouco a sanitização. É um exercício recorrente relembrar todos os passos de sanitização em todos os processos.


Na verdade, nao tenho experiencia em ARMAZENAR a cerveja no barril, e nunca vi nenhum material sobre isso.

Na teoria, sim, seria a mesma coisa que na garrafa.

Suponhamos um barril auto-clavado, CO2 comercial da industria cervejeira, Barril purgado, ceva (7% ABV) no barril com completa e total sanitização, não pasteurizada, head space de 10%.

Teoricamente essa cerveja deveria durar "para sempre" (desde que ninguem beba hahahhaha) se armazenada numa temperatura de "maturação", certo? Eu deixo minhas garrafas em temperatura ambiente (mesmo no verão nao passa dos 25ºC, no inverno fica no maximo uns 13ºC), e a cerveja só "melhora" com o tempo.

Mas, ela dura? Pelo que vejo o pessoal de campo comentando, não...

entrariamos na questão de oxidação devido a superficie de contato do barril ser maior do que o "pescoço" da garrafa, mas os barris são purgados... então descartamos esta hipótese?

Sempre que pego um barril usado de outras cervejas, a ceva que sobra no barril normalmente está estragada. Claro que nao tenho conhecimento dos cuidados com a sanitização pelos quais o barril passou... Mas sempre me surgiram estas dúvidas.

Estava até pensando em criar um tópico especificamente sobre isso, o que achas?
 
Cheguei na mesma conclusão que o escurecimento é devido às oxidação de polifenóis devido à alta carga de Lúpulos. Não é aquela oxidação que dá o off flavor do papelão. Mas sim um escurecimento da breja e alguma alteração de aroma e sabor.

Única forma de evitar é redobrar os cuidados com o contrato com oxigênio. Que pra caseiro é extremamente difícil...
Estou com o mesmo problema! E somente minhas IPAs com carga de 12g/l estão ficando assim. Outras levas (APAs) não ficaram escurecendo nesse tom marrom feioso. O que estou deduzindo, é que a refermentação em lotes com maiores quantidades de fenóis/polifenóis devido as cargas de lúpulo estão tendo esse problema.

Isso é uma teoria, saber o que realmente ocorre na refermentação com alto teor de lúpulo foge do meu alcance.
Solução? Talvez carbonatação forçada, ou tomar a leva toda bem rapidinho. [emoji1]


Enviado de meu Moto G (5) Plus usando Tapatalk
 
Estou com o mesmo problema! E somente minhas IPAs com carga de 12g/l estão ficando assim. Outras levas (APAs) não ficaram escurecendo nesse tom marrom feioso. O que estou deduzindo, é que a refermentação em lotes com maiores quantidades de fenóis/polifenóis devido as cargas de lúpulo estão tendo esse problema.

Isso é uma teoria, saber o que realmente ocorre na refermentação com alto teor de lúpulo foge do meu alcance.
Solução? Talvez carbonatação forçada, ou tomar a leva toda bem rapidinho.

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando Tapatalk
 
Comigo tbm ocorre essa situação, mas na minha opinião é a levedura.

No barril no notamos pq o sifão não chega até o fundo do barril, mas pode perceber que quando termina a cerveja fica uma borra no barril.

Na garrafa é a mesma coisa, se você servir com muito cuidado a cor fica legal, pode perceber que o segundo copo vai ficar bem diferente do primeiro.
 
Alguem ja utilizou antioxidante nas cervejas caseiras? Acido ascorbico seria uma boa opcao para a NEIPA? Altera o gosto?
 
http://scottjanish.com/now-or-never-double-neipa-collaboration-in-brazil/

Uma parte deste post relata os problemas correlacionados. Ácido peracético casou no relato de várias pessoas.

Além disso, pra fins caseiros ainda indico como fator prejudicial o fato de varias transfegas, inclusive para o priming, incorporar o2.

Como na NEipa há lúpulo em excesso a oxidação dos compostos fica mais exposta.
 
Obrigado pelo artigo. Eu nao uso acido peracetico e mesmo assim a minha comecou a escurecer com 3 semanas na garrafa.
 
http://scottjanish.com/now-or-never-double-neipa-collaboration-in-brazil/

Uma parte deste post relata os problemas correlacionados. Ácido peracético casou no relato de várias pessoas.

Além disso, pra fins caseiros ainda indico como fator prejudicial o fato de varias transfegas, inclusive para o priming, incorporar o2.

Como na NEipa há lúpulo em excesso a oxidação dos compostos fica mais exposta.

Faço parte dessa estatísticas do scottjanish. Tive problema de oxidação do meu rótulo comercial por causa de envase de garrafa. É o principal suspeito é o paracetico. Pois o chope tá perfeito. Vou fazer um envase de garrafa só lavando elas com água quente pra tirar a prova.
 
Levei amostra da minha breja oxidada pro Koala e chegamos a conclusão que o agente oxidante foi o paracetico.
 
Back
Top