Não carbonatou e ainda ficou doce

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ismar

Member
Joined
Aug 29, 2014
Messages
20
Reaction score
0
Boa noite a todos!
É a 3° brassagem que faço e ainda não tive um bom resultado. Essa foi uma Strong Gold Ale, e após 10 dias na garrafa ela não cabonatou, ficou com sabor adocicado e não faz espuma de jeito nenhum.
Confesso que errei na brassagem, pois deixei o fogo ligado e quando percebi já estava em 74°C. Será que foi isso que prejudicou?
Acho que inoculei o fermento de forma correta, fiz a hidratação e o fermento reagiu bem, mas como estava frio a fermentação começo com 17°C (temperatura ambiente).
Antes que alguém pergunte eu ainda não comprei o densímetro. Todo meu equipamento é de confecção própria e tudo que aprendi é lendo e lendo e lendo.

Obrigado antecipadamente pelos comentários:mug:
 
Fala amigo. Provavelmente essa temperatura muito alta no meio da brassagem fez com que os açucares fermentáveis ficassem em menor quantidade em relação aos não fermentáveis, por isso talvez a cerveja tenha ficado doce e não pegou carbonatação.
 
Ismar, mesmo com a pouca experiência que tenho, fico com a opinião do colega biofa.
 
Sim, concordo com vocês, faz sentido mesmo, mas e a fermentação? Estava muito frio no início, 17°C, e não consegui ver nenhuma bolha no airlock, mas quando abri o balde havia a borra da fermentação grudada nas paredes, então acho que foi vazamento pela tampa.
 
Cara, essa temperatura de início não é problema ( desde que depois você tenha deixado na temperatura idealizada), quando iniciada a fermentação a temperatura aumenta normalmente, só o fermento pode ter ficado meio preguiçoso pra começar o trabalho. Quanto as bolhas no airlock, isso é relativo, o balde pode ter ficado mal vedado e aí o airlock não borbulha, mais importante é ver se a densidade abaixou ( se houve atenuação), aí você tem certeza que o açúcar fermentável foi consumido, mas pra isso você precisaria de um densímetro ou de um refratômetro. No seu caso o melhor seria esperar 5 ou 6 dias que é geralmente quanto dura o processo para fermentos ale.
 
Ismar, talvez não seria legal escolher algum estilo mais simples de fazer até pegar o jeito? No livro "Brewing Classic Styles" do Jamil a Strong Golden Ale está no "nível intermediário".

Será que não faltou um pouco de açúcar pra dar uma secada nela -- ficar menos doce? Será que o fermento que você usou não está sofrendo com a graduação alcoólica elevada? (Eu não tenho experiência com essas questões, só estou dando uma de papagaio pra levantar essas questões que ninguém falou ainda e podem ser relevantes... Ou ninguém falou por não ser relevante!)

Dez dias pode ser pouco pra carbonatar. A minha primeira cerveja decente foi a terceira leva, mas só carbonatou depois de 3 semanas. Depois de duas semanas já tinha bolhas mas nada de espuma... agora a espuma está com boa formação e a duração me surpreendeu!

Abraço!
 
Tem razão Valtert!
Acontece que comprei 4 kits e não me atentei ao fato da complexidade do estilo. Me empolguei, rsrsrss.
No final da fervura foi colocado 1,5kg de açucar, mas acho que o problema estava mesmo na brassagem, pois a temperatura subiu para 74°C e demorou para abaixar.
Não entendi o que você disse sobre o fermento sofrer com a graduação alcoólica.:confused: Utilizei o T-58
Sobre o tempo de carbonatação ser pouco, achei muito interessante sua experiencia, de qualquer forma ainda estou com as garrafas, e vou abrindo algumas com o passar dos dias, quem sabe não dou sorte.... :D
 
O que eu quis dizer sobre o fermento é que nem todos os fermentos trabalham bem quando a graduação alcoólica aumenta, ou seja, o álcool que o próprio fermento produziu pode acabar "matando" o fermento. Eu não conheço muito disso, então foi mais um chute mesmo, já que o estilo que você escolheu tem um graduação mais alta e não está carbonatando.

Mas agora lendo sobre as características do T-58 encontrei que ele funciona bem até 8.5% mas aguenta até 11%, então juntando com o resto da história (está doce, então não deve ter tanto álcool; e é uma strong golden ale, então deveria ficar na faixa dos 8.5%) parece que não tem nada a ver com o seu problema ;)
 
Espera um pouco mais. Já fizemos uma Blond que ficou doce e não tinha carbonatado. Levou quase 3 semanas carbonatou, e depois que carbonatou não ficou doce.
 
Boa, vou fazer isto, só abri duas garrafas até agora. Hoje faz 14 dias que engarrafei. Vou abrindo uma por semana. Quem sabe daqui 2 ou 3 semanas posto o sucesso da carbonatação :ban:. Obrigado a todos.:)
 
Ismar, qual o tamanho do lote? Quantos kg de malte? O volume final foi dentro do esperado? Quantos dias de fermentação?

É importante garantir que a fermentação tenha terminado. Como tu não tens como verificar a densidade, o ideal seria ter dado bastante tempo para o fermento trabalhar. Numa cerveja assim eu não deixaria menos de 20 dias, lembrando que com o aumento do teor alcoólico o fermento passa a trabalhar mais lentamente, mesmo fermentos que suportam teores mais elevados então, o processo vai ser mais lento mesmo, inclusive a refermentação.
Tu provou a cerveja antes de adicionar o priming? (se sim, estava adocicada?)
Nas garrafas que tu abriu, notou se havia pressão na garrafa?
 
Então zerosa,
A receita era para 20 litros. Iniciei com 34 e terminei com 18 litros. Acho que perdi muito durante os transvases.
Interessante a idéia de deixar fermentando por mais tempo. Eu não tenho como saber sobre a fermentação pois não vi o airlock borbulhar, acho que teve vazamento pela tampa, mas deixei 10 dias com o fermento e mais 7 maturando. Durante a maturação ocorreu congelamento da porção superior.
Antes de engarrafar eu provei a cerveja sim, e até achei que estava boa, não estava doce não, mas estava "choca", sem gás, o que é normal. O malte estava bastante presente, mas o lúpulo não.
Agora abri mais uma garrafa e já melhorou muito, apesar de ainda estar doce. Já tem mais pressão na garrafa e a espuma já melhorou muito.

Você acha que a matéria prima pode ter influenciado? Eu comprei o kit na Cia da Cerveja em Itajaí-RS
 
Pelo jeito parece que vai dar certo. O fermento ainda está trabalhando (lentamente mas está). Já tive casos em que demorou perto de 30 dias para aprontar a cerveja. Tem que ter paciência.
Na minha opinião, baixar a temperatura para perto de 0 ºC não é uma boa prática para maturar. Em temperaturas muito baixas a atividade do fermento praticamente para. Deixar a cerveja em temperaturas mais altas é melhor (volto a dizer, na minha opinião) pois assim o fermento vai estar mais confortável para fazer o seu trabalho. Cervejas de baixa fermentação não tem ganhos tão significativos quanto as "Lager's" maturando em temperaturas tão baixas. Eu só baixo a temperatura mesmo para clarificar. 3 ou 4 dias são suficientes.
Quanto à matéria prima, é difícil atribuir os problemas de uma primeira brassagem à ela.
 
Sempre achei questionável maturar a 0°C, pois é praticamente impossível não congelar.
A que temperatura devemos maturar então?
 
Temperaturas muito próximas de 0ºC aumentam bastante o risco de congelamento.
Após o término das fermentações primária e secundária eu costumo deixar a cerveja mais alguns dias em temperatura um pouco abaixo da temperatura de fermentação e só então baixo para algo em torno de 5 ºC para clarificar a cerveja.
É bom lembrar que a maturação é um processo permanente. Após iniciado não para mais (mesmo depois de envasada) e, a partir de algum momento, passa a ser prejudicial.
Em geral, cervejas mais alcoólicas e/ou encorpadas suportam melhor o envelhecimento, muitas vezes ganhando qualidade com isto, e as mais leves, aromáticas (lúpulo) e pouco alcoólicas são mais interessantes se consumidas jovens.
 
Então pessoal,
Voltei aqui para agradecer o apoio de todos e dizer que a Strong Gold Ale melhorou muito. Agora fazem 27 dias que envasei e a creva já apresenta um bom colarinho e um ótimo sabor. Ainda está um pouco doce, com sabores frutados bem pronunciados, mas é uma bela Ale. :tank:
 
Se deixando carbonatando a temperatura ambiente e estava muito frio, o fermento pode estar agindo de forma lenta. Com mais tempo ou em ambiente com temperatura controlada pode ser que o processo acelere.
 
Back
Top