Muitas Yeast Rafts pode ser contaminação?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Apr 19, 2020
Messages
5
Reaction score
1
Location
Catiguá-SP
Olá Pessoal. Estou na minha quarta brassagem. Estou no fim da fermentação/maturação de uma Pale Ale e, quando abri o fermentador para por a gelatina me deparei com a foto abaixo e um cheiro bem forte alcoolico e ácido. Estou preocupado com a possibilidade de contaminação. Provei ela, o sabor está normal, só com muita levedura em suspensão, já que tirei pela torneira do balde e estou no início do cold crash. Vi que podem ser o que chama de yeast rafts, mas a quantidade alta pode ser um alerta. Acham que isso indica contaminação?

Muito obrigado!

yeastrafts.jpeg
 
Na minha ultima brassagem que envasei no sábado um dos fermentadores estava com algo parecido com isso, mas em menos quantidade e com algumas bolhas. Gosto estava normal tbm, envasei e estou esperando carbonatar. Acho q nao seja contaminação, segue o baile e vê no q vai dar no final hehe.

Alguém que já passou por contaminação talvez possa elucidar melhor.
 
É complicado bater o martelo se é contaminação ou não apenas por foto, mas pelo que vi parecem ser somente yeast rafts mesmo!

Melhores auxiliares de detecção de contaminação é nosso olfato e nossas papilas gustativas.

Cheiro ácido 'limpo' = ácido lático; principais possíveis contaminantes: Lactobacillus, Pediococcus
Cheiro ácido 'avinagrado' = ácido acético; principais possíveis contaminantes: Acetobacter, alguns tipos de Brettanomyces
Cheiro de 'vômito/chorume' = ácido butírico; principais possíveis contaminantes: Clostridium
Cheiro de 'chulé/queijo' = ácido isovalérico; principais possíveis contaminantes: Brettanomyces

Att.,

Luis
 
@Rodolfo Mei Pelinson só pela imagem não parece ter nada de errado, as vezes um pouco de levedura fica flutuando mesmo.
Ácido e alcoólico também não quer dizer muito, pode ser só uma questão da fermentação não ter sido muito redonda...


Cheiro de 'vômito/chorume' = ácido butírico; principais possíveis contaminantes: Clostridium
Cheiro de 'chulé/queijo' = ácido isovalérico; principais possíveis contaminantes: Brettanomyces

Fica a dica, se cheira a vômito, chorume, queijo de cabra ou mesmo cheiro da morte... NÃO PROVA!!!!
ai é ralo mesmo.
 
Só para dar um feedback! As yeast hafts de fato sumiram e breja ficou bebível. Digo bebível pq ficou com um outro defeito que acho que decorreu de ter fermentado em uma temperatura baixa pra uma ale e maturado pouco, que foi um leve cheiro de ovo, acredito que seja Ácido Sulfídrico.
 
Back
Top