Muita espuma, zero bolhas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jan 6, 2018
Messages
12
Reaction score
7
Senhores, boa noite.
Nas minhas duas últimas brassagens aconteceram um problema que não estou conseguindo entender: as cervejas estão com boa espuma, estável e uniforme, porém o líquido está parecendo um suco de cevada com lúpulo. Não tem aquelas "bolhazinhas" que fazem cócegas na boca... aquela sensação gostosa da cerveja carbonatada.
Uma das cervejas é uma cream ale, 100% malte base (pilsen). A outra é uma summer ale, 90% malte pilsen e 10% aveia. Já fiz essas mesmas receitas várias vezes e nunca tive problemas.
Uso carbonatação forçada, em barril keg.
O que poderia ser? Será que de repente algum defeito nos insumos?
Putz, tô chateado com essas levas. Um barril é de 10L e o outro de 30L. Será que dá pra "consertar"?
 
Daniel
Dê mais detalhes de como você faz a extração. Está me parecendo que você está perdendo a carbonatação na linha....

como você faz a carbonatação?
 
Scaranello, método tradicional. Tem a extratora no barril, injeto o CO2, e tiro a cerveja. Na saída de cerveja tem um adaptador rosca x engate rápido, uma válvula on-off, um tubo semi-flexivel de cerca de 1 metro de comprimento, e entra na torneira italiana.
A carbonatação eu coloco 3x a pressão da tabela e dou umas boas sacudidas. Deixo nessa pressão mais alta por cerca de 2h. Depois volto pra pressão da tabela e deixo. Essa cerveja está carbonatada há 10 dias.
Um detalhe, não sei se importante, é que deixo o CO2 aberto full-time. Uso pra extrair a mesma pressão de carbonatação (meu keezer fica a 0°C e a pressão do gás em 0,6kgf/cm²). Ressalto que desde que comecei a fazer carbonatação forçada uso esse procedimento, esse mesmo cilindro de gás e nunca tive esse problema antes.
 
Me parece tudo certo. Se essa pressão de 0,6 kgf está estabilizada a essa temperatura, não era pra ter problema. Tenta dar uma verificada na em toda a sua linha de saída, vê se não tem vazamento. Acho pouco provável ser problema nos insumos... malte costuma ter alta durabilidade, proteínas não se degradam assim facilmente em temperatura ambiente.

tenta arrumar uma Pic Nic, liga direto no barril com essa mangueira de 1-m, dá uma baixada na pressão de extração e faz o teste... tem que ir excluindo tudo!
 
Parece que o CO2 está misturando no liquido, não absorvendo. Aí quando despressuriza, desprende todo de uma vez. Tem espuma bacana, então não creio que seja problema na carbonatação em si (como por ex. vazamento).
 
Back
Top