Motor misturador de brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jeferson

Member
Joined
Jan 22, 2016
Messages
8
Reaction score
2
Senhores desculpe se minha dúvida é duplicidade mas sou meio "burro" para procurar estas coisas, mas vai lá senhores engenheiros:

Estou montando um equipamento de 100 litros meu caldeirão de brassagem é de alumínio nº 69, vou fazer um sistema RIMS, fundo falso e uma bomba funcionando durante todo processo, pergunta:

1) Devo colocar um motor para misturar o mosto? (estou pensando em colocar um motor 1/4 hp, 1620rpm, motor de portão, e uma caixa redutora 1:37)
2) Com esta relação estou chegando a 0.72 rpm, esta rotação é ideal?
3)Desabafando, rs, já ouvi comentários de pessoas fantásticas do mundo cervejeiro "NÃO MEXER NA CAMA DE GRÃOS" mas como a maioria dos cervejeiros fazem bateladas menores, e 100 litros já é uma quantidade substancial de material, seria benéfico este procedimento, homogenizar a temperatura da brassagem e para se chegar a um rendimento maior e uma densidade maior do mosto?
4) Qual deve ser a configuração das pás? (número e inclinação)
 
Senhores uma amigo meu que trabalha no ramo me respondeu algumas dúvidas, fica a aqui a resposta:

O mesmo disse que o misturador motorizado não seria interessante para pequenas levas, principalmente se o sistema é RIMS, onde o fluxo constante do mosto já homogeniza o caldeirão.

Disse também que em levas maiores este processo poderia diminuir o tempo da brassagem, vc chegando a sua OG esperada em menos tempo.

O mesmo disse para um tempo antes do final brassagem, deligar o motor para promover o assentamento da cama de grãos e assim a clarificação do mosto.

O mesmo disso que o ideal da velocidade do misturador seria 0,2 rotações por segundo ou seja a cada cinco segundo uma rotação.

Assim que montar meu equipamento de 100 litros, vou fazer duas brassagem, uma com o misturador ligado, e outra sem o misturador ligado, e vou ver o tempo que chego a minha OG esperado, e passo para vcs os cálculo empíricos. Agradeço a todo tenha uma boa noite.
 
Senhores desculpe se minha dúvida é duplicidade mas sou meio "burro" para procurar estas coisas, mas vai lá senhores engenheiros:

Estou montando um equipamento de 100 litros meu caldeirão de brassagem é de alumínio nº 69, vou fazer um sistema RIMS, fundo falso e uma bomba funcionando durante todo processo, pergunta:

1) Devo colocar um motor para misturar o mosto? (estou pensando em colocar um motor 1/4 hp, 1620rpm, motor de portão, e uma caixa redutora 1:37)
2) Com esta relação estou chegando a 0.72 rpm, esta rotação é ideal?
3)Desabafando, rs, já ouvi comentários de pessoas fantásticas do mundo cervejeiro "NÃO MEXER NA CAMA DE GRÃOS" mas como a maioria dos cervejeiros fazem bateladas menores, e 100 litros já é uma quantidade substancial de material, seria benéfico este procedimento, homogenizar a temperatura da brassagem e para se chegar a um rendimento maior e uma densidade maior do mosto?
4) Qual deve ser a configuração das pás? (número e inclinação)
Isso foi realmente hilário: "Desabafando, rs, já ouvi comentários de pessoas fantásticas do mundo cervejeiro "NÃO MEXER NA CAMA DE GRÃOS"

Bom, já que você foi irônico.......... também vou ser. :)

E vou responder essas tuas dúvidas quase que só com outras perguntas, porque assim eu consigo te fazer entender a lógica da coisa.... e não somente dar uma resposta simples.

1) "e 100 litros já é uma quantidade substancial de material"

Você já viu sistemas RIMS ou HERMS de 100 litros terem problemas?


2) "seria benéfico este procedimento, homogenizar a temperatura da brassagem"

A letra R das siglas RIMS e HERMS quer dizer "RECIRCULATING/RECIRCULATION".... e isso serve JUSTAMENTE pra homogeneizar a temperatura. Ou seja, se você for agitar pra homogeneizar, está resolvendo um problema que........ não existe. Então... qual é o propósito?

"Ah, mas eu não tenho vazão suficiente... minha bomba é pequena... ou meu sistema entope"....... bom... nesses casos, você simplesmente não deve ter um sistema RIMS ou HERMS, e sim outros sistemas. :)


3) "e para se chegar a um rendimento maior e uma densidade maior do mosto?

Rendimento maior? Quem disse que agitação gera rendimento maior? Não gera por definição, só se o equipamento tem problemas de filtragem.

Abraço,
 
Boa noite Pessoal!

Desculpe se estiver interagindo no grupo de forma errada, pois ainda sou novo no mesmo!

Mandei fabricar panelas de Inox de 150 litros, e estou tentando desenvolver um misturador. Tenho duas opções para usar. Primeiro um motor de limpador de para brisa de caminhão, e outra, um motor de maquina de lavar de 1/4 CV controlado por dimmer.

Alguém já vez algo parecido? Deu certo? Pode postar fotos e informações?

Obrigado!
 
Boa noite Pessoal!

Desculpe se estiver interagindo no grupo de forma errada, pois ainda sou novo no mesmo!

Mandei fabricar panelas de Inox de 150 litros, e estou tentando desenvolver um misturador. Tenho duas opções para usar. Primeiro um motor de limpador de para brisa de caminhão, e outra, um motor de maquina de lavar de 1/4 CV controlado por dimmer.

Alguém já vez algo parecido? Deu certo? Pode postar fotos e informações?

Obrigado!
Seja bem vindo. No começo tudo é complicado até nos entendermos direito com a pesquisa.

Há um tópico com vídeo exatamente sobre este assunto:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404127
 
Back
Top