mosturacao só na alfa-amilase

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

frkleal

Well-Known Member
Joined
Nov 20, 2013
Messages
439
Reaction score
74
Gente esse fds eu fiz uma brassagem de uma IPA Single hop com citra.

Minha panela é um single-vessel com aquecimento por resistencia controlado por um PID REX c100.

Tudo estava indo bem até a hora da fervura. Teste do iodo tava ok, a densidade e volume dentro do planejado quando eu vi que a fervura começou em 94 graus.

Peguei o termômetro velho de guerra e vi que na verdade a temp tava em 97-98.

Em resumo, meu controlador de temperatura estava desregulado e aquela mostura que era pra estar ocorrendo em 68 graus estava na verdade entre 72 e 73, só na alfa-amilase.

O que eu devo esperar no resultado dessa fermentacao?
Abraços!
 
Gente esse fds eu fiz uma brassagem de uma IPA Single hop com citra.

Minha panela é um single-vessel com aquecimento por resistencia controlado por um PID REX c100.

Tudo estava indo bem até a hora da fervura. Teste do iodo tava ok, a densidade e volume dentro do planejado quando eu vi que a fervura começou em 94 graus.

Peguei o termômetro velho de guerra e vi que na verdade a temp tava em 97-98.

Em resumo, meu controlador de temperatura estava desregulado e aquela mostura que era pra estar ocorrendo em 68 graus estava na verdade entre 72 e 73, só na alfa-amilase.

O que eu devo esperar no resultado dessa fermentacao?
Abraços!

Se ela realmente aconteceu nessas temperaturas, vc deve esperar um mosto menos fermentável apenas. Uma FG maior, e maior sensação de corpo.

Qual era a OG do mosto?
 
Cara, a og bateu em 1.054.
Estava imaginando mesmo isso só meu medo era realmente que ficasse muito doce o resultado final devido à maior quantidade de açúcares não fermentáveis.

Vou ter que acompanhar direto com o termômetro analógico... [emoji19]
 
Já passei por isso, mas em altas temperaturas a sonda e o termômetro dão diferença. Por ex. eu regulo minha sonda a 70 graus igual o termômetro, quando ta em 90 graus na sonda o termômetro já marca 93~94, depende muito dos pontos onde estão sendo medidos, se não for no mesmo lugar, a diferença é ainda maior. Faça o teste :)

Abraço.
 
Cara, a og bateu em 1.054.
Estava imaginando mesmo isso só meu medo era realmente que ficasse muito doce o resultado final devido à maior quantidade de açúcares não fermentáveis.

Vou ter que acompanhar direto com o termômetro analógico... [emoji19]

Açucares não-fermetáveis não tem sabor doce, isso não é fonte de preocupação. As dextrinas contribuem basicamente com sensação de corpo na cerveja.
 
Espero que não tenha tanta diferença nas temperaturas mais baixas... Enfim acontece.

Bom saber Tiago. O negócio é esperar e continuar com a fermentacao planejada.

18 graus na primária e depois dry hop na secundária...
 
Um pouco mais de 72 h de fermentação: aroma muito bom de lupulo!
Parece mais encorpada com pouco álcool evidente. Excelente drinkability mesmo assim. Sem off-flavors evidentes mas com um sabor puxando pro malte.

Relativamente carbonatada.
Amargor não exagerado mas com uma pegadinha no aftertaste.

Acho que no fim sai coisa boa.
 
Tem uma IPA americana famosa, se não me engano a Lagunitas, que é mosturada lá pelos 70 graus.
 
Tb já fiz uma Session IPA com mosturação direto ali pelos 71, 72... e funcionou perfeito.
 
Vi que eu tava meio bitolado nas fórmulas prontas. Essa cerva vai ajudar a entender melhor os processos...

Está ficando boa, talvez saia melhor do que se tivesse seguido o plano.
 
O que tem de termometro xing ling que responde diferente à temperatura não tá no gibi. Tem uns que nem lineares são. Tipo:
água - term
20,0 - 21,3
30,0 - 31,4
40,0 - 41,7
50,0 - 52,1
60,0 - 62,7
70,0 - 73,4
 
É, o jeito é sempre acompanhar com o termômetro de mercúrio junto.. Ver qual que é a defasagem e ajustar
 
Então galera, hj fui na casa da sogra pra ver como tá essa cerva.

Depois de 10 dias fermentando a FG bateu em 1.021 medido no densímetro. ABV: 4,3%

Bom aroma. Menos evidente que na última amostra mas ainda está bom.

Boa drinkability, amargor legal. IPA interessante. Vamos ver que acontece com o dry hop. Pretendo deixar mais uma semana com 1g/l de citra (é pouco, eu sei... mas foi o que sobrou) e dai uns 2-3 dias de cold crash a 1 grau e engarrafar.
 
Back
Top