Mosturação Panela única

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Diogo Palermo

Member
Joined
May 8, 2020
Messages
18
Reaction score
8
Location
Minas Gerais
Pessoal, Bom dia, tenho uma panela Inversa de 65L e tenho feito minhas levas para um total de 45-48L de cerveja.. é o limite da panela, mas tenho adaptado meu processo aos poucos para aprender a usar a panela e fiqeui com algumas duvidas no que isso pode implicar:

1 - se eu deixar o grao simplesmente na panela, minha densidade fica super baixa mesmo deixando a mostura por duas horas, portanto comecei a mexer o malte no inicio da mostura até conseguir a densidade desejada pré fervura, então esta da seguinte forma, saindo do descanso proteico, eu começo a mostura mexendo o malte dentro do cesto de grãos com a pá cervejeira até atingir a densidade, depois que chega, coloco a tampa do cesto e deixo fazendo a filtragem por pelo menos mais meia hora.

Tem algum problema que posso gerar ao fazer isso ?

2- ao final da fervura/resfriamento, transportar para a bombona de fermentação tem sido um problema, aprendi que o whirlpool se faz com o mosto frio, então melhorou, mas nas cervejas mais lupuladas o filtro da torneira de saída fica entupindo, então tenho que ficar arrastando a pá cervejeira no filtro bazooka para sair a cerveja pela torneira.

Alguma sugestão que não envolva usar os saquinhos hop bag ? pois usei o hop bag na ipa e minha percepção foi que joguei lupulo fora...

3- estou pensando em reutilizar a lama para fazer cerveja, quanto ja guardei a lama de 3 levas, mas ainda nao usei nenhuma, fico com medo de jogar $$ fora de material, portanto algumas perguntas:
  • quanto tempo posso manter a lama armazenada e utilizar com sucesso?
  • se eu simplesmente deixar a lama na bombona, tampada da para reutilizar ou tenho que fazer o procedimento de colocar a lama em um pote de vidro para armazenar?
  • quanto de lama eu uso para a próxima leva ? se separar uns 500ml ja é o suficiente para a minha leva de 45L ou tenho que guardar tudo ?
  • posso misturar lama + fermento para garantir ? tipo .. uso a lama + 1 pacote de fermento ?

Abraços a todos e desde ja agradeço as respostas
Diogo
 
Fala Diogo blza? tenho uma single vessel 52 lts e tenho esse mesmo problema da eficiência baixa se não mecher os grãos.
Pode continuar fazendo que não tem problema nenhum, só aumentar o tempo do mash out e fazer até clarear o mosto.

Sobre a trasfega das brejas, se sua panela tiver uma bomba igual a minha, pode fazer por ela (em vez de usar hopbag, usa um hopspider que resolve seus problemas de entupimento)

Sobre a lama, eu sempre mantenho armazenada no máximo 15 dias, faço starter e já uso(se eu deixar mais tempo faço um starter duplo). Pode deixar na bombona, mas acho ruim ocupar tanto espaço na geladeira com uma bombona de 50lts quando se pode simplesmente passar essa lama p/ uma pet de 2lts e deixar no fundo da geladeira.

Em geral se tua lama não tiver cheia de trub, e tiver fresca, 200ml/g p/ cada 20 litros.

Não há necessidade de misturar lama com fermento novo, se vc tiver o pichrate certo com a lama, só vai.
 
ai que é o caso .. como eu faço levas maiores e falta tempo .. eu faço breja mais ou menos uma vez por mês as vezes até mais então pelo visto não vou conseguir reutilizar a lama. to pensando em na próxima leva fazer um teste com uns 10L fermentando com a lama para ver como se comporta.
 
ai que é o caso .. como eu faço levas maiores e falta tempo .. eu faço breja mais ou menos uma vez por mês as vezes até mais então pelo visto não vou conseguir reutilizar a lama. to pensando em na próxima leva fazer um teste com uns 10L fermentando com a lama para ver como se comporta.
Caro Diogo.
Iniciei em reaproveitamento de lama de leveduras há pouco tempo... estou na segunda brassagem de reaproveitamento.
Tenho usado toda a lama da anterior para a próxima... tiro do fermentador em um vidro estéril e guardo na geladeira tampado mas não travado para não gerar pressão.... no dia de usar, descarto o sobrenadante e jogo a lama no mosto após resfriamento... cuidado com temperatura e não deixe a diferença entre a lama e o mosto ser muito grande.... tipo até uns 8 graus não tive problemas...
Quanto a guarda... até 01 mês de boa, sem muita perda... a partir daí, ocorrerá perda....
Pretendo reutilizar a lama umas 03 vezes.... depois é fermento novo....
Abraços
 
dizem q perde em media 1,5% de viabilidade por dia, isso uma media aritimetica, pq na realidade o decaimento é exponencial.

Se for levar mais de 2 semanas o ideal é fazer um starter e se for mais de 1 mes fazer starter fracionado
 
Obrigado pessoal, ach oque vou fazer um teste, guardei a lama de uma RIS na própria bombona que esta no meu freezer a 0 grau ja tem um mes, vou fazer uma cerva esse FDS com as sobras aqui e ver no que vai dar .. so que vou de lama dessa vez .. tenho a lama de 45 litros de cerva, vou fazer uns 30L dessa vez e deve fazer mais ou menos um mes e uma semana que a lama esta lá .. vamos ver se dá certo
 

Latest posts

Back
Top