Mosturação c/ Fundo Falso - Temperatura e Tempo de subida

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

berneza

Member
Joined
Jun 22, 2014
Messages
12
Reaction score
1
Boa noite,

Dei uma boa lida no tópico fixo sobre mosturação na mesma panela do fundo falso (http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405112), não encontrei nada sobre o tempo/temperatura que a panela deve levar para subir de uma rampa para outra.

Digo isso pois no setup novo que montei, panela de mostura de 125L com fundo falso, bombinha chinesa para recirculação e fogareiro para aquecer, para subir de 66-67°C para o mash-out, levo tranquilamente mais de 20 minutos, chegando a 30 minutos alguns dias. Praticamente faço uma rampa nova aqui hehe

Qualquer foguinho que boto na panela o mosto já vêm entrando com 76-78°C (meço a temperatura na entrada da panela, após recirculação, com termômetro analógico e tiro a prova com um digital), já a temperatura do mosto ligeiramente acima da cama de grãos, custa a subir um grauzinho que seja hehe..

Como antes mosturava e filtrava em panelas diferentes, nunca tinha passado por uma situação assim. Então eu pergunto, o processo é esse mesmo, lento para atingir outros patamares de temperatura ou é por conta do meu volume ser grande mesmo? Quanto é "aceitável" extrapolar a temperatura acima do patamar que se deveria atingir?

Um abraço!
 
Também tenho essa dificuldade. A diferença é que minha panela é de 85 litro.

Por ter apenas 4 brassagens no currículo talvez eu não seja a melhor pessoa pra ajudar mas posso compartilhar de alguns insights que tive.

Geralmente eu aqueço a água até uns 72°c e en seguida coloco os grãos de forma que a temperatura caia até o alvo de mostrura, de 66 a 68. Quando a temperatura vai abaixo de 66 ligo o fogo e a bomba.
Aí que entra o primeiro insight, quando aumento a vazão da bomba a temperatura de chegada não alcança a faixa de mash out (76+) e notei que a temperatura da panela como um todo fica de forma mais homogenizada, digo isso pois medi com 3 termômetros elétricos de mesmo modelo com as sondas posicionadas na parte superior, mediana e fundo (próximo ao fundo falso) as diferenças foram de 3 graus entre a parte superior e o fundo - só que esse aumento da vazão, aumenta o sparge e assim a oxigenação. Ainda me falta conhecimento para enter os pontos negativos disso. Outro ponto negativo é a demora. A minha penela leva 10 minutos pra ficar com temperatura homogenizada.
Um ponto positivo é que a temperatura não alcança a faixa que desnatura as enzimas na fase de mostrura e nem atinge temperatura de extração de taninos quando vai para o mash out.

Insight 2 , para eu não ter ficar ligando o fogo, vou testar um esquema de isolamento térmico com EVA.

Outra coisa importante, prime por mangueiras com uma parede espessa ou com isolante térmico para evitar a perda de temperatura no sistema do bombeamento.

Bom acho que é isso, espero que meu relato ajude você a resolver os seus perrengues hehehe

Abraço
 
Opa Roger,

Eu comprei ontem mesmo um isolante térmico para a panela, EVA como você hehe. As mangueiras são 1/2 de silicone com 3mm de espessura..

É, quem sabe a vazão da minha bomba seja pequena mesmo, por isso o mosto está esquentando abaixo do fundo falso e retornando a uma temperatura mais alta.. Quem sabe, pois eu considero a vazão da bomba como razoável! hehe

Tu leva 20 minutos para homogenizar a temperatura? De que temperatura inicial para qual temperatura final? Só para eu ter uma base.

Valeu!
 
Boa noite,

Dei uma boa lida no tópico fixo sobre mosturação na mesma panela do fundo falso (http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405112), não encontrei nada sobre o tempo/temperatura que a panela deve levar para subir de uma rampa para outra.

Digo isso pois no setup novo que montei, panela de mostura de 125L com fundo falso, bombinha chinesa para recirculação e fogareiro para aquecer, para subir de 66-67°C para o mash-out, levo tranquilamente mais de 20 minutos, chegando a 30 minutos alguns dias. Praticamente faço uma rampa nova aqui hehe

Qualquer foguinho que boto na panela o mosto já vêm entrando com 76-78°C (meço a temperatura na entrada da panela, após recirculação, com termômetro analógico e tiro a prova com um digital), já a temperatura do mosto ligeiramente acima da cama de grãos, custa a subir um grauzinho que seja hehe..

Como antes mosturava e filtrava em panelas diferentes, nunca tinha passado por uma situação assim. Então eu pergunto, o processo é esse mesmo, lento para atingir outros patamares de temperatura ou é por conta do meu volume ser grande mesmo? Quanto é "aceitável" extrapolar a temperatura acima do patamar que se deveria atingir?

Um abraço!
Não existe nada sobre isso escrito.... porque simplesmente não existe regra.

Algumas literaturas falam em simplesmente não aquecer o mosto mais rápido que 1 grau por minuto, mas isso sinceramente na minha visão é muito rápido até.

Bom, em relação ao seu problema, ele é bem lógico até.

Num chuveiro elétrico, como fazemos para deixar a água mais quente? Diminuímos a vazão da água, assim ela passa mais devagar por onde aquece (resistência).

Então... num sistema com recirculação com bomba, é exatamente a MESMA coisa.

No seu caso, qual é o problema? Você está com uma bombinha extremamente mal dimensionada para o tamanho do seu equipamento. Pra você ter uma idéia, essa bomba aí eu uso na recirculação do meu equipamento de 10 litros, e não usaria pra nada maior que 25 litros.

Basicamente, você tem muito mais potencia de aquecimento que recirculação, logo, é como se estivesse usando um chuveiro elétrico com a água bem fraquinha, o que aquece pra caramba.

Se usar uma bomba mais potente e uma vazão maior de recirculação, vais poder aumentar o fogo, e suas rampas serão absurdamente mais rápidas.

Qual a vazão máxima? Não existe regra.

Recirculação deve ser com a vazão máxima que se conseguir, desde que não comece a compactar demais a cama de grãos, o que entope o filtro, e diminui a vazão de saída do mosto.

Eu já tive um sistema HERMS mosturando em panela de 127 litros, por vezes com até uns 35kg de malte, e era normal, pois o sistema era bem dimensionado.

Ou seja, compre uma Chugger Pump.

Abraço,
 
Grande Guenther, suspeitei que fosse a vazão mesmo, comprei uma manta para isolar a panela e testei a bomba do meu amigo e o sistema funcionou como um relógio, vivendo e aprendendo hehe

Obrigado e grande abraço
 
Não existe nada sobre isso escrito.... porque simplesmente não existe regra.

Algumas literaturas falam em simplesmente não aquecer o mosto mais rápido que 1 grau por minuto, mas isso sinceramente na minha visão é muito rápido até.

Bom, em relação ao seu problema, ele é bem lógico até.

Num chuveiro elétrico, como fazemos para deixar a água mais quente? Diminuímos a vazão da água, assim ela passa mais devagar por onde aquece (resistência).

Então... num sistema com recirculação com bomba, é exatamente a MESMA coisa.

No seu caso, qual é o problema? Você está com uma bombinha extremamente mal dimensionada para o tamanho do seu equipamento. Pra você ter uma idéia, essa bomba aí eu uso na recirculação do meu equipamento de 10 litros, e não usaria pra nada maior que 25 litros.

Basicamente, você tem muito mais potencia de aquecimento que recirculação, logo, é como se estivesse usando um chuveiro elétrico com a água bem fraquinha, o que aquece pra caramba.

Se usar uma bomba mais potente e uma vazão maior de recirculação, vais poder aumentar o fogo, e suas rampas serão absurdamente mais rápidas.

Qual a vazão máxima? Não existe regra.

Recirculação deve ser com a vazão máxima que se conseguir, desde que não comece a compactar demais a cama de grãos, o que entope o filtro, e diminui a vazão de saída do mosto.

Eu já tive um sistema HERMS mosturando em panela de 127 litros, por vezes com até uns 35kg de malte, e era normal, pois o sistema era bem dimensionado.

Ou seja, compre uma Chugger Pump.

Abraço,

Cara, eu uso a bombinha chinesa no meu HERMS, minha panela de mostura é de 90 litros. Tá, não uso fogo, uso resistencia e dimensionei ela pro tamanho da minha mostura, mas de toda forma, a vazão dela é bem satisfatória, consigo manter ou subir a temperatura sem problemas. O que não consigo com ela é fazer whirpool pra resfriamento, isso ai ela não dá conta.

Abraços
 
Opa Roger,

Eu comprei ontem mesmo um isolante térmico para a panela, EVA como você hehe. As mangueiras são 1/2 de silicone com 3mm de espessura..

É, quem sabe a vazão da minha bomba seja pequena mesmo, por isso o mosto está esquentando abaixo do fundo falso e retornando a uma temperatura mais alta.. Quem sabe, pois eu considero a vazão da bomba como razoável! hehe

Tu leva 20 minutos para homogenizar a temperatura? De que temperatura inicial para qual temperatura final? Só para eu ter uma base.

Valeu!
Eu quis dizer 10 minutos. De 65 pra 70 por aí. Aí ela mantém na faixa de mostrura até converter tudo e partir pro mashout
 
Vou fazer minha primeira brassagem, mosturando na panela de filtração.

Tenho uma duvida quanto a recirculação:

Durante aos 90 minutos @67graus, devo manter a recirculação durante todo este tempo?
 
Back
Top