Mosto quente no fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mesquitathi

New Member
Joined
Feb 16, 2017
Messages
3
Reaction score
0
Fala pessoal, beleza?

Queria saber se há algum problema em transferir o mosto quente direto pro fermentador depois de fazer o whirpool, e então resfriar lá com um chiller de imersão. Isso para evitar colocar o chiller dentro da panela para não atrapalhar no whirpool.

Aproveitando o tópico, caso eu tivesse o chiller de placas, gostaria de saber se há problema em transferir direto da panela pro fermentador depois de realizar o whirpool (passando pelo chiller de placas). Há algum risco de entupir o chiller? Seria recomendável passar por alguma etapa antes?

Obrigado,
Abraços!
 
cara eu acho arriscado colocar o chiller no fermentador, pq é bom por ele na fervura uns 15 minutos antes pra evitar contaminação, pra falar a vdd nem faço o whirpool. utilizo o whirfloc e fico ali vendo quando o trub começa a querer ir pro fermentador e corto a vasao
 
Last edited:
Eu sempre faço isso e funciona muito bem! Nos 10 minutos finais coloco o chiller dentro da panela de fervura para sanitizar, quando acaba a fervura tiro o chiller da panela e já deixo dentro do fermentador, faço o whirpool, transfiro para o balde e resfrio nele.
 
Eu sempre faço isso e funciona muito bem! Nos 10 minutos finais coloco o chiller dentro da panela de fervura para sanitizar, quando acaba a fervura tiro o chiller da panela e já deixo dentro do fermentador, faço o whirpool, transfiro para o balde e resfrio nele.

Boa ideia, vou fazer isso na próxima brassagem

E quanto ao uso do chiller de placas direto da fervura para o fermentador, será que o trub pode entupir ou não tem problema?
Comprei um de 20 placas naquele site aliexpress e estou esperando chegar
 
Boa ideia, vou fazer isso na próxima brassagem

E quanto ao uso do chiller de placas direto da fervura para o fermentador, será que o trub pode entupir ou não tem problema?
Comprei um de 20 placas naquele site aliexpress e estou esperando chegar
Leia esse tópico inteiro..... usar chiller de placas não é simples, por isso não recomendo pra nenhum iniciante: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=408991
 
Eu faço dessa forma também, e funciona. Porém, estou com uma impressão de que minhas levas estão ficando com um sutil gosto de plástico. Não sei se é algum off-flavor, ou problema na minha água (ainda não faço correções, mas já fiz analise em laboratório e vou precisar baixar principalmente o ph de minha agua). Pretendo começar alguns testes pra ver se descubro o que há.

Daqui a pouco o pessoal que faz essa transferência de mosto quente pro fermentador pode dar uma opinião se isso já aconteceu ou não.

Mas estou pensando em resfriar na panela uma leva e ver se noto diferença.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Ola,
Eu resfrio com agua da rua e o chiller dentro da panela ate chegar aos 60-50c, depois boto o chiller no balde e passo agua gelada por ele. Faço a trasfega e o mosto chega a 23c rapidinho.
 
Back
Top