Mosto com gosto de queimado.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Baratovysk

Well-Known Member
Joined
Nov 3, 2014
Messages
131
Reaction score
44
Boa noite galera,

Ontem, brassando uma Wess, resolvi corrigir a OG adicionando um pouco de açúcar durante a fervura, porém errei no processo e não dissolvi o açúcar antes e como minha panela é elétrica, a lei de Marf imperou, o açúcar foi direto para resistência e queimou, dando um gosto de queimado no mosto.

Já coloquei para fermentar usando o WB-06 na expectativa de que ele me ajude, porem fazendo o teste de degustação hoje percebi que nada mudou, o gosto de queimado continua.

Pergunta: Vou perder a leva ou tem algo que eu posso adicionar que vai mascarar este gosto.

Perder uma leva de 30 litros vai ser de chorar.

Baratovysk
 
Ja perdi 20L de uma black IPA. Esqueci a resistência do rims tube ligada sem fluxo de mosto, só percebi quando a fumaça saiu através do bagaço, e muito burro, lavei o malte, se tivesse deixado sem lavar não pegaria o gosto de queimado, ela ficou insuportável mesmo depois de fermentada, parecia q estava bebendo um cinzeiro, foi tudo pro ralo :( .
 
Boa noite galera,

Ontem, brassando uma Wess, resolvi corrigir a OG adicionando um pouco de açúcar durante a fervura, porém errei no processo e não dissolvi o açúcar antes e como minha panela é elétrica, a lei de Marf imperou, o açúcar foi direto para resistência e queimou, dando um gosto de queimado no mosto.

Já coloquei para fermentar usando o WB-06 na expectativa de que ele me ajude, porem fazendo o teste de degustação hoje percebi que nada mudou, o gosto de queimado continua.

Pergunta: Vou perder a leva ou tem algo que eu posso adicionar que vai mascarar este gosto.

Perder uma leva de 30 litros vai ser de chorar.

Baratovysk
Cara, que tipo de resistência tu usa? Potência? Tem foto?

Pergunto porque já utilizo equipamentos elétricos há anos, e sempre que adicionei açúcar na fervura, adicionei direto... sem dissolver. Simplesmente vou largando aos poucos.

Sobre a tua pergunta: "Pergunta: Vou perder a leva ou tem algo que eu posso adicionar que vai mascarar este gosto."

Na minha opinião, esquece. Já vi outras pessoas com problema de gosto de queimado (por outros motivos) e não tem como recuperar.

Abraço,
 
@Guenther, vou tirar uma foto e posto aqui, a resistência é redonda e fica no fundo da panela, 3500 watts, faço levas de 30 litros com sistema biab, então na fervura inicia com uns 40 litros.

Já tinha adicionado açúcar outras vezes e nunca tinha acontecido isto, a resistência ficou tão preta de queimada que vai ser necessário um lixa fina para limpeza pois com bucha e sabão já tentei.

Eu ia descartar a leva, mas o pessoal do grupo do WhatsApp pediu para manter a fermentação e ver o resultado final, somente como experiência.

Estou elevando a temp para 23c e vou deixar assim até o final, vamos ver o que vai dar.

Baratovysk
 
@Guenther, segue conforme prometido

Baratovysk
 

Attachments

  • Panela Cervejeira 4.jpg
    Panela Cervejeira 4.jpg
    206.6 KB · Views: 431
  • Panela Cervejeira 3.jpg
    Panela Cervejeira 3.jpg
    13 KB · Views: 407
  • Panela Cervejeira 2.jpg
    Panela Cervejeira 2.jpg
    179.3 KB · Views: 341
  • Panela Cervejeira 1.jpg
    Panela Cervejeira 1.jpg
    199.6 KB · Views: 369
Cara, realmente estranho... parece ser porque a resistência aparenta ter muito pouca área de contato para uma potência tão alta. Tenho uma de 3000, mas ela parece ser mais grossa, e em formato de W, ou seja, mais longa que essa aí, e com menor potência.
 
@Guenther, com a sua de 3000 watts, você faz levas de que tamanho? Achei uma de 3500 ou 3000, com tubo de 1/2 e ainda posso escolher 1 ou 2 voltas.

Reportando sobre o breja, no teste de ontem, 3 dias de fermentação, o gosto de queimado praticamente sumiu, quase não aparece mais, como prometido para o grupo, vou até o final e postando os resultados, mesmo que seja para jogar fora no final.

Baratovysk
 
Boa tarde Galera,

A queimadinha já esta no Dry, temp de 0,5c, o gosto de queimado ainda existe, pouco mas existe.

Pensei em adicionar um lúpulo saaz e umas sementes de coentro neste momento, o que você acham? será que mascara?

Qual seria o processo correto para se fazer isto?

Baratovysk
 
Acho que não mascara... gosto de queimado é muito persistente e tende a dominar o sabor sempre. Pode ser que adicionando mais ingredientes vc só perca mais. Mas se vc quiser tentar, tudo bem.

Já tive problema de queimado em uma leva, foi pro ralo.

Abraço
 
@Thiago, valeu pelo feedback, já estou decidido, testei agora a pouco e não tem recurso mesmo não, vai ser ralo.

Na verdade deixei o processo rolar para poder ter experiência com o erro e lógico, a esperança é a ultima que morre e neste caso o enterro é amanha cedo. :)

Baratovysk
 
@Thiago, valeu pelo feedback, já estou decidido, testei agora a pouco e não tem recurso mesmo não, vai ser ralo.

Na verdade deixei o processo rolar para poder ter experiência com o erro e lógico, a esperança é a ultima que morre e neste caso o enterro é amanha cedo. :)

Baratovysk

Eh, é triste jogar a cerveja fora, mas tem vezes que não adianta mesmo. Acho válido deixar rolar, também fiz isso, sabendo que provavelmente não tinha volta ainda assim fermentei com um slurry que já estava preparado, até o fim. No meu caso foi tão forte que o fermentador ficou com cheiro de queimado por bastante tempo. :drunk:
 
Back
Top