Montando o primeiro equipamento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

JPianco

Well-Known Member
Joined
Nov 30, 2016
Messages
97
Reaction score
24
Olá! Meu primeiro post depois das devidas apresentações, é claro!;) Estou precisando de ajuda na aquisição do meu primeiro equipamento. Como estou morando atualmente no sudeste do Pará os desafios serão grandes, desde a aquisição dos equipamentos e insumos (entenda-se frete), às altas temperaturas que em média ficam em 37°C durante o dia e 28°C no período noturno... Mas, vamos encarar!
Pretendo ter capacidade para produzir no máximo 30L e por tudo que já li e pesquisei, descartei a ideia de comprar um "kit pronto" preferindo arriscar e contar com a ajuda dos senhores para montar o meu próprio.
Então eis as dúvidas:
1)Para alcançar e manter as temperaturas na mostura e fervura conseguirei usar apenas um fogão desses domésticos ou precisarei de um fogareiro especial ou fogão industrial? Lembrando da alta temperatura ambiente daqui...
2)Recentemente comprei uma geladeira nova e possuo uma geladeira antiga (nem tanto assim, talvez tenha uns 7 anos) da Electrolux, modelo RW34, que vou dedicar exclusivamente para fermentação, maturação, guarda de alguns insumos e também para gelar as cervejas, há algum problema nisso? Risco de contaminação? Posso utilizar controladores do tipo MT512E ou TIC17 normalmente nela? E esses controladores já vem quantos sensores? Dois, um? Desculpem, mas ainda não entendi muito bem como eles são ou funcionam...
3)Pretendo utilizar a técnica com 3 panelas (mostura, filtragem e fervura), porém não sei de quantos fermentadores/maturadores no mínimo eu precisarei... Vai depender do número de brassagens, né? Todos precisam ter airlock e torneira? E poço termométrico? É realmente necessário? Ou posso colar o sensor de temperatura ao lado do fermentador/maturador? e qual o melhor tipo, balde ou bombona? As bombonas me parecem "melhores" no quesito economia de espaço por terem a possibilidade de serem empilhaveis, mas temos outras questões a avaliar como praticidade de transportar, isolamento, fechamento e abertura, enfim...
4)Devido a alta temperatura da água que sai da torneira, mesmo à noite, será que o resfriamento do mosto utilizando um chiller vai ser suficiente? De que outra forma posso resfriar para inserir o fermento?
5)Tenho guardado umas 80 garrafas de tamanhos variados, todas sem rosca, acho que do tipo pry off, qual um bom arrolhador (se possível barato) para este tipo de garrafa? Há algum problema em usar garrafas do tipo twist off? E garrafas verdes da Heineken?
6)Se eu fizer o priming num balde/bombona como verifico a pressão dentro dos mesmos? Utilizando apenas uma garrafa piloto com manômetro como referência?
Bom, sei que já são muitas dúvidas e, mais ainda estarão por vir...
Desde já agradeço a atenção de todos!
 
Olá,
Eu também sou novo tanto no fórum tanto nesse mundo de produção de cervejas especiais , mas vou tentar ajudar com oque aprendi aqui com minha experiência e com as informações colhidas aqui no fórum.

1) Eu fiz o teste e não consegui aquecer a agua na temperatura desejada com o uso de fogão domestico, talvez se voce tiver uma panela maior que consiga usar duas bocas do fogão deve dar, mas eu mesmo comprei um fogçao de alta pressão, aqui na minha cidade que é bem interior de minas consegui por um bom preço R$ 200,00 e da conta do recado e sobra, tente pegar um fogão com pelo menos 8 caulius para distribuir bem o calor.
2)A geladeira velha se tiver funcionando está ótima, no caso de contaminação é quase 0 , pois na teoria o seu fermentador tem que estar perfeitamente vedado ai não tem como o ambiente contaminar sua cerveja, mas se estiver muito suja lava, jogar um pouco de alcool para questão de higiene mesmo. O controlador de um estagio somente deve servir perfeitamente para voce (TIC17 por exemplo) , pois como ai é muito quente tu não iria precisar de uma fonte de calor dentro da geladeira e vem com um sensor que você deve pregar no meio do balde e envolver com um papel aluminio que fica ótimo.
3)Fermentador vai depender de quantos você quer produzir. Airlock ou se não pode usar blow off que é uma mangueira que sai do fermentador para uma copo, vazilha com suluçao sanitizante tbm serve. Torneira se não tiver vai ter q usar um sifão, eu particularmente prefiro torneira muito mais facil para engarrafar , voce pode controlar o fluxo fechar quando quiser. Questão de bombonas ou balde você que escolhe , eu tenho 2 baldes e para empilhar eu comprei um no site cerveja da casa aonde o airlock é lateral ( http://www.cervejadacasa.com/fermentacao/balde-fermentador-com-airlock-lateral)
4) Chiler de imersão ajuda, com essa temperatura alta demora mais a resfriar , já que você vai montar seu equipamento eu sugiro fazer um chiller de contra fluxo , aumenta muito a eficiencia. ([ame]https://www.youtube.com/watch?v=eakk-oK7TeA[/ame] )
5) arrolhador aqueles brancos já da conta do serviço, pode usar o modelo italiano que a vantagem que não precisa firmar numa base igual esses brancos ( http://produto.mercadolivre.com.br/...hadora-italiana-cerveja-artesanal-caseira-_JM ) , usa pry off, as de rosca já li relatos que podem não ficar tão bem fixadas e ficarem sem gás, pelo menos por enquanto acho melhor ficar com as convencionais msm, as garrafas verdes da heineken da pra usar , mas tem que evitar contato das garrafas com a luz , pois pode estragar a cerveja ( esqueci o pq mas so dar uma pesquisada ai que você acha, mas se ficar bem armazenada não tem problemas.
6) Você faz o primming e já engarrafas sua leva, pois se fizer o primming num balde e depois engarrafar na hora do envase tu perderá o CO2, pode fazer o primming no balde mas logo em seguida engarrafa e deixa carbonatar.
Espero ter ajuda um pouco ai.
 
Muito obrigado pela atenção Wander! Talvez a galera tenha lido e achado o post um pouco grande ou com muitas dúvidas bobas e pensado: "Porque esse cara não lê mais o forúm!?" Mas eu tenho lido bastante, porém algumas dúvidas sempre permanecem e o fato de o mecanismo de pesquisa não estar funcionando também não facilita na hora de buscar algo que você já leu, você sabe que tem a resposta à sua dúvida no fórum, mas não consegue achar... Tem que ler todos os tópicos de novo! :confused:
 
Primeiramente, bem vindo ao fórum

Segundamente, vamos lá:
1- Brassagens acima de 10L é muito dificil fazer em fogões que não sejam de alta-pressão, invista num bom fogareiro já de inicio. O mais barato nesse caso não compensa.. tem fogareiros por 60-70 reais, mas que não vai dar conta do recado. Eu aconselhos os caga-fogo, deve sair por uns 160 reais

2- Sobre a geladeira: use a mais potente para fermentar... assim você consegue resfriar seu mosto até ~30°C e deixar que a geladeira faça o resto em poucas horas. Muito prático. Limpe bem sua geladeira de fermentação com água sanitária e sanitize com iodo pra diminuir a incidencia de mofo no balde durante a fermentação. Sim, pode ser usado tranquilamente esses controladores. Ele possuem um sensor que deve medir a temperatura do líquido. Tem alguns tópicos fixos sobre isso..

3- Vamos por parte. Primeiro, seus sistema de brassagem será de 3 panelas, e seu fermentador terá que ser de acordo com sua litragem. Ter um ou dois ou tres fermentadores é de acordo com seu tempo pra se dedicar ao hobby e brassar. Em geral, no seu caso, imagino que dois fermentadores seja interessante, podes maturar num por mais tempo a frio e liberar sua "estufa" pra proxima leva. Particularmente, as bombonas tem melhor acabamento que os baldes (comuns), são normalmente mais grossos e lisos. Ter airlock ou blowoff é sua escolha, blowoff é muito util quando se deixa pouco headspace e tem o krausen pode sair pra fora.

4- Pode ser usada tranquilamente, com o tempo irá melhorando suas técnicas e vai também adaptando seu processo de resfriamento. Podes usar um sistema:

água ->balde com gelo e pré-chiler->chiler->ralo..

gelando sua água da torneira antes de entrar no mosto. Nesse caso, dois chilers de imersão dariam conta do recado, são simples de usar e fácil de limpar, ainda mais pra quem tá começando.

5- Bom arrolhador e barato são aqueles italianos, muito prático por não precisar ficar regulando e também não usar força sobre a garrafa (já quebrei uma assim). Aconselho a usar garrafas mais intactas possiveis, sem riscos por dentro, pois seu sanitizante pode não surtir efeito nesses casos.

6- Baldes e bombonadas não aguentam pressão. Por isso se usa airlock para saida de gas gerado na fermentação, caso contrário, poderia fermentar sob pressão (em inox próprio pra isso). Ao final do processo, você terá sua cerveja pronta porém sem gás. Para isso, se mistura açucar e se faz uma nova fermentação na garrafa. Pra isso, normalmente se transfere o
líquido->verifica o volume->adiciona quantidade adequada de açucar->mistura->envasa e acompanha por uma garrafa piloto (com manômetro). Ao estabilizar, seu refermentação esta completa, está com Co2 dentro que está se dissolvendo dentro do liquido com o passar dos dias

abraço
 
Só tome cuidado com a questão da geladeira...evite ao máximo fermentar 02, 03 bateladas juntas...as temperaturas de atuação da levedura são diferentes...o mesmo vale pela mistura de fermentação/maturação...
 
Obrigado por todas as respostas Rodrigo! E rodfon... Poxa, eu estava justamente pensando em aproveitar o espaço e fazer isso:
"Só tome cuidado com a questão da geladeira...evite ao máximo fermentar 02, 03 bateladas juntas...as temperaturas de atuação da levedura são diferentes...o mesmo vale pela mistura de fermentação/maturação..." :(
De qualquer forma muito obrigado pela dica!
 
Back
Top