Mofo/fungos em geladeira/freezer acima de certa temperatura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rskis

Well-Known Member
Joined
Mar 11, 2015
Messages
52
Reaction score
4
Pessoal, estou na minha segunda brassagem, uma cream ale feita somente com malte pilsen, lúpulo amarillo e fermento US-05.

Minha dúvida é a seguinte. Depois de terminar a fermentação primária em torno de 17-19º, comecei a subir a temperatura. Como fui viajar no feriado da semana passada, deixei a temperatura de sábado até quarta-feira de manhã em 20º, sendo que a primária havia finalizado na sexta-feira. Quando cheguei na quarta-feira fui subindo devagar a temperatura até que ontem de manhã (quinta-feira) coloquei a 23º onde iria deixar até hoje a noite. Até ontem de manhã estava tudo normal, porém acontece que hoje de manhã abri o freezer e havia vários daqueles pontinhos verdes bem característicos de mofo, próximo a tampa do fermentador e tambem na base onde está apoiado o fermentador.

Dei uma limpada com alcool 70 no fermentador e no freezer e já comecei a baixar a temperatura para clarificação. Experimentei a cerveja e está com um leve azedinho, mas esse sabor já estava antes de acontecer isso. Acredito que seja por conta do fermento em suspensão.

As minhas dúvidas são as seguintes:

1. Será que corro o risco de contaminação da leva? Alguém já passou por isso?

2. Sei que há alguns perfis de fermentação com temperatura até mais alta que 23°C. Como fazer para que esses fungos não apareçam na geladeira/freezer para esses casos?

Só mais uma informação. A temperatura ambiente tem variado de uns 18 até uns 27ºC aqui.
 
Pessoal, estou na minha segunda brassagem, uma cream ale feita somente com malte pilsen, lúpulo amarillo e fermento US-05.

Minha dúvida é a seguinte. Depois de terminar a fermentação primária em torno de 17-19º, comecei a subir a temperatura. Como fui viajar no feriado da semana passada, deixei a temperatura de sábado até quarta-feira de manhã em 20º, sendo que a primária havia finalizado na sexta-feira. Quando cheguei na quarta-feira fui subindo devagar a temperatura até que ontem de manhã (quinta-feira) coloquei a 23º onde iria deixar até hoje a noite. Até ontem de manhã estava tudo normal, porém acontece que hoje de manhã abri o freezer e havia vários daqueles pontinhos verdes bem característicos de mofo, próximo a tampa do fermentador e tambem na base onde está apoiado o fermentador.

Dei uma limpada com alcool 70 no fermentador e no freezer e já comecei a baixar a temperatura para clarificação. Experimentei a cerveja e está com um leve azedinho, mas esse sabor já estava antes de acontecer isso. Acredito que seja por conta do fermento em suspensão.

As minhas dúvidas são as seguintes:

1. Será que corro o risco de contaminação da leva? Alguém já passou por isso?

2. Sei que há alguns perfis de fermentação com temperatura até mais alta que 23°C. Como fazer para que esses fungos não apareçam na geladeira/freezer para esses casos?

Só mais uma informação. A temperatura ambiente tem variado de uns 18 até uns 27ºC aqui.


Eu estou tendo fungos no freezer com frequência, ainda não consegui resolver totalmente, mas não contaminou minhas levas. Sugiro borrifar água diluída com água sanitária por dentro do freezer pra matar tudo da próxima vez, ou passar com pano como preferir.
 
Eu tenho quase que constantemente.

Aparece.. eu tiro.. aparece eu tiro... e assim vai.

O fato é que o fermentador é lacrado, ou seja... sem galho.

Abraço,
 
Obrigado pelas respostas pessoal.

@Guenther

Essa é outra pergunta que me faço. Algumas pessoas dizem nem usar mais airlock e deixam o fermentador "semi-tampado" de forma que o CO2 possa sair . Isso quer dizer que o fermentador, para esses casos, não é totalmente lacrado. Considerando que esses fungos/bactérias são microscópicos, essa abertura para saída do CO2 não seria porta de entrada para contaminação através desses fungos?
 
Verdade, pois as minhas últimas o que salvou foi o balde lacrado, pois o mofo do balde tava praticamente na tampa. Meu freezer gera muita água dentro e é um baita problema.
 
Experiência pessoal : Já tive um balde com o conteúdo contaminado porque, propositadamente, deixei a tampa apenas encostada. Haviam 2 baldes na geladeira, e só esse contaminou. Fiz isso pq queria testar essa prática do balde sem lacrar... Nunca mais!
 
Obrigado pelas respostas pessoal.

@Guenther

Essa é outra pergunta que me faço. Algumas pessoas dizem nem usar mais airlock e deixam o fermentador "semi-tampado" de forma que o CO2 possa sair . Isso quer dizer que o fermentador, para esses casos, não é totalmente lacrado. Considerando que esses fungos/bactérias são microscópicos, essa abertura para saída do CO2 não seria porta de entrada para contaminação através desses fungos?

Eu faço isso, mas nunca disse que uso baldes.
 
Eu não uso mais air lock.

Fermento em baldes e em bombonas de água mineral.

Nos baldes eu fecho bem a tampa, mas sem colocar aquela pressão toda que é necessária para lacrar.

Nas bombonas eu coloco a tampa plástica de volta (dá para tirar sem detonar a tampa), faço um pequeno corte com a faca e fecho com papel alumínio por cima, só para não cair nada pelo buraco que eu fiz na tampa.

Já tive leva onde o fermentador (balde) ficou praticamente tomado de mofo por fora, mas por dentro estava tranquilo.

Até hoje está funcionando bem para mim desta forma.
 
Embora o mofo seja uma coisa chata de eliminar porque os esporos são muito resistentes, eles não tem asas, assim como nenhum outro contaminante conhecido.

Então se não cair nada no mosto como água contaminada, ou se vc não deixar o mosto completamente exposto, ventilando em um lugar muito contaminado com bolor, nada vai acontecer.

Um pano embebido em água sanitária é a melhor solução pra remover o bolor das paredes da geladeira ou da parte externa do fermentador.
 
Conte-me mais sobre. hahaha
Usa o que, Kurt?

Eu uso tanques de água, daqueles retangulares de 22L com tampa rosqueável e anel de vedação (parece um tanque de gasolina externo de Jeep). Deixo apenas a tampa mal rosqueada, de forma que a pressão interna possa sair quando aumenta.
 
Obrigado ao pessoal que postou, foi muito esclarecedor e bom também para o debate.

Experimentei a cerveja ontem, depois de limpo o balde, e parece que realmente não tem nada de errado.
 
Ufa..

Acordei hoje e vi os mofos no balde... quase chorei achando que tinha perdido a cerveja...

Notei que quando comecei a subir a temperatura formou agua pela geladeira e pelo balde... acumulo de liquido por condensação, acredito...

Vou pesquisar uma forma de manter mais seco...
 
Ufa..

Acordei hoje e vi os mofos no balde... quase chorei achando que tinha perdido a cerveja...

Notei que quando comecei a subir a temperatura formou agua pela geladeira e pelo balde... acumulo de liquido por condensação, acredito...

Vou pesquisar uma forma de manter mais seco...

Eu estive pensando em silica gel... vendem pacotes de 1,5kg pra gatos, em lugar das areias de argila tradicional. Vi que muitos gringos usam nos kegerators... talvez seja uma tentativa válida. Porém ia precisar secar a silica toda vez que fosse colocar uma nova leva pra fermentar.
 
Eu estive pensando em silica gel... vendem pacotes de 1,5kg pra gatos, em lugar das areias de argila tradicional. Vi que muitos gringos usam nos kegerators... talvez seja uma tentativa válida. Porém ia precisar secar a silica toda vez que fosse colocar uma nova leva pra fermentar.

Uma boa a Silica

vou tentar
 
Uso um pouco de silica em meu equipamento de fotografia, para deixar o ambiente menos úmido.

Pra secar é só espalhar numa assadeira e colocar no forno com fogo baixo por alguns minutos. Não é dificil.

Acho válido, ao invez da silica, aqueles produtos "Secar" que coloca em armários. Tem um para geladeira.

Abcs
 
O que eu fiz com ótimo resultado foi borrifar iodophor nas paredes da geladeira com o mesmo borrifador que uso nos equipamentos. Só depois de umas 2 ou 3 brassagens (quase 2 meses) apareceu de novo, e só em pontos isolados (aonde escorre água do congelador da geladeira, quando degela).

Lavei os pontos e borrifei de novo, e novamente parou.

Detalhe, acho que o peracético não deve sustentar muito não, ele estraga logo.
Mas com o iodophor funcionou super bem.
 
minha geladeira tenho 50 pacotes de silica gel espalhadas por toda ela nunca deu um mofo sequer o cheiro é impecavel sempre que abro umas borrifadas de alcool 70 e iodofor já fica em cima da geladeira de prontidao e olhe que a minha geladeira é velha pra cacete
 
O que eu fiz com ótimo resultado foi borrifar iodophor nas paredes da geladeira com o mesmo borrifador que uso nos equipamentos. Só depois de umas 2 ou 3 brassagens (quase 2 meses) apareceu de novo, e só em pontos isolados (aonde escorre água do congelador da geladeira, quando degela).

Lavei os pontos e borrifei de novo, e novamente parou.

Detalhe, acho que o peracético não deve sustentar muito não, ele estraga logo.
Mas com o iodophor funcionou super bem.

Eu sempre tive esse problema com mofo e bolor no freezer quando começava a ir pra secundária. Nas duas últimas brassagens também borrifei todas as paredes e tampa do freezer com iodofor e não sequei, deixei escorrer e secar sozinho e não apareceu mais nenhum indicio de mofo.
 
Back
Top