Minha receite single hopped de APA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Nov 26, 2015
Messages
14
Reaction score
2
Pessoal, será a minha 6ª brassagem, a primeira que pretendo fazer dry hopping.

Serão 25L de APA single hopped

OG 1058
FG 1015
ABV 5,6%
cor 26 EBC
IBU 42
Bitternes ratio 0,72

6,6kg de malte pale ale Weyermann
1,0kg de malte caramunich III Weyermann

Brassar por uns 90min a 67ºC
Lavagem do mosto

40g de lúpulo Citra aos 60min
10g de lúpulo Citra aos 10min
50g de lúpulo Citra aos 0min

50g de lúpulo Citra por 4 dias (pretendo colocar o lúpulo 4 dias antes de eu engarrafar).

Para fermentação 02 pacotes de US-05 a 17-18ºC.

Críticas, sugestões, comentários.
Obrigado desde já.
 
Pessoal, será a minha 6ª brassagem, a primeira que pretendo fazer dry hopping.

Serão 25L de APA single hopped

OG 1058
FG 1015
ABV 5,6%
cor 26 EBC
IBU 42
Bitternes ratio 0,72

6,6kg de malte pale ale Weyermann
1,0kg de malte caramunich III Weyermann

Brassar por uns 90min a 67ºC
Lavagem do mosto

40g de lúpulo Citra aos 60min
10g de lúpulo Citra aos 10min
50g de lúpulo Citra aos 0min

50g de lúpulo Citra por 4 dias (pretendo colocar o lúpulo 4 dias antes de eu engarrafar).

Para fermentação 02 pacotes de US-05 a 17-18ºC.

Críticas, sugestões, comentários.
Obrigado desde já.

Vejo problema em dois pontos:

1) Muito caramunich III,isso pode dar um sabor caramelo que ofusque um pouco o brilho dos lúpulos.Eu usaria metade desse valor ou até menos.

2) É um desperdício usar citra para amargor aos 60 min,pois os aromas serão quase que completamente perdidos durante a fervura.Use um lúpulo de amargor como Magnum,é bem mais barato e dá um amargor muito limpo.

Fora isso,acho que tá beleza.
 
Como sua receita é realmente single hop, eu não excluiria o Citra pro amargor. Uma alternativa seria fazer essa adição aos 30 minutos, mas isso diminuirá seu IBU. A outra é fazer um first wort hopping com ele (dê uma pesquisada sobre a técnica, bem simples), pois terá um amargor mais arredondado e o sabor do citra equivalente a uma adição de 20 minutos, aproximadamente... Eu reduziria o Caramunich, como o amigo lá em cima sugeriu. Você não quer que a doçura do malte bata de frente com o teu lúpulo.
 
Qual as porcentagens dos maltes? Na minha APA deixo com 30 a 35 IBU mas aí vai da preferência.
 
Vejo problema em dois pontos:

1) Muito caramunich III,isso pode dar um sabor caramelo que ofusque um pouco o brilho dos lúpulos.Eu usaria metade desse valor ou até menos.

2) É um desperdício usar citra para amargor aos 60 min,pois os aromas serão quase que completamente perdidos durante a fervura.Use um lúpulo de amargor como Magnum,é bem mais barato e dá um amargor muito limpo.

Fora isso,acho que tá beleza.
Obrigado pelo retorno.

1) Pois é. Esse caramunich iii entrou para eu "escurecer" a receita com a menor quantidade de malte especial possível.
Será que existe algum malte mais neutro que influencie menos no sabor?

2) essa questão do citra para amargor, será que seria só desperdício mesmo ou corro o risco de não alcançar um amargor legal?



Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
 
Como sua receita é realmente single hop, eu não excluiria o Citra pro amargor. Uma alternativa seria fazer essa adição aos 30 minutos, mas isso diminuirá seu IBU. A outra é fazer um first wort hopping com ele (dê uma pesquisada sobre a técnica, bem simples), pois terá um amargor mais arredondado e o sabor do citra equivalente a uma adição de 20 minutos, aproximadamente... Eu reduziria o Caramunich, como o amigo lá em cima sugeriu. Você não quer que a doçura do malte bata de frente com o teu lúpulo.

Obrigado pelo retorno.

Vou pesquisar essa técnica.
Mas você diz substituir a adição dos 60 para aos 30?

Fico preocupado em o citra não dar um amargor legal para o nivel da receita. Já penso em adicionar outro mais especifico para amargor, mas ainda aberto a sugestões.
 
Tenho usado muito o Zeus para amargor. 16,5% de alfa ácidos e sempre FWH.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Obrigado pelo retorno.

1) Pois é. Esse caramunich iii entrou para eu "escurecer" a receita com a menor quantidade de malte especial possível.
Será que existe algum malte mais neutro que influencie menos no sabor?

2) essa questão do citra para amargor, será que seria só desperdício mesmo ou corro o risco de não alcançar um amargor legal?



Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk

Em termos de malte caramelo,eu acho que peloo nível de cor,o caramunich III é um bom candidato.Mas ele vai te dar um aroma caramelo mais forte.
Se você curte uma apa com mais presença desse elemento,então não veria problemas.Mas se você quiser priorizar os lúpulos,aí você pode pensar em baixar essa quantidade de caramunich III e usar um malte tipo carafa em baixíssimas quantidade só para ajustar a cor;ele contribui muito pouco para sabor,mas aumenta bastante a cor .

Quanto ao citra,não me preocuparia,ele é um lúpulo com alto alfa ácido,deve dar um amargor bacana,mas como disse,eu o guardaria para adições tardias e dry hopping.
 
Obrigado pelo retorno.

Vou pesquisar essa técnica.
Mas você diz substituir a adição dos 60 para aos 30?

Fico preocupado em o citra não dar um amargor legal para o nivel da receita. Já penso em adicionar outro mais especifico para amargor, mas ainda aberto a sugestões.

Sim, uma das opções, fora o first worth hopping, é fazer a adição aos 30 minutos ao invés de aos 60. Você terá que usar mais lúpulo para ter a mesma quantidade de amargor, mas será um amargor de melhor qualidade e com algum sabor do lúpulo. Na minha opinião, first wort hopping é sempre melhor para cervejas lupuladas, pois a quantidade de lúpulo é praticamente a mesma de uma adição de 60 minutos, a qualidade do amargor é melhor e você ganha um monte de sabor :)
 
Sim, uma das opções, fora o first worth hopping, é fazer a adição aos 30 minutos ao invés de aos 60. Você terá que usar mais lúpulo para ter a mesma quantidade de amargor, mas será um amargor de melhor qualidade e com algum sabor do lúpulo. Na minha opinião, first wort hopping é sempre melhor para cervejas lupuladas, pois a quantidade de lúpulo é praticamente a mesma de uma adição de 60 minutos, a qualidade do amargor é melhor e você ganha um monte de sabor :)

Pra te ver como a percepção varia de cada pessoa.. eu noto um gosto gramíneo bem incômodo nas vezes que tentei deixar o amargor todo nas adições tardias... ja repeti duas receitas iguais com o mesmo lúpulo e ficou com esse gosto final. Pode ser a receita de session ipa desequilibrado pra baixo também, ou a tal característica de excesso de lúpulo em sabor.
 
2 pacotes de fermento? É isso tudo mesmo?


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
2 pacotes de fermento? É isso tudo mesmo?


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
Para 25l com 1,058 de OG, sem starter, sim é isso mesmo.
Se você quer ter células de levedura para uma fermentação tranquila, sem estressar elas, sem underpitch, vai nesta conta, principalmente se não hidratar bem o fermento.
Se não quiser usar dois pacotes, terás que escolher entre um pequeno underpitch (possível) ou fazer starter.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Em termos de malte caramelo,eu acho que peloo nível de cor,o caramunich III é um bom candidato.Mas ele vai te dar um aroma caramelo mais forte.
Se você curte uma apa com mais presença desse elemento,então não veria problemas.Mas se você quiser priorizar os lúpulos,aí você pode pensar em baixar essa quantidade de caramunich III e usar um malte tipo carafa em baixíssimas quantidade só para ajustar a cor;ele contribui muito pouco para sabor,mas aumenta bastante a cor .

Quanto ao citra,não me preocuparia,ele é um lúpulo com alto alfa ácido,deve dar um amargor bacana,mas como disse,eu o guardaria para adições tardias e dry hopping.

Obrigado pelas dicas.
Realmente nesta receita eu gostaria de experimentar sem a presença do sabor caramelo.
Simulei no Beersmith com o Carafa e realmente, a quantidade para chegar no EBC desejado é beeem menor, vou usar a dica. Muito obrigado pela ajuda.
 
Sim, uma das opções, fora o first worth hopping, é fazer a adição aos 30 minutos ao invés de aos 60. Você terá que usar mais lúpulo para ter a mesma quantidade de amargor, mas será um amargor de melhor qualidade e com algum sabor do lúpulo. Na minha opinião, first wort hopping é sempre melhor para cervejas lupuladas, pois a quantidade de lúpulo é praticamente a mesma de uma adição de 60 minutos, a qualidade do amargor é melhor e você ganha um monte de sabor :)

Dei uma pesquisada e realmente é uma técnica simples, vou utiliza-la.

Mas agora estou com duas dúvidas:

1) concordei em usar o FWH e fazer adição de lúpulo aos 30 min. Nesse caso é preciso fazer a fervura por 60 minutos? Pensei em adicionar o lúpulo na troca de panelas, assim que começar a fervura vigorosa adicionar o lúpulo dos 30min. O que vou estar deixando passar se não ferver por 60min?

2) sobre a distribuição dos lúpulos:
30g no First Wort
20g aos 30min
10g aos 15min
25g aos 0 min (diminui as 50g para 25g devido ao $$$)
25g no Dry Hop nos ultimos 4 dias antes de envasar.
 
Dei uma pesquisada e realmente é uma técnica simples, vou utiliza-la.

Mas agora estou com duas dúvidas:

1) concordei em usar o FWH e fazer adição de lúpulo aos 30 min. Nesse caso é preciso fazer a fervura por 60 minutos? Pensei em adicionar o lúpulo na troca de panelas, assim que começar a fervura vigorosa adicionar o lúpulo dos 30min. O que vou estar deixando passar se não ferver por 60min?

2) sobre a distribuição dos lúpulos:
30g no First Wort
20g aos 30min
10g aos 15min
25g aos 0 min (diminui as 50g para 25g devido ao $$$)
25g no Dry Hop nos ultimos 4 dias antes de envasar.
Se quer economizar no lúpulo, troque os dá adição do FWH por um com alto percentual de alfa ácidos mais baratos como o Zeus, Nugget, etc. Assim sobra mais para investir nas cargas de aroma e sabor.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Olá,

Sugiro tirar o Caramunich III e fazer com Caramunich II e um pouco de Carapils.

Valeu
Vitor R
 
Pra te ver como a percepção varia de cada pessoa.. eu noto um gosto gramíneo bem incômodo nas vezes que tentei deixar o amargor todo nas adições tardias... ja repeti duas receitas iguais com o mesmo lúpulo e ficou com esse gosto final. Pode ser a receita de session ipa desequilibrado pra baixo também, ou a tal característica de excesso de lúpulo em sabor.

Estranho, Rodrigo, na minha experiência geralmente acontece esse sabor gramíneo quando os lúpulos ficam muito tempo na panela de fervura (mais de 90 min) ou no fermentador (mais de 2 semanas). Pegar o amargor nas adições tardias é parte da receita de muitas New England IPAs e mesmo de IPA's comuns e APAs por aí. Qual o lupulo que voce usou?
 
Dei uma pesquisada e realmente é uma técnica simples, vou utiliza-la.

Mas agora estou com duas dúvidas:

1) concordei em usar o FWH e fazer adição de lúpulo aos 30 min. Nesse caso é preciso fazer a fervura por 60 minutos? Pensei em adicionar o lúpulo na troca de panelas, assim que começar a fervura vigorosa adicionar o lúpulo dos 30min. O que vou estar deixando passar se não ferver por 60min?

2) sobre a distribuição dos lúpulos:
30g no First Wort
20g aos 30min
10g aos 15min
25g aos 0 min (diminui as 50g para 25g devido ao $$$)
25g no Dry Hop nos ultimos 4 dias antes de envasar.

Não sei se entendi bem sua pergunta. Você quer adicionar o lúpulo dos 30 minutos assim que começar a fervura mais intensa, e depois de 30 minutos terminar a fervura, é isso?

É perfeitamente possível fazer uma fervura de 30 minutos, porém eu não recomendo se vc não souber exatamente o que vai ganhar com ela. Pra atingir teu IBU original, precisaria usar mais lúpulo, pois teu lúpulo do FWH não terá tempo de ter todos seus alfa ácidos isomerisados, ou seja, vai extrair menos amargor que numa fervura de 60 minutos. Eu nunca fiz a de 30 minutos para comparar. Mas sei q a fervura de 60 minutos é importante pra muitas coisas, evaporar DMS (off flavor de milho cozido), precipitar proteínas (hot break), atingir sua densidade final da cerveja, tornar o mosto mais claro e mais limpo... Pra mais informações dê uma lida nesse artigo e decida se prefere usar: http://brulosophy.com/2015/03/11/the-impact-of-boil-length-ale-exbeeriment-results/

Eu, com essa receita na mão, deixaria toda a adição de amargor pro FWH e iria jogar essa adição dos 30 minutos pros 0 minutos.
 
Back
Top