Minha cerveja não atenua.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Sei que o tópico já deu uma desviada do original, mas ideal pra sua pergunta seria criar um tópico novo, até pra facilitar a busca de pessoas que tem a mesma dúvida que vc.

Sobre a stout: que mal teria? Cervejas escuras/maltadas/alcoolicas tendem a ser favorecidas por maturações mais longas. Imagino que com 7 meses esteja deliciosa! Queria eu ter espaço no ap pra maturar uma cerveja por mais tempo rs.

Uma coisa que vc pode cuidar é adicionar mais levedura pra garantir a refermentação. Com 7 meses é bem capaz da levedura já ter feito autólise. Não sei bem a quantidade, mas sei que é bem pouquinho. De repente alguém que já fez responde por aqui.
 
Vou aproveitar o post para fazer uma pergunta.

Alguém já corrigiu uma baixa atenuação usando enzima amiloglucosidase??

Vou criar um exemplo: Tenho uma breja cravada a 1.020 e tinha uma OG de 1.055. Desejo chegar perto de 1.010. Sabemos que um produto como Attenuzyme Pro ou o Prodooze AMG, na proporção de 2g/20L ajuda a secar tudo. Se eu jogo 1g ou menos, consigo atingir essa densidade desejada??
 
Vou aproveitar o post para fazer uma pergunta.

Alguém já corrigiu uma baixa atenuação usando enzima amiloglucosidase??

Vou criar um exemplo: Tenho uma breja cravada a 1.020 e tinha uma OG de 1.055. Desejo chegar perto de 1.010. Sabemos que um produto como Attenuzyme Pro ou o Prodooze AMG, na proporção de 2g/20L ajuda a secar tudo. Se eu jogo 1g ou menos, consigo atingir essa densidade desejada??


Eu não tenho a menor idéia... não conheço, mas sendo sincera, minha cerveja não vai nada além dos maltes, lúpulos. Não uso whirlfock ou qualquer outro produto por ignorância e por querer manter simples. Mas o assunto é bom.... deve render um bom post. Prost!
 
Vou aproveitar o post para fazer uma pergunta.

Alguém já corrigiu uma baixa atenuação usando enzima amiloglucosidase??

Vou criar um exemplo: Tenho uma breja cravada a 1.020 e tinha uma OG de 1.055. Desejo chegar perto de 1.010. Sabemos que um produto como Attenuzyme Pro ou o Prodooze AMG, na proporção de 2g/20L ajuda a secar tudo. Se eu jogo 1g ou menos, consigo atingir essa densidade desejada??

Camarada, eu particularmente nunca vou usar uma parada dessas.

De toda forma, pelo o que entendi, isso é mais recomendado em escala industrial; Corrige a atenuação se for por conta de problemas na mostura, baixa conversão do amido e/ou se houver amido no mosto. Ou seja, se o problema for relacionado à levedura o efeito pode não ser efetivo; e, principalmente, é pra usar Umas 5 vezes menos do que vc citou na pergunta.


CARACTERÍSTICAS:
Enzima amiloglucosidase (ou AMG ou glucoamilase) para hidrólise mais completa do amido. Tem capacidade de quebrar as ligações a-1,4 e a-1,6 das cadeias de amilopectina, levando à conversão de dextrinas em açúcares fermentescíveis. Amplia a hidrólise do amido além da capacidade da alfa- e beta-amilases presentes no malte. Ideal para maximizar a conversão do amido em açucares fermentáveis, resultando numa cerveja mais seca (baixo corpo) e com maior teor alcoólico. Tipicamente usada para produção de cervejas secas, como Brut IPA ou cervejas light, por exemplo. Também usada para hidrólise do amido que tenha eventualmente permanecido no mosto após a mosturação.

BENEFÍCIOS DE USO NA MOSTURA:
Dosar durante a arriada do malte, após metade da arriada. Dosagem normal: entre 250 e 1200 ml enzima/ton de malte. A Prodooze AMG tem temperatura ótima de 60°C, portanto para maximizar a fermentabilidade do mosto, prolongar repouso a 60°C. Uma forma de maximizar a quebra do amido é o aumento da dosagem para até 5kg/ton malte.

BENEFÍCIOS DE USO NA FERMENTAÇÃO/MATURAÇÃO:
Para maximização da hidrólise do amido é recomendada a dosagem no mosto frio de 2 a 5 ml/hl. Tipicamente, para cervejas Brut, se faz uma dosagem de 1000 ml/ton na mostura acrescida de 2 ml/hl na fermentação.

Estocar em local fresco e seco abaixo de 20°C, preferência refrigerado. Validade: 1 ano

CUIDADOS:
Enzimas podem causar irritação na pele ou nos olhos e a inalação dos vapores pode causar irritação em indivíduos mais suscetíveis. Utilizar equipamentos de proteção individual para evitar o contato com a pele e os olhos, e a inalação de vapores do produto.

Enzimas são coadjuvantes de tecnologia: produtos utilizados para auxiliar o processo produtivo, melhorando sua eficiência e/ou melhorando a qualidade da cerveja produzida. Estão permitidos pela ANVISA na RDC 64 / 2011 e seu uso dispensa declaração no rótulo da cerveja.”

fonte:Amiloglucosidase Prodooze AMG 30gProdoozeMaria Cervejeira | Mantendo Viva a Arte de Fazer Cerveja

Abração!
 
Last edited:
Camarada, eu particularmente nunca vou usar uma parada dessas.

De toda forma, pelo o que entendi, isso é mais recomendado em escala industrial; Corrige a atenuação se for por conta de problemas na mostura, baixa conversão do amido e/ou se houver amido no mosto. Ou seja, se o problema for relacionado à levedura o efeito pode não ser efetivo; e, principalmente, é pra usar Umas 5 vezes menos do que vc citou na pergunta.


CARACTERÍSTICAS:
Enzima amiloglucosidase (ou AMG ou glucoamilase) para hidrólise mais completa do amido. Tem capacidade de quebrar as ligações a-1,4 e a-1,6 das cadeias de amilopectina, levando à conversão de dextrinas em açúcares fermentescíveis. Amplia a hidrólise do amido além da capacidade da alfa- e beta-amilases presentes no malte. Ideal para maximizar a conversão do amido em açucares fermentáveis, resultando numa cerveja mais seca (baixo corpo) e com maior teor alcoólico. Tipicamente usada para produção de cervejas secas, como Brut IPA ou cervejas light, por exemplo. Também usada para hidrólise do amido que tenha eventualmente permanecido no mosto após a mosturação.

BENEFÍCIOS DE USO NA MOSTURA:
Dosar durante a arriada do malte, após metade da arriada. Dosagem normal: entre 250 e 1200 ml enzima/ton de malte. A Prodooze AMG tem temperatura ótima de 60°C, portanto para maximizar a fermentabilidade do mosto, prolongar repouso a 60°C. Uma forma de maximizar a quebra do amido é o aumento da dosagem para até 5kg/ton malte.

BENEFÍCIOS DE USO NA FERMENTAÇÃO/MATURAÇÃO:
Para maximização da hidrólise do amido é recomendada a dosagem no mosto frio de 2 a 5 ml/hl. Tipicamente, para cervejas Brut, se faz uma dosagem de 1000 ml/ton na mostura acrescida de 2 ml/hl na fermentação.

Estocar em local fresco e seco abaixo de 20°C, preferência refrigerado. Validade: 1 ano

CUIDADOS:
Enzimas podem causar irritação na pele ou nos olhos e a inalação dos vapores pode causar irritação em indivíduos mais suscetíveis. Utilizar equipamentos de proteção individual para evitar o contato com a pele e os olhos, e a inalação de vapores do produto.

Enzimas são coadjuvantes de tecnologia: produtos utilizados para auxiliar o processo produtivo, melhorando sua eficiência e/ou melhorando a qualidade da cerveja produzida. Estão permitidos pela ANVISA na RDC 64 / 2011 e seu uso dispensa declaração no rótulo da cerveja.”

fonte:Amiloglucosidase Prodooze AMG 30gProdoozeMaria Cervejeira | Mantendo Viva a Arte de Fazer Cerveja

Abração!
Bom conteúdo, FelGuara. Bem bacana.

Tb não vejo muito lugar pra isso no dia-a-dia do cervejeiro caseiro. Acho que faz sentido quando se mira um estilo extremamente seco , onde não se deseja uma levedura que faça isso por conta própria pois sua expressão sensorial se torna indesejável ou para mostos propositalmente reduzidos de enzimas (como é comum em destilarias).
 
Vou aproveitar o post para fazer uma pergunta.

Alguém já corrigiu uma baixa atenuação usando enzima amiloglucosidase??

Vou criar um exemplo: Tenho uma breja cravada a 1.020 e tinha uma OG de 1.055. Desejo chegar perto de 1.010. Sabemos que um produto como Attenuzyme Pro ou o Prodooze AMG, na proporção de 2g/20L ajuda a secar tudo. Se eu jogo 1g ou menos, consigo atingir essa densidade desejada??

Olá @Excuse my french!

Sugiro pesquisar no fórum os temas "fermentação presa" e/ou "under pitch".

Com certeza o problema está no seu processo de fermentação e não nos ingredientes ou adjuntos.

Saúde!
 
Agradeço as respostas.

Meu post era só um exemplo teórico para saber se cervejeiros caseiros usavam recursos "industriais" hoje disponíveis em brewshops, e nesse caso especifico amiloglucosidase para solucionar um problema pontual. 😉
 
Agradeço as respostas.

Meu post era só um exemplo teórico para saber se cervejeiros caseiros usavam recursos "industriais" hoje disponíveis em brewshops, e nesse caso especifico amiloglucosidase para solucionar um problema pontual. 😉

Já utilizei enzima amiloglucosidase (ATTENUZYME PRO) por um problema na brassagem. A fermentação havia parado em 1.016 e o alvo era 1.010. Depois de ficar dois dias em 1.016, adicionei 8 gotas (menos de 0,5 ml) no fermentador. Após algumas horas, depois da adição da enzima, a fermentação voltou (airlock voltou a atividade) e desceu até 1.009 e estabilizou. O volume no fermentador era de 41 litros.

Recomendo ir com muito cuidado na dosagem, se for para corrigir um pouco a FG. Vai adicionando aos poucos.
 
Back
Top