Minha cerveja ficou horrível 😔

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Daiana

Member
Joined
Oct 26, 2021
Messages
16
Reaction score
2
Location
Urussanga SC
Olá pessoal se puderem opinar agradeço.
Receita APA.. malte pale Ale 95% malte cor 5%. . 3 lúpulos.
Usei água mineral, sem correções.
Brassagem com rampa nos 68°, por 1h e meia.
Mash out 78°.
Toda brassagem o mosto ficou circulando, da torneira em baixo pra passar pelo termômetro e sair o mosto em cima novamente pra panela.
Filtração de grãos foi um tempo maior quase 2h.
Fervura ok, 1h
Fermentação ok, por 10 dias, mas foi tranquila.
Dry hopping 16°
Maturação por 10 dias a 3°.
Envasei com priming 5,6g açúcar por litro.
Quando fui abrir a garrafa muito turva, aroma normal, mas sabor muito forte de levedura, caramelo e com final metálico.
Sanitizei todo equipamento e garrafas com Kalyclean s 390, 15 ml pra 50litros de água. Sem enxague.
Se puderem me ajudem. Obrigada.
Foto e vídeo anexo.
 

Attachments

  • IMG_20211104_183541056.jpg
    IMG_20211104_183541056.jpg
    25.8 KB · Views: 39
  • VID_20211104_183449019.mp4
    36.8 MB
Caras, difícil saber heim... Vai ter que fazer de novo pra descobrir aonde foi o erro.
Dicas (com base na minha experiência e opinião)
- Você fez maturação a 3º no fermentador? Movimentou ele antes de envasar?
- Aparentemente, faltou um cold pra dar uma limpada. Talvez por conta disso o gosto de levedura
- Como eu faço? com mostura a 63º, DH no 7º dia, deixe por 3 dias em temperatura ambiente e faça um cold de 5 dias se possível a 0º, envase e deixe em ambiente por 7-10 dias com 5g de açúcar por garrafa (compre os sachês que dá certinho). Assim que eu faço, e nunca deu ruim. Ah, lúpulos somente aos 60' e 20'.
 
Sim maturação no fermentador sem mexer a cerveja.
Quando envasei tbm não mexi no fermentador, fui tirando só o q saia pela torneira pra não vim sujeira junto.
Minhas principais suspeitas, sanitizante com alta dosagem, ou oxidação, porque ficou tempo o mosto circulando na brassagem e na filtração.
👍👍👍
Alguém já provou cerveja oxidada?
 
Não acho que uma oxidação seria tão evidente tão cedo.
Me parece cerveja "verde", muito nova. Mais alguns dias em temp ambiente , pelo menos dois dias de geladeira na vertical e servir sem levar borra... Deve ficar bem mais interessante.
 
Sim entendi.
Provarei novamente daqui uns dias.
Vou tentar uma nova leva pra ver.
Vou trocar o sanitizante, e diminuir tempo em contato com o ar.
Obg👍
 
Sim entendi.
Provarei novamente daqui uns dias.
Vou tentar uma nova leva pra ver.
Vou trocar o sanitizante, e diminuir tempo em contato com o ar.
Obg👍
Onde verificou essa dosagem do sanitizante? Aqui eu uso 0,8/1ml por litro de água, que é a indicação do fabricante. Uso esse mesmo sanitizante desde sempre (2017) e nunca tive problemas.
Não acredito que tenha oxidado pela recirculação, ainda que tenha estudos sobre oxidação antes da fervura, o principal problema é depois de fermentada.
Dá mais uns dias pra ela em pé na geladeira.
E nas próximas tenta fazer o cold a 0/1° e deixar o mais simples possível, sem DH, pq aí fica mais fácil de não errar.
 
Hmmm show obrigada pela dica.
Sim farei 👍.
A dosagem do sanitizante foi da loja que compro os insumos.
 
É difícil opinar sobre off-flavors, pois é quse sempre difícil descrevê-los. Sem contar que cada pessoa tem uma percepção diferente. Mas vão aqui meus pitacos baseado em como suponho que a cerveja tenha ficado.
- A descrição de sabor metálico quase sempre está associado a oxidação. Apesar de ser muito difícil que aconteça na fase quente, é possível. Principalmente se a vazão tiver sido muito alta (maior agitação do líquido favorecendo a mistura com os gases do ambiente). A recirculação durante a mostura é legal, mas recomendo fazê-la com baixa vazão. Além do que você fez a filração por quase 2h! Mais 90 min de mostura dá umas 3,5h recirculando;
- Como já dito anteriormente pelos colegas, dê uma olhada com carinho no uso do sanitizando. Não conheço este, mas pode conter substâncias reagentes com componentes da cerveja e acabem gerando esses off-flavors;
- Má qualidade dos insumos, principalmente no que diz respeito a armazenamento. Maltes quando não armazenados adequadamente podem acumular fungos, ficarem quebradiços e começarem a oxidar (da mesma forma, maltes moídos guardados por muito tempo). E como você fez uma APA, imagino que tenha usado lúpulos em quantidades suficientes para serem bem perceptíveis. Se esses lúpulos não estiverem bons, seus defeitos serão levados para a cerveja em forma de sabores ruins;
- Por fim, quando falamos de off-flavors sempre há a possibilidade de contaminação. Por leveduras selvagens em suspensão no ar, em alguma mangueira de passgem do mosto, enfim, há muitas possibilidades. Vale dar uma revisda na limpeza e sanitização do equipamento.

Espero ter contribuído, mesmo citando pontos genéricos que não necessariamente se associarão ao seu processo. Mas vale a atenção.

Abraços.
 
Na verdade te passei a informação errada, a indicação do fabricante é de 4ml a 10ml por litro, só que com enxágue depois.
Sempre usei 1ml/l sem enxágue, só deixando escorrer.
Se procurar aqui no fórum vai achar o que mais cervejeiros usam.
E no fundo fazer cerveja é isso, tu pega a opinião de vários e faz do jeito que achar melhor.
Outra coisa, já que tu usa recirculação contínua, não consegues um fundo falso ou saco pra já fazer a filtragem junto?
Eu faço contínua com fundo falso, faltando 15 minutos pro mash out eu não mexo mais na cama de grãos, já sai filtrada pra panela de fervura.
 
Então, sou bem criteriosa quanto a limpeza do equipamento, mangueiras, conexões e tudo o q posso, lavo, depois fervo, depois uso sanitizante.
E concordo muito com tudo o que vc disse sim!
Meus planos como ja falei, vou fazer uma nova leva, diminuir tempo de circulações pra evitar o oxigenio. Mudar o sanitizante pra teste. E caso venha apresentar os mesmos problemas, em uma proxima leva vou comprar insumos em outra loja.
Vcs sabem me dizer se os insumos vendidos na internet são de qualidade?
tavam pesquisando no site do Lamas...
Se alguem tiver alguma recomendação....
 
Na verdade te passei a informação errada, a indicação do fabricante é de 4ml a 10ml por litro, só que com enxágue depois.
Sempre usei 1ml/l sem enxágue, só deixando escorrer.
Se procurar aqui no fórum vai achar o que mais cervejeiros usam.
E no fundo fazer cerveja é isso, tu pega a opinião de vários e faz do jeito que achar melhor.
Outra coisa, já que tu usa recirculação contínua, não consegues um fundo falso ou saco pra já fazer a filtragem junto?
Eu faço contínua com fundo falso, faltando 15 minutos pro mash out eu não mexo mais na cama de grãos, já sai filtrada pra panela de fervura.
Boa ideia Rodrigo, sim uso fundo falso tbm, mas fazia o mash out e em seguida mais o tempo da filtração.
Mas é uma boa pra diminuir o tempo da recirculação sim, fazer junto.
obrigada mesmo!!!
 
Então, sou bem criteriosa quanto a limpeza do equipamento, mangueiras, conexões e tudo o q posso, lavo, depois fervo, depois uso sanitizante.
E concordo muito com tudo o que vc disse sim!
Meus planos como ja falei, vou fazer uma nova leva, diminuir tempo de circulações pra evitar o oxigenio. Mudar o sanitizante pra teste. E caso venha apresentar os mesmos problemas, em uma proxima leva vou comprar insumos em outra loja.
Vcs sabem me dizer se os insumos vendidos na internet são de qualidade?
tavam pesquisando no site do Lamas...
Se alguem tiver alguma recomendação....
Em São Paulo compro no eBrewshop, que é perto da minha casa. Além deste, recomendo o Prazeres da Casa também. Sempre produtos muito bons. Quanto ao Lamas, tem muitos anos que não compro lá. Mas vale a pena aguardar recomendação de outras pessoas.
 
Oi Daiana,

Comentários / algumas perguntas:
- Turbidez deve melhorar deixando as garrafas em pé na geladeira por uns 5 dias pelo menos, igual o pessoal já comentou aqui. Quantos dias de priming?
- Vc utilizou whirlfloc no final da fervura?
- O que vc quer dizer com sabor muito forte de levedura?
- Qual sanitizante e qual dosagem vc usou?
- Qual levedura?
- Algum problema na filtratação para levar 2 horas? Vc usa bazooka ou fundo falso?
- Final metálico pode ser tanto da oxidação ou de algum equipamento com algum foco de ferrugem, como é seu equipamento?
 
Em São Paulo compro no eBrewshop, que é perto da minha casa. Além deste, recomendo o Prazeres da Casa também. Sempre produtos muito bons. Quanto ao Lamas, tem muitos anos que não compro lá. Mas vale a pena aguardar recomendação de outras pessoas.
Aham vou aguardar...
Sou de SC, litoral sul...
 
Oi Daiana,

Comentários / algumas perguntas:
- Turbidez deve melhorar deixando as garrafas em pé na geladeira por uns 5 dias pelo menos, igual o pessoal já comentou aqui. Quantos dias de priming?
- Vc utilizou whirlfloc no final da fervura?
- O que vc quer dizer com sabor muito forte de levedura?
- Qual sanitizante e qual dosagem vc usou?
- Qual levedura?
- Algum problema na filtratação para levar 2 horas? Vc usa bazooka ou fundo falso?
- Final metálico pode ser tanto da oxidação ou de algum equipamento com algum foco de ferrugem, como é seu equipamento?
Priming por 10 dias.
Não usei whirlfloc, nem gelatina no final.
Sabor forte de levedura, aquele gosto de levedura quase igual qdo inoculamos para o fermentador, não que eu prove a levedura, mas ja trabalhei anos em vinicolas e laboratórios, então tenho a impressao q é gosto de fermento mesmo.
Kalyclean s390
US-05
Sim a filtração levou 2h, porque me atrapalhei pra esquentar a agua pra fazer a lavagem dos grãos aí demorou mais q o planejado.
Equipamento novo em folha, usei apenas 3x desde q comprei.
Detalhe, quando faço o priming eu dissolvo o acuçar em agua mineral, fervo por 3 min com 3 gotas de limao, e vou adicionando a cerveja ao priming, faço agitação, pra homogeneizar, depois faço o envase.
Vcs não acham q pode ser essa agitação do priming com a cerveja antes do envase?
Não que eu fique agitando muito, mas vai ali uns 2 a 3 min agitando pra homogeneização.
Penso que meu erro esteja nos detalhes, por isso estou tentando passar aqui os minimos detalhes...
Espero q ninguem de vcs chegue ter esse problema.
 
Olá pessoal se puderem opinar agradeço.
Receita APA.. malte pale Ale 95% malte cor 5%. . 3 lúpulos.
Usei água mineral, sem correções.
Brassagem com rampa nos 68°, por 1h e meia.
Mash out 78°.
Toda brassagem o mosto ficou circulando, da torneira em baixo pra passar pelo termômetro e sair o mosto em cima novamente pra panela.
Filtração de grãos foi um tempo maior quase 2h.
Fervura ok, 1h
Fermentação ok, por 10 dias, mas foi tranquila.
Dry hopping 16°
Maturação por 10 dias a 3°.
Envasei com priming 5,6g açúcar por litro.
Quando fui abrir a garrafa muito turva, aroma normal, mas sabor muito forte de levedura, caramelo e com final metálico.
Sanitizei todo equipamento e garrafas com Kalyclean s 390, 15 ml pra 50litros de água. Sem enxague.
Se puderem me ajudem. Obrigada.
Foto e vídeo anexo.

Olá @Daiana!

Primeiro, muita paciência. Não se preocupe, o processo é assim e acaba auxiliando no aprendizado.

- Água mineral: há águas minerais com pH extremamente altos, o que não é indicado. pH's na casa dos 6, beleza, o próprio malte estabiliza de forma muito aceitável.

- Oxidação: diferente do que alguns defendem, entendo que a oxigenação ocorre sim em temperaturas elevadas e deve ser evitada a todo custo. Na realidade as orientações são para que todo oxigenação, desde o malte ficar moído por alguns dias até a forma como a água é colocada na panela geram oxigenação e devem ser evitadas tanto quanto no decorrer do processo.

Só há um único momento em que a oxigenação é bem vinda: antes da inoculação do fermento no fermentador.

- Recirculação: 2h é muito, mas muito tempo mesmo! Isso pode extrair muitos taninos das cascas do malte e gerar sim oxigenação excessiva e desnecessária. Recirculação é algo para ser resolvido entre 5min a 15min - 15 se estiver presa.

Se sua recirculação travar ou ficar muito presa, é melhor levar o mosto mais turvo para a fervura e decantar durante e após a fervura, do que deixar por tanto tempo na recirculação.

- Fervura: a fervura é fundamental para "coagular/aglutinar" compostos em suspensão e também para eliminar outros compostos de aroma e sabor por evaporação. Nesse sentido, o tempo de fervura é depende um pouco da intensidade de fervura. No meu caso, normalmente meu caldeirão fica muito cheio e preciso manter o fogo mais baixo. Para compensar essa falta de intensidade proposital para não transbordar, fervo meus lotes por 1h30, 1h45 - no máximo.

- Fermentação: sugiro utilizar a calculadora do brewsfreind para não correr o risco de under pitch (pouco fermento). Under pitch pode levar a fermentação muito arrastada e estressada, o que vai impactar nos aromas e sabores. No cálculo de pitch - volume de fermento - é preciso muita atenção nos dados informados na calculadora. Por exemplo, um sachê de 10g pode ter de 60 bilhões de células (Ferments) e 100 bilhões (Mangroove Jacks). Porém, nunca trabalhamos com esse número cheio, uma vez que sempre há perdas por idade ou armazenamento.

- Maturação/descanso diacetil: aqui pode ser que esteja seu maior equívoco! Nunca, jamais, uma cerveja deve maturar em temperatura inferior a da fermentação. Quando você baixa a temperatura, principalmente tão baixa como em 3ºC, você coloca fermento em total dormência enquanto que, a lógica da maturação/descanso diacetil é justamente oposta, é incentivar o fermento a continuar sua atividade fermentativa - o que se consegue justamente elevando a temperatura. Eu elevo até os 25ºC, 26ºC por dois dias pelo menos. Se notar que continua havendo qualquer atividade, mantenho assim até encerrar.

- Cold crash: após a maturação seria bom se conseguisse deixar uns 3 a 4 dias a 0ºC. Isso irá decantar completamente todo e qualquer sedimento. Talvez o sabor/aroma relacionado ao fermento seja o arrasto de um volume considerável de fermento para o envase.

Assim, a 3ºC, ficando de 4 a 5 dias, sua cerveja ficará muito limpa, com certeza! Porém, qualquer movimento no fermentador e colocará em suspensão. E o quanto de fermente que pode ser arrastado é uma grande variável também.

Por exemplo, se você tem um lote de 20L numa bombona de 30L, você terá uma proporção de fermento mais concentrada que no meu caso, que seria o mesmo formato de bombona acima do fermento porém com 50L de cerveja - mesmo que tenha um pouco mais de volume de fermento na base. Entende?

Mas tranquilo, Daiana! Segue suas brassagens mantendo atenção aos processos e anotando tudo para depois identificar pontos de ajustes.

Ps: não acredite no atendimento dos brewshops! Já ouvi muito absurdo. Corra qui pro fórum que encontrará muito conteúdo bom!

Saúde!
 
Olá @Daiana!

Primeiro, muita paciência. Não se preocupe, o processo é assim e acaba auxiliando no aprendizado.

- Água mineral: há águas minerais com pH extremamente altos, o que não é indicado. pH's na casa dos 6, beleza, o próprio malte estabiliza de forma muito aceitável.

- Oxidação: diferente do que alguns defendem, entendo que a oxigenação ocorre sim em temperaturas elevadas e deve ser evitada a todo custo. Na realidade as orientações são para que todo oxigenação, desde o malte ficar moído por alguns dias até a forma como a água é colocada na panela geram oxigenação e devem ser evitadas tanto quanto no decorrer do processo.

Só há um único momento em que a oxigenação é bem vinda: antes da inoculação do fermento no fermentador.

- Recirculação: 2h é muito, mas muito tempo mesmo! Isso pode extrair muitos taninos das cascas do malte e gerar sim oxigenação excessiva e desnecessária. Recirculação é algo para ser resolvido entre 5min a 15min - 15 se estiver presa.

Se sua recirculação travar ou ficar muito presa, é melhor levar o mosto mais turvo para a fervura e decantar durante e após a fervura, do que deixar por tanto tempo na recirculação.

- Fervura: a fervura é fundamental para "coagular/aglutinar" compostos em suspensão e também para eliminar outros compostos de aroma e sabor por evaporação. Nesse sentido, o tempo de fervura é depende um pouco da intensidade de fervura. No meu caso, normalmente meu caldeirão fica muito cheio e preciso manter o fogo mais baixo. Para compensar essa falta de intensidade proposital para não transbordar, fervo meus lotes por 1h30, 1h45 - no máximo.

- Fermentação: sugiro utilizar a calculadora do brewsfreind para não correr o risco de under pitch (pouco fermento). Under pitch pode levar a fermentação muito arrastada e estressada, o que vai impactar nos aromas e sabores. No cálculo de pitch - volume de fermento - é preciso muita atenção nos dados informados na calculadora. Por exemplo, um sachê de 10g pode ter de 60 bilhões de células (Ferments) e 100 bilhões (Mangroove Jacks). Porém, nunca trabalhamos com esse número cheio, uma vez que sempre há perdas por idade ou armazenamento.

- Maturação/descanso diacetil: aqui pode ser que esteja seu maior equívoco! Nunca, jamais, uma cerveja deve maturar em temperatura inferior a da fermentação. Quando você baixa a temperatura, principalmente tão baixa como em 3ºC, você coloca fermento em total dormência enquanto que, a lógica da maturação/descanso diacetil é justamente oposta, é incentivar o fermento a continuar sua atividade fermentativa - o que se consegue justamente elevando a temperatura. Eu elevo até os 25ºC, 26ºC por dois dias pelo menos. Se notar que continua havendo qualquer atividade, mantenho assim até encerrar.

- Cold crash: após a maturação seria bom se conseguisse deixar uns 3 a 4 dias a 0ºC. Isso irá decantar completamente todo e qualquer sedimento. Talvez o sabor/aroma relacionado ao fermento seja o arrasto de um volume considerável de fermento para o envase.

Assim, a 3ºC, ficando de 4 a 5 dias, sua cerveja ficará muito limpa, com certeza! Porém, qualquer movimento no fermentador e colocará em suspensão. E o quanto de fermente que pode ser arrastado é uma grande variável também.

Por exemplo, se você tem um lote de 20L numa bombona de 30L, você terá uma proporção de fermento mais concentrada que no meu caso, que seria o mesmo formato de bombona acima do fermento porém com 50L de cerveja - mesmo que tenha um pouco mais de volume de fermento na base. Entende?

Mas tranquilo, Daiana! Segue suas brassagens mantendo atenção aos processos e anotando tudo para depois identificar pontos de ajustes.

Ps: não acredite no atendimento dos brewshops! Já ouvi muito absurdo. Corra qui pro fórum que encontrará muito conteúdo bom!

Saúde!
uauu, Muito obrigada mesmo, foi uma aula sua explicação, alias de todos voces aqui!!!
Vou me atentar a tudo o q vc falou sim...
Só pra constar...
pH da agua q utilizei 6,00
Fiz 50L de cerveja em uma bombona (fermentador) volume maximo 60L,.
Usei 3pacotes de 11,5g US-05 nesses 50litros de cerveja.
Botei fé na loja brewshops q comprei o insumo, pq é brewshop e cervejaria tbm,,, até bem famosa aqui na minha regiao. Mas ja comprei malte moído (não tenho moedor), e não faço ideia do lote, validade ou ate mesmo condições de armazenamento do malte na loja.
Semana q vem ja farei outra leva... como vc disse tudo gera aprendizado!
 
Oi pessoal,

Na troca do meu equipamento eu tive o problema com sabor metálico nas cervejas. O processo da brassagem foi o mesmo utilizado anteriormente, e nunca tinha acontecido isso.

Como o equipamento era novo e nunca tinha sido usado, apenas fazíamos a limpeza e sanitização e realizava o processo da brassagem.

Após alguns ajustes no processo o sabor metálico permanecia. Então realizei a passivação do meu equipamento, sendo todo ele em inox (panela, registros, resistência entre outros). A última brassagem que fiz, que foi após este procedimento, a cerveja perdeu o sabor metálico.

Quanto a turbidez da cerveja, corroboro com os colegas, na questão de cold crash.

O sabor de fermento, também aconteceu comigo em alguns lotes, e pelo que identifiquei, foi que na fermentação eu passava para a próxima etapa muito no limite, e acredito que não tinha ocorrido a fermentação por completo. Após deixar um pouco mais de tempo (2 a 3 dias a mais) melhorou. Também estou fazendo a correção da água que está dando um resultado muito melhor também.

Espero ter contribuído com minha experiência e um abraço a todos
 
Oi pessoal,

Na troca do meu equipamento eu tive o problema com sabor metálico nas cervejas. O processo da brassagem foi o mesmo utilizado anteriormente, e nunca tinha acontecido isso.

Como o equipamento era novo e nunca tinha sido usado, apenas fazíamos a limpeza e sanitização e realizava o processo da brassagem.

Após alguns ajustes no processo o sabor metálico permanecia. Então realizei a passivação do meu equipamento, sendo todo ele em inox (panela, registros, resistência entre outros). A última brassagem que fiz, que foi após este procedimento, a cerveja perdeu o sabor metálico.

Quanto a turbidez da cerveja, corroboro com os colegas, na questão de cold crash.

O sabor de fermento, também aconteceu comigo em alguns lotes, e pelo que identifiquei, foi que na fermentação eu passava para a próxima etapa muito no limite, e acredito que não tinha ocorrido a fermentação por completo. Após deixar um pouco mais de tempo (2 a 3 dias a mais) melhorou. Também estou fazendo a correção da água que está dando um resultado muito melhor também.

Espero ter contribuído com minha experiência e um abraço a todos
Nossa eu nem conhecia essa tecnica de passivação, mas ja estou dando uma olhada na internet aqui.
Meu equipamento tbm é todo inox, panelas, conexões...
Abç.
 
uauu, Muito obrigada mesmo, foi uma aula sua explicação, alias de todos voces aqui!!!
Vou me atentar a tudo o q vc falou sim...
Só pra constar...
pH da agua q utilizei 6,00
Fiz 50L de cerveja em uma bombona (fermentador) volume maximo 60L,.
Usei 3pacotes de 11,5g US-05 nesses 50litros de cerveja.
Botei fé na loja brewshops q comprei o insumo, pq é brewshop e cervejaria tbm,,, até bem famosa aqui na minha regiao. Mas ja comprei malte moído (não tenho moedor), e não faço ideia do lote, validade ou ate mesmo condições de armazenamento do malte na loja.
Semana q vem ja farei outra leva... como vc disse tudo gera aprendizado!

@Daiana,

Under pich total! Qual foi a densidade inicial?

Veja o print do cálculo de fermento considerando 50L, densidade de 1.050 e viabilidade de 100% do fermento.

No cálculo coloquei o dobro do que você utilizou: 60g! E ainda faltam mais de 100bi.
 

Attachments

  • Screenshot_2021-11-05-11-48-48-732_org.mozilla.firefox.jpg
    Screenshot_2021-11-05-11-48-48-732_org.mozilla.firefox.jpg
    29.9 KB · Views: 15
uauu, Muito obrigada mesmo, foi uma aula sua explicação, alias de todos voces aqui!!!
Vou me atentar a tudo o q vc falou sim...
Só pra constar...
pH da agua q utilizei 6,00
Fiz 50L de cerveja em uma bombona (fermentador) volume maximo 60L,.
Usei 3pacotes de 11,5g US-05 nesses 50litros de cerveja.
Botei fé na loja brewshops q comprei o insumo, pq é brewshop e cervejaria tbm,,, até bem famosa aqui na minha regiao. Mas ja comprei malte moído (não tenho moedor), e não faço ideia do lote, validade ou ate mesmo condições de armazenamento do malte na loja.
Semana q vem ja farei outra leva... como vc disse tudo gera aprendizado!

@Daiana,

Under pich total! Qual foi a densidade inicial?

Veja o print do cálculo de fermento considerando 50L, densidade de 1.050 e viabilidade de 100% do fermento.

No cálculo coloquei o dobro do que você utilizou: 60g! E ainda faltam mais de 100bi.

E não utilizaria mais que 5g/litro de priming.
 
@Daiana,

Under pich total! Qual foi a densidade inicial?

Veja o print do cálculo de fermento considerando 50L, densidade de 1.050 e viabilidade de 100% do fermento.

No cálculo coloquei o dobro do que você utilizou: 60g! E ainda faltam mais de 100bi.

E não utilizaria mais que 5g/litro de priming.
Isso mesmo, coloquei 34,5g de fermento pra 50L.
Fermentação:
OG: 1052
após 7 dias já apresentou 1010, deixei mais 3 dias
FG: 1010
Total 10 dias.

Pois é, priming foi com 5,6g por litro.
 
Oi Daiana,

Estava lendo a discussão e em um momento você comenta que depois de colocar o priming na cerveja você faz uma agitação para homogeneizar. Podes descrever um pouquinho mais esse processo? Pode ser que essa seja a origem da sua oxidação.
 
Oi Daiana,

Estava lendo a discussão e em um momento você comenta que depois de colocar o priming na cerveja você faz uma agitação para homogeneizar. Podes descrever um pouquinho mais esse processo? Pode ser que essa seja a origem da sua oxidação.
Oi Evandro, entao posso sim.
Transfiro a cerveja que estava no fermentador (bombona) para uma panela (uso a panela de fervura para ter aonde colocar a cerveja pronta, verifico o volume certinho para ver quanto priming preparar). Deixo a panela fechada e sigo para fazer o priming.
Assim que fica pronto, adiciono o priming em um balde daqueles brancos, e vou despejando a cerveja no priming vou mexendo aos poucos, quando o volume do balde já ficou grande, jogo tudo dentro da panela e mexo com a pá cervejeira até achar que esteja totalmente homogeneizado. (Uns 2a a 3 minutos eu acredito).
Envaso pela torneira da panela (conexão em inox), com auxilio de uma jarra e funil, garrafa por garrafa, vou tampando elas para não deixar abertas conforme vou enchendo.
Meu processo de envase geralmente leva a manha toda.
Lembrando q antes de tudo lavo tudo e sanitizo.
 
Oi Evandro, entao posso sim.
Transfiro a cerveja que estava no fermentador (bombona) para uma panela (uso a panela de fervura para ter aonde colocar a cerveja pronta, verifico o volume certinho para ver quanto priming preparar). Deixo a panela fechada e sigo para fazer o priming.
Assim que fica pronto, adiciono o priming em um balde daqueles brancos, e vou despejando a cerveja no priming vou mexendo aos poucos, quando o volume do balde já ficou grande, jogo tudo dentro da panela e mexo com a pá cervejeira até achar que esteja totalmente homogeneizado. (Uns 2a a 3 minutos eu acredito).
Envaso pela torneira da panela (conexão em inox), com auxilio de uma jarra e funil, garrafa por garrafa, vou tampando elas para não deixar abertas conforme vou enchendo.
Meu processo de envase geralmente leva a manha toda.
Lembrando q antes de tudo lavo tudo e sanitizo.

Bem, com esse processo de envase vc está oxigenando bastante a breja. Pode ser mesmo oxidação.
 
Oi Evandro, entao posso sim.
Transfiro a cerveja que estava no fermentador (bombona) para uma panela (uso a panela de fervura para ter aonde colocar a cerveja pronta, verifico o volume certinho para ver quanto priming preparar). Deixo a panela fechada e sigo para fazer o priming.
Assim que fica pronto, adiciono o priming em um balde daqueles brancos, e vou despejando a cerveja no priming vou mexendo aos poucos, quando o volume do balde já ficou grande, jogo tudo dentro da panela e mexo com a pá cervejeira até achar que esteja totalmente homogeneizado. (Uns 2a a 3 minutos eu acredito).
Envaso pela torneira da panela (conexão em inox), com auxilio de uma jarra e funil, garrafa por garrafa, vou tampando elas para não deixar abertas conforme vou enchendo.
Meu processo de envase geralmente leva a manha toda.
Lembrando q antes de tudo lavo tudo e sanitizo.

Quando você diz "despejo" é despejo mesmo? Tipo vira o balde dentro da panela?

Acho que o seu processo de envase tem muitos passos e trasfegas. Se me permites, vou tentar te dar uma dica que pode te ajudar a evitar a oxidação. Use somente o balde.

Vamos supor que o seu balde seja de 20 litros e você tem 60 litros para envase. Prepare priming para 20 litros, coloque o priming no balde como você já faz (devagar e de preferência usando uma mangueira até o fundo do balde), enquanto o balde enche (eu fazia a cada 5 ou 10 litros) mecha um pouco com a colher para ir homogeneizando (nada muito violento). Com o balde cheio envase os 20 litros e repita tudo até acabar a cerveja.

Normalmente o ultimo balde vai ter uma variação em gramas por litro de primming, um pouquinho pra cima ou pra baixo. Se a diferença não for muito grande no volume nem vai dar pra notar a diferença na carbonatação (baseado nas minhas experiências).

Fazendo dessa maneira eu costumava envasar uns 40 a 45 litros em aproximadamente 2 horas. Nunca tive problemas de contaminação nem de garrafas explodindo.

Abraços e boas cervejas.
 
Então, sou bem criteriosa quanto a limpeza do equipamento, mangueiras, conexões e tudo o q posso, lavo, depois fervo, depois uso sanitizante.
E concordo muito com tudo o que vc disse sim!
Meus planos como ja falei, vou fazer uma nova leva, diminuir tempo de circulações pra evitar o oxigenio. Mudar o sanitizante pra teste. E caso venha apresentar os mesmos problemas, em uma proxima leva vou comprar insumos em outra loja.
Vcs sabem me dizer se os insumos vendidos na internet são de qualidade?
tavam pesquisando no site do Lamas...
Se alguem tiver alguma recomendação....
Então, sou bem criteriosa quanto a limpeza do equipamento, mangueiras, conexões e tudo o q posso, lavo, depois fervo, depois uso sanitizante.
E concordo muito com tudo o que vc disse sim!
Meus planos como ja falei, vou fazer uma nova leva, diminuir tempo de circulações pra evitar o oxigenio. Mudar o sanitizante pra teste. E caso venha apresentar os mesmos problemas, em uma proxima leva vou comprar insumos em outra loja.
Vcs sabem me dizer se os insumos vendidos na internet são de qualidade?
tavam pesquisando no site do Lamas...
Se alguem tiver alguma recomendação....
Faço breja a 17 anos , cheguei a fazer 1000 lt / mês .....hoje faço 50 lt ...devido a um acidente .... com experiência de digo use o 1 copo de agua sanitária / 20 lt ... deixe 24 hs e em seguida PAC 200 ...1 colher/20 lt ...por 30 min ....em tudo : fermentadores ...garrafas ... bomba recirculação ...mangueiras ...chiller ...etc

Faça brassagem dessa maneira : arreie os maltes ....mexa BEM ...deixe estabilizar a temperatura em 67º...desligue fogo/resistência ...tampe a panela ...espere 90 min ....depois abra a tampa ...ligue o fogo baixinho e vá recirculando até 78º ....tampe novamente a panela e faça mashout ... terás alto rendimento /fermentabilidade e sem oxidação

FERMENTAÇÃO : faça SEMPRE o pitch rate adquado ...existem calculadoras ... faça Starte de Leveduras ...sempre ...não vale a pena utilizar lama a nível de homebrew

Faça o acompanhamento medindo a densidade respeitando o range da levedura , ou se não , 7 dias na primária ...3 dias na secundária

Faça o DH no 3º dia de fermentação ...ainda tem CO2 ...evita entrada de O2..evita oxidação

Faça a transfega por gravidade ...uma mangueira ligada as 2 torneiras dos fermentadores ...não precisa mexer , tire apenas o airlock ...baldes FECHADOS ...o do priming JÁ com a solução dentro ...vai misturando aos poucos enquanto enche ...no final ....de uma balançada ....evita oxidação
Encha e tampe a garrafa UMA DE CADA VEZ ...evita oxidação

Cold crash a -1,5 º .... 5 dias pra lupuladas ....10 dias para outras

Procure sempre insumos NOVOS ...ppte lúpulos e leveduras ...exija safra / data de fabricação ...envelopes fechados

E finalizando .... faça em local limpo ..fechado ...chão sanitizado ...paredes também

loja de insumos ....ESTAÇÃO BREW SHOP - JUNDIAÍ-SP
 

Attachments

  • TRASFEGA CLAIRTON.jpg
    TRASFEGA CLAIRTON.jpg
    70.1 KB · Views: 23
Last edited:
Certo, tens alguma recomendação pro envase???

Posso dizer como eu faço. Procuro evitar a exposição ao oxigênio. Cerca de1hr antes do envase retiro meu fermentador do cold crash e posiciono no local onde irei envasar, de modo que não movimento mais, pra não levantar sedimento. As garrafas, previamente lavadas, são sanitizadas com álcool 70 e aguardam até que não exalem mais nenhum cheiro de álcool (+- 1/2 hr). Doso o açúcar numa balança de precisão e vou jogando individualmente pra dentro de cada garrafa, usando um funil. Pra cerveja uso um daqueles enchedores que se parecem com uma vareta, que se conecta direto na torneira do fermentador e que liberam a cerveja diretamente no fundo da garrafa. O fermentador fica fechado o tempo todo, até esgotar a cerveja, até que comece a sair ar. Nesse momento eu abro pra ver a situação e vou tombando, administrando pra aproveitar o final. Essas últimas duas ou três garrafas eu marco, e dá pra perceber nelas os efeitos da oxidação.
Em suma, com alguns cuidados simples eu faço a breja ir do fermentador fechado diretamente pro fundo da garrafa, minimizando a exposição ao oxigênio.
Pode parecer que colocar o açúcar individualmente em cada garrafa dá um trabalhão, mas não dá não. Estourando aí é coisa de 1/2hr a mais no processo e evita um bocado de oxigenação. No meu ver vale muito a pena.
 
Faço breja a 17 anos , cheguei a fazer 1000 lt / mês .....hoje faço 50 lt ...devido a um acidente .... com experiência de digo use o 1 copo de agua sanitária / 20 lt ... deixe 24 hs e em seguida PAC 200 ...1 colher/20 lt ...por 30 min ....em tudo : fermentadores ...garrafas ... bomba recirculação ...mangueiras ...chiller ...etc

Faça brassagem dessa maneira : arreie os maltes ....mexa BEM ...deixe estabilizar a temperatura em 67º...desligue fogo/resistência ...tampe a panela ...espere 90 min ....depois abra a tampa ...ligue o fogo baixinho e vá recirculando até 78º ....tampe novamente a panela e faça mashout ... terás alto rendimento /fermentabilidade e sem oxidação

FERMENTAÇÃO : faça SEMPRE o pitch rate adquado ...existem calculadoras ... faça Starte de Leveduras ...sempre ...não vale a pena utilizar lama a nível de homebrew

Faça o acompanhamento medindo a densidade respeitando o range da levedura , ou se não , 7 dias na primária ...3 dias na secundária

Faça o DH no 3º dia de fermentação ...ainda tem CO2 ...evita entrada de O2..evita oxidação

Faça a transfega por gravidade ...uma mangueira ligada as 2 torneiras dos fermentadores ...não precisa mexer , tire apenas o airlock ...baldes FECHADOS ...o do priming JÁ com a solução dentro ...vai misturando aos poucos enquanto enche ...no final ....de uma balançada ....evita oxidação
Encha e tampe a garrafa UMA DE CADA VEZ ...evita oxidação

Cold crash a -1,5 º .... 5 dias pra lupuladas ....10 dias para outras

Procure sempre insumos NOVOS ...ppte lúpulos e leveduras ...exija safra / data de fabricação ...envelopes fechados

E finalizando .... faça em local limpo ..fechado ...chão sanitizado ...paredes também

loja de insumos ....ESTAÇÃO BREW SHOP - JUNDIAÍ-SP

Sobre o primming, faço levas de 60 litros nunca mexi a cerveja quando faço a trasfega e sempre deu certo.

Também faço a trasfega por gravidade, utilizo a panela de inox da mostura, coloco o primming ainda bem quente na panela, coloco a mangueira saindo do fermentado encostando no fundo da panela, o próprio fluxo da cerveja já faz a homogeneização.

100 garrafas engarrafadas e todas ficam com o mesmo nível de carbonatação.

Das vezes que deu ruim foram garrafas com muito sedimento, ou fermentação incompleta (esse é o pior cenário para um cervejeiro que faz primming) pensa na felicidade da patroa vendo as garrafas explodir.
 
Posso dizer como eu faço. Procuro evitar a exposição ao oxigênio. Cerca de1hr antes do envase retiro meu fermentador do cold crash e posiciono no local onde irei envasar, de modo que não movimento mais, pra não levantar sedimento. As garrafas, previamente lavadas, são sanitizadas com álcool 70 e aguardam até que não exalem mais nenhum cheiro de álcool (+- 1/2 hr). Doso o açúcar numa balança de precisão e vou jogando individualmente pra dentro de cada garrafa, usando um funil. Pra cerveja uso um daqueles enchedores que se parecem com uma vareta, que se conecta direto na torneira do fermentador e que liberam a cerveja diretamente no fundo da garrafa. O fermentador fica fechado o tempo todo, até esgotar a cerveja, até que comece a sair ar. Nesse momento eu abro pra ver a situação e vou tombando, administrando pra aproveitar o final. Essas últimas duas ou três garrafas eu marco, e dá pra perceber nelas os efeitos da oxidação.
Em suma, com alguns cuidados simples eu faço a breja ir do fermentador fechado diretamente pro fundo da garrafa, minimizando a exposição ao oxigênio.
Pode parecer que colocar o açúcar individualmente em cada garrafa dá um trabalhão, mas não dá não. Estourando aí é coisa de 1/2hr a mais no processo e evita um bocado de oxigenação. No meu ver vale muito a pena.
Entendi, obrigada por responder... Vou tentar minimizar o contato cm oxigênio tbm
 
Como a intenção de todos aqui é só de ajuda e melhoria nos processos, eu comentaria o seguinte:

Me pareceu que seu processo tem margem demais para oxidar. As transfegas parecem demais.

Eu hoje, ponho p fermentar e maturar em um lugar que já possa transferir pras garrafas, direto, sem nem mexer na bombona mais.
Preparo o priming e ponho a calda garrafa a garrafa, medido numa seringa de 20 ml (normalmente, cada seringa ponho numas 4 garrafas).
Dps da calda na garrafa, vou com o enchedor direto da bombona pra garrafa e em seguida já arrolho.
Evito ao máximo contato com ar.

como sou péssimo de paladar, não percebo mto se oxidou ou não, rs.

Mas sobre o erro do priming, concordo com o colega, o pior problema é fermentação não terminada.
Já recebi convite pra ir pro Estado Islâmico algumas vezes, só p fazer bomba.
 
Não havia errado a cerveja até a penúltima brassagem que fiz. Ficou com cheiro e gosto de maçã verde... mas está melhorando com o tempo, vou deixar lá esquecida pra ver o que vira. Faço circulação contínua em toda a brassagem e (graças a Deus e santos cervejeiros) nunca tive problemas com oxidação. Faço a trasfega do fermentador para o balde de envase (calmamente e sem pressa, mangueira no fundo do balde para não agitar), adiciono o primming mexendo suavemente na cerveja para misturar e engarrafo. Mas meu erro foi esquecer de colocar o fermento. Faço a cerveja e geralmente inoculo a levedura na manhã seguinte quando já está estabilizado (temperatura), quando lembrei já havia passado 4 dias...
 
Não havia errado a cerveja até a penúltima brassagem que fiz. Ficou com cheiro e gosto de maçã verde... mas está melhorando com o tempo, vou deixar lá esquecida pra ver o que vira. Faço circulação contínua em toda a brassagem e (graças a Deus e santos cervejeiros) nunca tive problemas com oxidação. Faço a trasfega do fermentador para o balde de envase (calmamente e sem pressa, mangueira no fundo do balde para não agitar), adiciono o primming mexendo suavemente na cerveja para misturar e engarrafo. Mas meu erro foi esquecer de colocar o fermento. Faço a cerveja e geralmente inoculo a levedura na manhã seguinte quando já está estabilizado (temperatura), quando lembrei já havia passado 4 dias...
Usa vitamina C na água? Além de neutralizar o cloro ajuda a não oxidar.
 
Não havia errado a cerveja até a penúltima brassagem que fiz. Ficou com cheiro e gosto de maçã verde... mas está melhorando com o tempo, vou deixar lá esquecida pra ver o que vira. Faço circulação contínua em toda a brassagem e (graças a Deus e santos cervejeiros) nunca tive problemas com oxidação. Faço a trasfega do fermentador para o balde de envase (calmamente e sem pressa, mangueira no fundo do balde para não agitar), adiciono o primming mexendo suavemente na cerveja para misturar e engarrafo. Mas meu erro foi esquecer de colocar o fermento. Faço a cerveja e geralmente inoculo a levedura na manhã seguinte quando já está estabilizado (temperatura), quando lembrei já havia passado 4 dias...

Camarada, maçã verde é acetaldeído. Sugiro a leitura desse texto: Acetaldeído na cerveja artesanal – O Off-flavor de maçã verde
 
Uma dica pra saber se o problema foi oxidação: pinga a cerveja no pulso, esfrega um pouco com o dedo e cheira. Se tiverem oxidadas, o cheiro metálico vai realçar muito em contato com a pele.

Imagino que a cor da sua cerveja, para uma base quase só de malte pale ale, deveria ser mais clara. Essa cor pode ser indício de cerveja que está em processo de oxidação avançado.
 
Gostei do texto, toda informação é válida. Mas em muitos artigos que li a respeito desse off flavor estava relacionado a atenuação da cerveja, a minha atenuou até demais (OG 1046 - FG 1002).
A literatura relaciona o off flavor de maçã verde ao acetaldeído, isso está inclusive nos manuais de avaliação sensorial de cerveja.
Esse texto que eu enviei relaciona a presença desse composto na cerveja a problemas na fermentação, uma vez que geralmente ele é consumido pela levedura e transformado em álcool ao final da fermentação.
Possíveis causas:
Underpitch
Levedura pouco saudável (muitas reutilizações, levedura vencida)
Falta de aeração
Fermentação incompleta (o cervejeiro não deu tempo para a levedura consumir os subprodutos da fermentação após o fim da atenuação).
 
Back
Top