Meu Starter explodiu!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fnandolp

Well-Known Member
Joined
Mar 12, 2015
Messages
50
Reaction score
8
Bom dia (tarde/noite), cervejeiros!

Ontem foi a primeira vez que fiz um starter com levedura coletada do fundo do balde, e minha maior dúvida era quanto ao volume de slurry que deveria inocular. Usei um erlenmeyer de 2l com um stir plate caseiro e deixei girando e fui dormir.
No dia seguinte, o papel alumínio que tampava o erlenmeyer estava no chão e havia krausen por toda a parte!
Limpei tudo e tampei de novo, em algumas horas, o krausen já tinha alcançado a boca de novo. Agora estou com receio de contaminação, não sei quanto tempo ficou destampado!
Já aconteceu com alguém? Devo descartar a levedura?
 
cara, eu descartaria com certeza... é uma cepa muito difícil de se achar?
tu chegou a estimar a quantidade de células e calcular a quantidade de DME? eu sempre uso essa: http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/
utilizando lama fresca, muitas vezes tu nem vai precisar de starter, ou o starter vai ser bem pequeno. 100g de lama fermenta 20 litros de mosto a 1.050 sem necessitar de starter, por exemplo... É importante salientar que as células geradas serão muito mais saudáveis se for utilizado starter do que se for inoculada a lama direto, pois as células novas não terão passado pela fermentação, então não estarão desgastadas...
 
Foi a Wit da Bio4! O problema foi justamente nessa estimativa de quantidade de células... O pote com as leveduras já estava há mais de uma semana decantando, portanto a lama estava bem densa. Inoculei cerca de 100 a 200ml dessa lama.
O starter foi 1l de água com 100g de DME.
É, vai pro ralo, infelizmente, minha Wit vai ter que esperar :(
 
Foi a Wit da Bio4! O problema foi justamente nessa estimativa de quantidade de células... O pote com as leveduras já estava há mais de uma semana decantando, portanto a lama estava bem densa. Inoculei cerca de 100 a 200ml dessa lama.
O starter foi 1l de água com 100g de DME.
É, vai pro ralo, infelizmente, minha Wit vai ter que esperar :(

Cara, isso é bastante célula pra um starter. Que nem eu disse acima, usar pouco slurry e fazer um starter bem dimensionado pode ser mais interessante.
É interessante brincar na calculadora que te passei e simular com diferentes quantidades os tamanhos dos starters necessários. Vais perceber que em um determinado momento (starters maiores) importa muito pouco a quantidade de células iniciais.
Por exemplo, para um starter de 3 litros com densidade de 1.040:
10 bilhões de células iniciais - 489 bilhões de células finais
50 bilhões de células iniciais - 529 bilhões de células finais
100 bilhões de células iniciais - 579 bilhões de células finais

ou seja, com uma densidade inicial 5 vezes maior, temos apenas 8% a mais de células finais. Com uma densidade inicial 10 vezes maior, temos apenas 18% a mais de células finais.
 
Excelente observação! Vou ter mais cuidado na próxima vez... Vou envasar uma IPA hoje, fermentada com o US-05, vou fazer a coleta para treinar, dessa vez com a calculadora do lado!
 
As leveduras de witbier criam mesmo muito krausen. Uma saída é adicionar umas gotas de Luftal no starter.
 
Luftal? Quantas gotas?

Se quiser o adequado(luftal é um quebra galho... Tem umas coisas a mais além do que se quer) tem o FermcapS no Lamas agora(um tempo atrás não achava em lugar nenhum). Uma ou duas gotas resolvem, da pra usar na fervura tb se vc tiver problemas com a espuma transbordar.
 
Bom dia (tarde/noite), cervejeiros!

Ontem foi a primeira vez que fiz um starter com levedura coletada do fundo do balde, e minha maior dúvida era quanto ao volume de slurry que deveria inocular. Usei um erlenmeyer de 2l com um stir plate caseiro e deixei girando e fui dormir.
No dia seguinte, o papel alumínio que tampava o erlenmeyer estava no chão e havia krausen por toda a parte!
Limpei tudo e tampei de novo, em algumas horas, o krausen já tinha alcançado a boca de novo. Agora estou com receio de contaminação, não sei quanto tempo ficou destampado!
Já aconteceu com alguém? Devo descartar a levedura?

Se vc sanitizou a tampa de alumínio e descartou a camada superior de krausen que estava em contato com o ambiente naquele momento, não contaminou. Mas com certeza vc perdeu levedura, então talvez tenha que fazer mais um starter.

Tem que ter cuidado pra não fazer startes com uma quantidade muito grande de células e uma quantidade pequena de mosto. Acaba dando sujeira e o fator de crescimento é pequeno, o starter acaba se tornando ineficiente.

Abraço
 
Pessoal, bom dia!
Uma ajuda, quem puder.
Fiz um Starter ontem, com Fermentis S05.
Utilizei 2L de água para 180g de DME. Fervi durante uns 10min e terminei com 1,8L.
Hidratei dois pacotes da levedura em 250ml de água e depois de uns 20min inoculei, ficando com cerca de 2L finais de Stater. Utilizo um Erlenmeyer de 2L em um agitador magnético.
São meus primeiros Starters, e Nas primeiras vezes que eu fiz deu tudo certo, mas nesta começou a fazer muita espuma, a ponto de vazar pelo papel alumínio e fazer uma lambança no agitador. Limpei tudo e coloquei novamente e em cerca de 20min a espuma já estava para vazar novamente. Tive que desligar o agitador e ficar mexendo manualmente.
O que será será que pode ter dado errado para ser criada tanta espuma?
Muito obrigado desde já pela ajuda!
 
Pessoal, bom dia!
Uma ajuda, quem puder.
Fiz um Starter ontem, com Fermentis S05.
Utilizei 2L de água para 180g de DME. Fervi durante uns 10min e terminei com 1,8L.
Hidratei dois pacotes da levedura em 250ml de água e depois de uns 20min inoculei, ficando com cerca de 2L finais de Stater. Utilizo um Erlenmeyer de 2L em um agitador magnético.
São meus primeiros Starters, e Nas primeiras vezes que eu fiz deu tudo certo, mas nesta começou a fazer muita espuma, a ponto de vazar pelo papel alumínio e fazer uma lambança no agitador. Limpei tudo e coloquei novamente e em cerca de 20min a espuma já estava para vazar novamente. Tive que desligar o agitador e ficar mexendo manualmente.
O que será será que pode ter dado errado para ser criada tanta espuma?
Muito obrigado desde já pela ajuda!
Tenho a mesma configuração, porém faço starter de 2 litros com 200 g de DME e uso um pacote de fermento para no final obter o equivalente a dois. Acredito que usaste as proporções erradas.
 
Pessoal, bom dia!
Uma ajuda, quem puder.
Fiz um Starter ontem, com Fermentis S05.
Utilizei 2L de água para 180g de DME. Fervi durante uns 10min e terminei com 1,8L.
Hidratei dois pacotes da levedura em 250ml de água e depois de uns 20min inoculei, ficando com cerca de 2L finais de Stater. Utilizo um Erlenmeyer de 2L em um agitador magnético.
São meus primeiros Starters, e Nas primeiras vezes que eu fiz deu tudo certo, mas nesta começou a fazer muita espuma, a ponto de vazar pelo papel alumínio e fazer uma lambança no agitador. Limpei tudo e coloquei novamente e em cerca de 20min a espuma já estava para vazar novamente. Tive que desligar o agitador e ficar mexendo manualmente.
O que será será que pode ter dado errado para ser criada tanta espuma?
Muito obrigado desde já pela ajuda!
Boa noite amigo, será que sua haste não pode ter escapado? o tamanho dela é o correto para o volume do mosto, está movimentando bem?
 
Pessoal, bom dia!
Uma ajuda, quem puder.
Fiz um Starter ontem, com Fermentis S05.
Utilizei 2L de água para 180g de DME. Fervi durante uns 10min e terminei com 1,8L.
Hidratei dois pacotes da levedura em 250ml de água e depois de uns 20min inoculei, ficando com cerca de 2L finais de Stater. Utilizo um Erlenmeyer de 2L em um agitador magnético.
São meus primeiros Starters, e Nas primeiras vezes que eu fiz deu tudo certo, mas nesta começou a fazer muita espuma, a ponto de vazar pelo papel alumínio e fazer uma lambança no agitador. Limpei tudo e coloquei novamente e em cerca de 20min a espuma já estava para vazar novamente. Tive que desligar o agitador e ficar mexendo manualmente.
O que será será que pode ter dado errado para ser criada tanta espuma?
Muito obrigado desde já pela ajuda!
Luis, não tem nada de errado! Pense no starter como se fosse a fermentação de uma cerveja. Vc precisa ter um bom head space pq a fermentação (ainda mais quando vigorosa) vai espumar e com isso transbordar se não tiver um head space adequado.
Eu já tive esse problema, mesmo deixando um head space "grande". Hoje quando quero fazer starters maiores, prefiro usar garrafas de 5 litros pq sei que não terei esse problema, uso meu Erlenmeyer de 2L com no máximo 1.2 litros pra não correr o risco de dar cagada.
Outra opção para diminuir essa espuma, seria usar um anti-espumante. Eu comecei a usar faz pouco tempo e tive excelentes resultados, corro menos risco de transbordar meu starter e possivelmente contamina-lo.
Espero ter ajudado!
 
Obrigado pelas respostas, rapaziada!
Leonardo, quanto ao anti-espumante, vc lembra o nome?
Ficou pouco tempo aberto o papel alumínio, mas fiquei com receio de contaminação. Inoculei no domingo mesmo e ontem já estava funcionando bastante o Airlock. Torcer para não contaminar!
Valeu
 
Obrigado pelas respostas, rapaziada!
Leonardo, quanto ao anti-espumante, vc lembra o nome?
Ficou pouco tempo aberto o papel alumínio, mas fiquei com receio de contaminação. Inoculei no domingo mesmo e ontem já estava funcionando bastante o Airlock. Torcer para não contaminar!
Outra coisa, como eu saberia se contaminou ou não a levedura neste caso?
Valeu
 
Eu uso o genérico de um anti-gases (esqueci o nome... É para tratar flatulência). 1 gota por litro no starter. Na brassagem, uso 5 gotas para 20 litros. No fermentador (para a fermentação primaria), acrescento mais 5 gotas. Não da gosto. Vi no HBT USA.
 
Eu uso o genérico de um anti-gases (esqueci o nome... É para tratar flatulência). 1 gota por litro no starter. Na brassagem, uso 5 gotas para 20 litros. No fermentador (para a fermentação primaria), acrescento mais 5 gotas. Não da gosto. Vi no HBT USA.
Eu já testei uma vez com o Luftal, também funciona. Mas tenho preferido usar o Antiespumante Prodooze AE.
 
Back
Top