Meu densímetro está desregulado mesmo?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

xykomarcal

Well-Known Member
Joined
Nov 4, 2015
Messages
140
Reaction score
60
Caros, por favor me corrijam se eu estiver errado.

Fiz uma tripel ontem e resolvi enfrentar uma coisa que me intriga a muito tempo:A suspeita que meu densímetro estava marcando errado.

Como a leva que fiz era pequena (10l) e a cerveja tinha um OG mais alta, isso ficou muito evidente.

O problema apareceu quando a densidade medida (corrigida de acordo à temperatura) deu 1,055 e o volume pré fervura 18l.

Após 60 min de fervura, o volume foi de 12l e densidade (corrigida) 1,060.

Como na fervura houve perda de aproximadamente 1/3 da água por evaporação, a OG deveria de bem mais que isso.

Para confirmar, descobri que o Beersmith tem uma ferramenta chamada Boil Off que calcula a gravidade após a fervura, e o valor da OG seria bem mais alto.

Descobri então que é possível determinar matematicamente a gravidade em função da concentração de sacarose em gramas por mL de água. E a fórmula é:

GU = (0,3813*C)+1,0005

Onde C é a concentração da solução. (CRC Handbook of Physics and Chemistry).

Fiz então uma solução de sacarose a 14,4% - 36g açúcar / 250ml água - esperando uma solução de 1,055 GU.

Para minha surpresa, meu densímetro mediu como se fosse 1,045.

Repeti o processo com outra concentração e quanto maior a densidade da solução maior era a diferença.

Para me facilitar a vida, me vi obrigado a fazer uma planilha de correção específica para o meu densímetro.

Eu comprei meu densímetro numa loja de equipamentos para laboratórios de análise. Nem passava pela minha cabeça que um equipamento de medição laboratorial pudesse me dar erros tão grosseiros dessa forma.

Estava pensando em adquirir um refratômetro mais pra frente, mas a desconfiança da qualidade de nossos equipamentos disponíveis está me fazendo pensar 2 vezes se vale o investimento ......

Cheers
:mug:
 
Eu comprei meu densímetro numa loja de equipamentos para laboratórios de análise. Nem passava pela minha cabeça que um equipamento de medição laboratorial pudesse me dar erros tão grosseiros dessa forma.

Estava pensando em adquirir um refratômetro mais pra frente, mas a desconfiança da qualidade de nossos equipamentos disponíveis está me fazendo pensar 2 vezes se vale o investimento ......

Não deveria mesmo. Vc mediu também com água?

As soluções com concentrações diferentes de açucar que vc fez, mediu todas elas em temperatura próxima da temperatura padrão?

Eu li que vc corrigiu todas as temperaturas, mas ja me ocorreu de medir mosto muito quente e o desvio entre o valor corrigido e a medição do mesmo mosto frio ser considerável.

Não duvido que seu densímetro tenha mesmo um problema, já que vc realizou vários testes, mas se foi o caso, vc deu muito azar... É muito difícil esses instrumentos terem problemas, por causa da construção muito simples que eles tem. Na grande maioria das vezes que vi alguem com problemas de medição, em densímetro ou refratômetro, o problema era de amostragem ou de erro de medição.

Se vc notar que existe um erro linear entre o que vc está medindo, com suas soluções de sacarose e o valor corrigido, pode ser que a escala de papel da haste do densímetro tenha se deslocado, não estava bem grudada, ou o densímetro sofreu algum choque mais forte no fundo da proveta, ou algo assim...

Abraço
 
Tiago, medindo água pura (filtrada) o densímetro mede 1,000.

A temperatura ambiente aqui hj é de 20C - por isso aproveitei para fazer o experimento hoje.

Todos equipamentos (proveta, densímetro) são aferidos p/ 20C.

As diferenças de medidas não são lineares, mas são proporcionais entre as diferentes concentrações.

Acho que o problema está na escala do densímetro. A impressão do papel que faz a leitura deve estar numa escala inadequada e provavelmente diferente do projeto original deles.

Se os valores ficassem com pouca diferença eu estaria tranquilo, mas a diferença é muito grande.

Ou seja, acho que fabricaram esse densímetro nas coxas mesmo.

Contudo, independente do densímetro, vou beber a cerveja do mesmo jeito. :)

Abrçs
 
Da para mandar para um laboratório de metrologia, pedir uma calibração em 3 ou 4 pontos.
1000 1020 1050 1100
Esse fato que você citou é muito importante, as vezes temos tanta preocupação com a temperatura por exemplo, pensamos estar a 65C quando na verdade estamos a 60C. Ou em uma fermentação onde é bem menor a faixa de trabalho.
Vejo sempre estes equipamentos dando muita variação. No caso de temperatura em controladores você facilmente pode regular o off-set se tiver um padrão.
O negócio é comprar equipamentos de qualidade, se possível já calibrados. Ou no seu caso fazer uma curva para adequar e minimizar seus problemas.

O grande problema de fazer o que você fez em casa e não em um laboratório é a acumulação de erros.
Por exemplo se você for pesar a sacarose vai precisar de uma balança de precisão.
Se for usar o volume de 250ml vai precisar de um balão volumétrico confiável, ou até mesmo pesar uma massa de água considerando a temperatura para corrigir a densidade, e para isso vai precisar de um termômetro também de precisão.
E a sacarose também precisa ser PA.
O erro de todas essas medições pode te dar um falso resultado.
 
Da para mandar para um laboratório de metrologia, pedir uma calibração em 3 ou 4 pontos.
1000 1020 1050 1100
Esse fato que você citou é muito importante, as vezes temos tanta preocupação com a temperatura por exemplo, pensamos estar a 65C quando na verdade estamos a 60C. Ou em uma fermentação onde é bem menor a faixa de trabalho.
Vejo sempre estes equipamentos dando muita variação. No caso de temperatura em controladores você facilmente pode regular o off-set se tiver um padrão.
O negócio é comprar equipamentos de qualidade, se possível já calibrados. Ou no seu caso fazer uma curva para adequar e minimizar seus problemas.

O grande problema de fazer o que você fez em casa e não em um laboratório é a acumulação de erros.
Por exemplo se você for pesar a sacarose vai precisar de uma balança de precisão.
Se for usar o volume de 250ml vai precisar de um balão volumétrico confiável, ou até mesmo pesar uma massa de água considerando a temperatura para corrigir a densidade, e para isso vai precisar de um termômetro também de precisão.
E a sacarose também precisa ser PA.
O erro de todas essas medições pode te dar um falso resultado.

Muito trabalho para uma ferramenta que custa 50 reais.

Mais fácil comprar um novo e tocar a vida.
 
Da para mandar para um laboratório de metrologia, pedir uma calibração em 3 ou 4 pontos.
1000 1020 1050 1100
Esse fato que você citou é muito importante, as vezes temos tanta preocupação com a temperatura por exemplo, pensamos estar a 65C quando na verdade estamos a 60C. Ou em uma fermentação onde é bem menor a faixa de trabalho.
Vejo sempre estes equipamentos dando muita variação. No caso de temperatura em controladores você facilmente pode regular o off-set se tiver um padrão.
O negócio é comprar equipamentos de qualidade, se possível já calibrados. Ou no seu caso fazer uma curva para adequar e minimizar seus problemas.

O grande problema de fazer o que você fez em casa e não em um laboratório é a acumulação de erros.
Por exemplo se você for pesar a sacarose vai precisar de uma balança de precisão.
Se for usar o volume de 250ml vai precisar de um balão volumétrico confiável, ou até mesmo pesar uma massa de água considerando a temperatura para corrigir a densidade, e para isso vai precisar de um termômetro também de precisão.
E a sacarose também precisa ser PA.
O erro de todas essas medições pode te dar um falso resultado.

Dig,

Concordo com tudo, porém mesmo com acúmulo de erros, a variação não poderia ser tão grosseira.

Por exemplo, ao invés de usar água destilada (GU=0,998), usei água filtrada lendo 1,000 GU no meu densímetro. Muito próximo do esperado.

Porém ao fazer a solução de sacarose com diferentes concentrações, quanto maior a gravidade, maior a discrepância. Repetindo a experiencia de forma caseira, mas de forma um pouco mais cuidadosa, veja só meus resultados:

[ ]Solução GU(esperado) GU(obtido) Diferença
0% 1,000 1,000 0
5,2% 1020 1018 2
7,6% 1029 1024 5
10% 1038 1034 4
14,4% 1055 1048 7
20% 1076 1068 8
24% 1092 1078 14

Mesmo com acúmulo de erros, que com certeza estão aí, não esperava uma diferença tão grande.

Com relação ao tipo de densímetro.......sem comentários. É de massa específica mesmo, com escala de 1,000 a 1,100. Marca Alla Brasil.
 
Back
Top