Melhor forma de controlar a temperatura na Fermentação - Maturação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

bullfrog1

Member
Joined
Jan 19, 2018
Messages
13
Reaction score
0
Olá pessoal, td bem?

Estou buscando referências sobre qual a melhor forma/equipamento para controlar a temperatura nesses dois processos em volumes maiores que o meu.

Produzo por brassagem em torno de 30L e pretendo, brevemente, aumentar para 75L por brassagem, e possivelmente fazer duas brassagens na sequência uma da outra para ter um volume de 150L para fermentação.

Hoje uso uma geladeira simples de uma porta, plugada num controlador de temperatura e coloco meu fermentador lá dentro (balde de 20L - sem fundo cônico). Funciona bem e no verão consigo temperaturas de até uns 22º.

Porém estou querendo aumentar minha produção, e consequentemente, terei que investir num fermentador maior, provavelmente também de plástico e com fundo cônico.

Estava pesquisando geladeiras da Metalfrio mas parece que não tem um range bom de temperatura. Algumas tem somente uma faixa de 0º a 6º, além do preço ser bem salgado.

Alguém tem ideias?

Um abraço
 
Vc não tem que se preocupar com o range de temperatura que a geladeira alcança, visto que quem vai fazer o controle e o termostato.
Pra fermentação uma geladeira funciona, porém pra fazer clarificação fica complicado chegar a 0c com esse volume.
Vai ter de gastar com um freezer vertical, esses de cerveja, são muito bons.

André Wenderosck
 
Boa André! Obrigado pela resposta!

São esses verticais mesmo que estou vendo, mas o que entendi das infos do anúncio desse modelo da Metalfrio é que é o próprio termostato que tem uma faixa de 0º a 6º...

O meu funciona bem, mas não é integrado. Esses da Metalfrio já vem instalado. Por isso fiquei na dúvida.
 
Vc não tem que se preocupar com o range de temperatura que a geladeira alcança, visto que quem vai fazer o controle e o termostato.
Pra fermentação uma geladeira funciona, porém pra fazer clarificação fica complicado chegar a 0c com esse volume.
Vai ter de gastar com um freezer vertical, esses de cerveja, são muito bons.

André Wenderosck

Eu consigo chegar a 0ºC (ou até temperaturas negativas) com minha geladeira com um volume de 40 a 50 litros. O que eu fiz foi retirar o termostato original da geladeira e colocar um TIC 17 no lugar dele, com isso a geladeira fica armada direto até chegar na temperatura configurada no TIC17.
Ao meu ver, a única vantagem do freezer vertical, talvez, seja alcançar a temperatura mais rapidamente ou se vc quiser fazer um volume muito grande. Mas quem ja tem uma geladeira (desde que não seja duplex ou com o compartimento do congelador separado do restante da geladeira) não há necessidade de investir mais grana num freezer, pode fazer a mesma coisa que eu fiz.

Agora, 150 litros eu acho que não cabem em uma geladeira só. Pra esse volume tem q ser um freezer mesmo. Até 75 acho q vai de boa, um pouco lento mas vai.
 
Boa André! Obrigado pela resposta!

São esses verticais mesmo que estou vendo, mas o que entendi das infos do anúncio desse modelo da Metalfrio é que é o próprio termostato que tem uma faixa de 0º a 6º...

O meu funciona bem, mas não é integrado. Esses da Metalfrio já vem instalado. Por isso fiquei na dúvida.
Usa o teu termostato. Esses freezer de cerveja chega abaixo de 0c. Se o feementador que está querendo comprar cabe dentro dele.
Mete bronca.
Porém....... Com esse volume que está fazendo 150l (tem que ser pra vender, se não procura o alcolicos anônimos o mais rápido possível.)eu meteria um auto-refrigerado de inox de 200-250l. O investimento é grande mais já pularia um degrau

André Wenderosck
 
Cara, o seu maior "problema" não é como refrigerar, mas sim como fazer caber um fermentador de 150L dentro de uma geladeira/freezer :D

Eu uso uma bombona de 80L e cabe na medida em uma das geladeiras que tenho, acho q esse é o limite, se fosse 81L não entraria.
 
Junior, com certeza! As medidas internas da geladeira e do fermentador fazem parte da minha decisão! hehehehe
 

Latest posts

Back
Top