Medição OG após fervura em Altas temperaturas (Acima de 90°C)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ekanawa

New Member
Joined
May 24, 2017
Messages
3
Reaction score
0
Gostaria de saber se é a medição do OG (após fervura) a altas temperaturas acima de 90 °C é recomendado ?

Devo esperar minha temperatura da amostra abaixar ?

Se caso esperar a temperatura abaixar muito, corro risco de contaminação do mosto? Uma vez que deveria diminuir a temperatura através do chiller o mais rápido possível para colocar o mosto no fermentador

Se não houver problemas na medição do OG a temperaturas mais altas, tentei escrever uma equação para correção do densímetro:

f(x)=Correção x=Temperatura

f(x)=(1.54*10^-7*x^4) - (4.22*10^-5*x^3) + (7.37*10^-3*x^2) -(4.83*10^-2*x) - 1.69

Existe alguma equação assim já montada ? não encontrei nada na internet falando sobre

Obs: a equação está com os valores arredondados

Obrigado
 
Pergunta pra pergunta, se vc esperar esfriar e a OG estiver fora do que vc pretendia, o que fará?
Com este pensamento na cabeça, basta vc retirar uma alíquota para sua medição durante a transferência para o fermentador, reservar e prosseguir com seu procedimento para transferir o mosto pro fermentador.

Volta à sua amostra e faça sua medição normalmente.

Pq complicar?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Vou te falar o que eu normalmente faço, às vezes pode te ajudar:
Termino a fervura, resfrio o mosto, dreno para o fermentador, pego o resto do mosto da panela passo para uma caneca, espero o trub decantar bem e coloco numa proveta e meço o mosto já frio (mas corrijo se não estiver a 20C que é calibragem do meu densimetro). Desse jeito não desperdiço nada do que vai pro fermentador...

Caso você queira medir a SG em uma temperatura que não esteja a 20C, vc pode usar a calculadora do brewersfriend (https://www.brewersfriend.com/hydrometer-temp/)

cheers
 
Usando uma pipeta+refratômetro, coleta o mosto durante ou após fervura, coloca a amostra em um copo com água, espera resfriar um pouco e faz a medição.
 
com refratômetro nem precisa esperar esfriar, são duas gotas basicamente para medir a OG, esfriam instantaneamente em contato com o vidro, já no densímetro acho mais complicado pois ele não estará em temperatura ambiente nem estará a 100Cº, será algo intermediário, o ideal é densímetro com termômetro.

Eu, particularmente, meço a OG no refratômetro e a FG no densímetro, como faço mais Ale que lager, a cerveja, geralmente, já está a 20Cº na hora da medição.
 
Eu uso densímetro com termômetro pra fazer a correção. Informo SG e temperatura no brewersfriend e ele me da a correção.
Mas o interessante aqui é que se a temperatura for muito alta (não lembro quanto), ele não arrisca uma correção. Ou seja, como a correção é uma estimativa, o desvio pode ser grande demais. É melhor esperar esfriar (pode ser a amostra, não precisa ser o mosto todo), e mesmo assim usar o termômetro para a correção. Eu particularmente colho a amostra do resto da panela de fervura, depois de ter transferido o mosto para o fermentador, já resfriado.

Ou, como foi dito, da pra medir na hora com um refratômetro, já que o resfriamento das gotas é praticamente instantâneo.
 
Entendi,

E no caso de fazer a correção do OG, pode se fazer direto no fermentador? Ou somente na panela de fervura?
Utilizando do: C1.V1 = C2.V2

Vou fazer isso, tirar amostra e esfriar com copo da agua
 
Eu não faço e não recomendo correção de OG. É melhor ajustar a sua eficiência na próxima brassagem, levando em conta que cervejas muito diferentes vão ter eficiências diferentes no mesmo equipamento (ex: cervejas com alta OG, ou com muitos cereais diferente de cevada, ou com qualidade do malte base inferior podem ter eficiência bem menor). Quando vou estimar a eficiência de uma leva nova, eu procuro os dados de levas anteriores com OG e grãos semelhantes.

Corrigir OG vai alterar a cor, IBU e relação BU:GU (IBU/OG) da cerveja. Você pode fazer direto no fermentador se o açúcar adicional (seja de mosto comum, extrato de malte ou açúcar de cana) tiver sido fervido e resfriado. Vale também para adição de água, caso queira baixar a OG.
 
Back
Top