Maturação?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Emerson Pereira

Cervejaria Forasteiros
Joined
Nov 20, 2018
Messages
40
Reaction score
3
Location
Brazil
alguém pode me ajudar a entender melhor o que é maturação? Sempre escuta as pessoas comentando, mas eu queria poder me aprofundar mais sobre isso.
Eu já ouvi falar que é meio que um processo de envelhecimento da cerveja, dependendo do estilo, fica bem melhor com o passar do tempo. Eu não confirmo essa informação e nem discordo, mas eu queria saber de vocês. Indo mais além sobre maturação.
 
alguém pode me ajudar a entender melhor o que é maturação? Sempre escuta as pessoas comentando, mas eu queria poder me aprofundar mais sobre isso.
Eu já ouvi falar que é meio que um processo de envelhecimento da cerveja, dependendo do estilo, fica bem melhor com o passar do tempo. Eu não confirmo essa informação e nem discordo, mas eu queria saber de vocês. Indo mais além sobre maturação.


Cara, se você curte ver vídeos, o Jamal tem uma série sobre maturação que é bem legal. Mas se você não tem muito saco pra vídeos ou mesmo se perde no "blablabla" teórico, eu vou resumir pra você te poupando de linguajar técnico (mas se você quer ser profissional da cerveja, vai ter que aprender a gostar deles).

O termo maturação é MUITO abrangente. Muitas pessoas usam para descrever todo e ou qualquer momento após a fermentação e ou envase. Por exemplo, muitos dizem que maturação é tudo aquilo que acontece desde que a fermentação acabou até o momento em que a cerveja foi engarrafada. Algumas pessoas dizem que maturação também é o tempo que ela passa na garrafa/barril "envelhecendo". Outro se limitam ao descanso do diacetil que acontece logo após a fermentação. Assim muitas vezes você precisa perguntar o que estão chamando de maturação.

Por causa de tudo isso vou te dar palavras melhores para usar: Após a fermentação (conhecida como fermentação primária) a sua levedura precisa consumir subprodutos indesejados da fermentação, nesse estágio ela passará por um tipo de maturação, conhecido como descanso do diacetil, então você pode chamar apenas de descanso do diacetil (isso não é fermentação secundária). Após esse etapa você pode resfriar sua cerveja para que ela clarifique, esse estágio é chamado exatamente de clarificação/resfriamento (existe clarificação sem resfriamento). Depois disso você vai para a fase de envase e carbonatação (se a carbonatação for feita com algum fermentável então essa será a fermentação secundária). Após a carbonatação você pode beber a cerveja ou deixar ela envelhecendo na garrafa a depender do estilo.

Então te dou a dica de dividir como:

1 - Fermentação.
2 - Descanso do diacetil
3 - Resfriamento/Clarificação
4 - Carbonatação/Envase
5 - Envalhecimento/Guarda

Existem claramente processos que não seguem essa ordem, o envelhecimento pode ser feito durante o resfriamento por exemplo. Mas isso é só um resumo para você ter um norte.
 


esse vídeo do mosturando da uma resumida como a descrição do amigo ai acima
eu mesmo confundia clarificação com maturação, hoje entendo que a maturação é um conjunto de coisas que acontecem na cerveja
 
Back
Top