Maturação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

borrife

Well-Known Member
Joined
Oct 23, 2014
Messages
279
Reaction score
17
Bom dia pessoal,


Estive pensando e depois de muitas levas que fiz, fui percebendo que a maturação da cerveja (contando após carbonatada, que já envelheceu durante o periodo de carbonatação pois uso priming) é algo crucial para as cervas.

Já abri cervejas recém carbonatadas (10~14 dias apos envase) e comparei com algumas ha mais tempo na garrafa (30 dias) e na maioria esmagadora dos casos notei as ales bem mais redondas, menos residuais.

A minha duvida é em relação a temperatura de maturação (depois de envasadas e carbonatadas tanto em garrafas quanto em post mixes) para ales e lagers: existe alguma temperatura ideal? Eu estou maturando no mesmo quarto escuro que deixo para a re-fermentação nas garrafas, em temperatura ambiente.

Eu obteria um resultado muito diferente maturando a frio, por exemplo?


A outra dúvida é em relação ao priming: soube que ele dá um gosto diferente em relação às cervejas carbonatadas à força com CO² do cilindro.
Isso é verdade?


Abraços!
 
existe alguma temperatura ideal?
Eu obteria um resultado muito diferente maturando a frio, por exemplo?
Não existe temperatura ideal, e sim, os resultados são diferentes.
Basicamente, o calor é um catalisador de reações. Quanto mais quente, mais rápidas são as reações (oxidação, por exemplo). E cada cerveja vai ter uma maturação "ideal". Exemplos? uma Pilsner ou uma IPA se beneficiam de uma maturação a frio, se mantém mais frescas. Uma RIS se beneficia de uma longa maturação a quente, pois isto vai ajudar a arredondá-la. Neste caso, até mesmo a oxidação pode ser interessante

A outra dúvida é em relação ao priming: soube que ele dá um gosto diferente em relação às cervejas carbonatadas à força com CO² do cilindro.
Isso é verdade?
Tu "soube"? mas de onde veio esta informação? é uma fonte confiável?
A única diferença do priming pra forçada é que, como o priming é baseado no trabalho da levedura, ele dá alguns décimos a mais de álcool. Mas não vai dar gosto diferente, a não ser no caso de erros, por exemplo: utilização de substitutos de açúcar convencional (açúcar fit, açúcar de confeiteiro) contaminação, se servir o depósito de levedura no fundo da garrafa, utilização de CO2 de fonte não confiável...
 
Como o amigo disse, pode acontecer por um erro, como interromper a carbonatação (colocando pra gelar antes do tempo por ex) e ficar um residual de açúcar que faz ela parecer mais doce.

Particularmente, depois que comecei a utilizar CO2 com barril, adeus priming... Pra mim fica muito mais fácil de se controlar o processo e obter resultados mais consistentes.

Abs
 
Não existe temperatura ideal, e sim, os resultados são diferentes.
Basicamente, o calor é um catalisador de reações. Quanto mais quente, mais rápidas são as reações (oxidação, por exemplo). E cada cerveja vai ter uma maturação "ideal". Exemplos? uma Pilsner ou uma IPA se beneficiam de uma maturação a frio, se mantém mais frescas. Uma RIS se beneficia de uma longa maturação a quente, pois isto vai ajudar a arredondá-la. Neste caso, até mesmo a oxidação pode ser interessante


Tu "soube"? mas de onde veio esta informação? é uma fonte confiável?
A única diferença do priming pra forçada é que, como o priming é baseado no trabalho da levedura, ele dá alguns décimos a mais de álcool. Mas não vai dar gosto diferente, a não ser no caso de erros, por exemplo: utilização de substitutos de açúcar convencional (açúcar fit, açúcar de confeiteiro) contaminação, se servir o depósito de levedura no fundo da garrafa, utilização de CO2 de fonte não confiável...


"Soube" de fontes não confiáveis que andei lendo na internet. Não sabia se era verdade haha

Eu utilizo o cristal mesmo... então não há diferença, a não ser pelo volume alcoólico adicionado, e creio eu que pelo tempo de carbonatação ser bem mais rápido com o cilindro e post mix/keg, correto?

Há a diferença de quantidade de levedura decantada no fundo da garrafa, ou sempre haverá? mesmo com clarificação com gelatina?

E não menos importante: passado o tempo de carbonatação que eu julgar ideal para minha cerveja (Pale Ale bem lupulada), posso iniciar de imediato a maturação a frio com as garrafas na geladeira? Acredito que o que tinha que ser consumido de açucar já foi, mas minha duvida é se a maturação a frio prejudica que o gás carbonico se dissolva na cerveja?
 
Há a diferença de quantidade de levedura decantada no fundo da garrafa, ou sempre haverá? mesmo com clarificação com gelatina?
Cara, nunca envasei por contra-pressão, mas acredito que sim. A não ser que tu filtre a cerveja. Gelatina eu já uso há algum tempo. Além de levar bem menos levedura pra garrafa, ela ajuda muito na compactação da lama no fundo da garrafa. A lama gruda mesmo. Nas minhas últimas cervejas, nem precisei mais deixar aquele dedinho de cerveja e fermento no fundo. A gelatina forma uma película tipo gelatina mesmo no fundo, que não é perturbada facilmente.

E não menos importante: passado o tempo de carbonatação que eu julgar ideal para minha cerveja (Pale Ale bem lupulada), posso iniciar de imediato a maturação a frio com as garrafas na geladeira? Acredito que o que tinha que ser consumido de açucar já foi, mas minha duvida é se a maturação a frio prejudica que o gás carbonico se dissolva na cerveja?
Tu pode passar pra maturação quando tu quiser. Mas eu deixaria, principalmente se usar gelatina, pelo menos umas 3 semanas a quente pra ter certeza que todo o açúcar foi consumido
Quanto a dissolução do CO2, quanto mais fria a cerveja, mais CO2 incorporado. Até por isso a indicação de deixar a cerveja gelando pelo menos uns 2 dias antes de tomar. Eu prefiro dobrar este tempo, sempre deixo várias garrafas na geladeira e procuro tomar só depois de uns 4 dias a frio. A carbonatação fica muito mais consistente, bolhas pequenas e colarinho cremoso. A grosso modo, quanto mais tempo a frio, melhor a carbonatação.
 
Aproveitando assunto.
Tem alguma diferença final eu:
Fermentar, maturar e depois engarrafar ou
Fermentar, engarrafar e maturar depois?
Grato.
 
Aproveitando assunto.
Tem alguma diferença final eu:
Fermentar, maturar e depois engarrafar ou
Fermentar, engarrafar e maturar depois?
Grato.

Se vc maturar antes de engarrafar já vai levar uma cerveja mais limpa para a garrafa e terá um resultado final mais clean e com menos sedimentos.
 
Aproveitando assunto.
Tem alguma diferença final eu:
Fermentar, maturar e depois engarrafar ou
Fermentar, engarrafar e maturar depois?
Grato.

Ela já está maturando a partir do momento em que termina a fermentação!

E antes de envasar (dependendo do estilo) vem a clarificação, que pode ser a frio e/ou com gelatina!
 
Bom dia pessoal,


Estive pensando e depois de muitas levas que fiz, fui percebendo que a maturação da cerveja (contando após carbonatada, que já envelheceu durante o periodo de carbonatação pois uso priming) é algo crucial para as cervas.

Já abri cervejas recém carbonatadas (10~14 dias apos envase) e comparei com algumas ha mais tempo na garrafa (30 dias) e na maioria esmagadora dos casos notei as ales bem mais redondas, menos residuais.

A minha duvida é em relação a temperatura de maturação (depois de envasadas e carbonatadas tanto em garrafas quanto em post mixes) para ales e lagers: existe alguma temperatura ideal? Eu estou maturando no mesmo quarto escuro que deixo para a re-fermentação nas garrafas, em temperatura ambiente.

Eu obteria um resultado muito diferente maturando a frio, por exemplo?


A outra dúvida é em relação ao priming: soube que ele dá um gosto diferente em relação às cervejas carbonatadas à força com CO² do cilindro.
Isso é verdade?


Abraços!
Jonnes, já leu o tópico fixo da área de fermentação chamado "Breve explicação sobre Fermentação Primária, Secundária, Maturação, etc"?

Abraço,
 
Jonnes, já leu o tópico fixo da área de fermentação chamado "Breve explicação sobre Fermentação Primária, Secundária, Maturação, etc"?

Abraço,


Li sim, mas faz tanto tempo que vou ler de novo hahahha

abraço!
 
Back
Top