Maturação, recirculação e lavagem.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lohn

Member
Joined
Feb 18, 2015
Messages
14
Reaction score
2
Boa noite,

Estou planejamento fazer minhas levas de cerveja em 3 panelas. Uma como caldeirão (somente de agua quente) de 61 litros, uma para a brasagem de 61 litros tb e a última para a fervura com capacidade de 100 litros. Minha dúvida é na questão de se eu desejar produzir uma leva de 90 litros, na panela de brasagem nao terá esta capacidade. Como que eu posso proceder?

Faço toda a mosturação e recirculação e após isso já despejo na panela para fervura e depois faço uma lavagem e recirculação com a água da primeira panela (caldeirão) e despeso dps na panela de fervura, completando os 90/100 litros?

Att
 
Você pode diminuir o volume de água por kg(mas sem ir abaixo de 2l/kg).

Pode fazer a brassagem pra terminar com OG mais alto e depois diluir(isso costuma ser menos eficiente na lupulagem, tendo que usar mais lúpulo pra alcançar o mesmo ibu de uma leva sem diluição).

Pode também fazer duas mosturas seguidas, cada uma de 45. Isso deve aumentar o tempo total em Xh, sendo X o tempo que você leva na mostura.
 
Você pode diminuir o volume de água por kg(mas sem ir abaixo de 2l/kg).

Pode fazer a brassagem pra terminar com OG mais alto e depois diluir(isso costuma ser menos eficiente na lupulagem, tendo que usar mais lúpulo pra alcançar o mesmo ibu de uma leva sem diluição).

Pode também fazer duas mosturas seguidas, cada uma de 45. Isso deve aumentar o tempo total em Xh, sendo X o tempo que você leva na mostura.

Entendi.

Acho que vou fazer um fly sparging. Vou fazer a brassagem, dps recircular, jogar o mosto recirculado na panela de fervura e ao mesmo tempo, vou lavar o malte com a agua quente na panela de brassagem.

O que achas?

Penso em fazer 2,5 litros / kg de malte na panela da brasagem e 1,5 de agua na calceirao em relacao a quantidade de agua da panela de brasagem.
 
Entendi.

Acho que vou fazer um fly sparging. Dps de recircular a segunda panela, enquanto vou jogando o mosto fermentador vou a lavagem da cerva tb.

O que achas?

Penso em fazer 2,5 litros / kg de malte na panela da brasagem e 1,5 de agua na calceirao em relacao a quantidade de agua da panela de brasagem.

Não entendi muito bem o que você falou, seria o caso de fazer duas mosturas num dia só?

Acho que sua panela de fervura não dá conta de ferver a leva inteira né?(pra acabar com 90 litros você precisaria começar com o que, uns 100-105? Sua panela é de 100). Eu faria assim:

- Brassagem normal pra 45 litros(leva 1).
- Logo depois da lavagem da leva 1, limpa a panela e começa a segunda mostura(leva 2). Ao mesmo tempo coloca a leva 1 pra ferver.
- Quando a mostura e lavagem da leva 2 tiver terminado, a leva 1 provavelmente já vai estar resfriada e no fermentador. Coloca a leva 2 pra ferver.
- Quando terminar de ferver e resfriar, mistura as duas levas.

Seria possível fazer a leva 1 com seu volume máximo de fervura e a leva 2 menor também, desde que no final dê os 90 litros né.


EDIT: Saca essa calculadora: http://www.rackers.org/calcs.shtml

É a terceira calculadora dessa página. Se não souber inglês:

"Consigo mosturar?

Descubra se sua panela de mostura é grande o suficiente pra quantidade de grãos mais água da mostura. Nota! Essa calculadora não leva em conta o espaço embaixo do fundo falso!

[]: Peso dos grãos (lb ou kg)

[]: Diluição da mostura (qt/lb ou litros/kg)

Unidade de medida: []Americano []Métrico"

O número que aparece no resultado é o volume que essa mostura vai ocupar. Chutando números até acertar aqui com 2kg/l você pode mosturar até 22.84kg de grãos na sua panela de 61 litros(se não tiver fundo falso). Mas isso é a panela até a boca tb eu acho haha.

Não rola pra sua leva? Se for uma cerveja leve e dependendo da sua eficiencia pode dar menos que isso.
 
editei a resposta anterior, tinha ficado confuso msm... hehehe
 
Eu tinha somente 2 panelas. Na primeira panela eu fazia a brassagem e recirculava ela. Na segunda panela so tinha agua e eu fazia a lavagem. Mas, jogava a agua todo na panela da brassagem. Então acabava fazendo levas pequenas, que permitiam caber toda a agua numa panela so. Depois disso, passava pela bazzuka para outra panela que estaria vazia agora, para fazer a fervura.
 
Ola lohn,

A tecnica que vc precisa se chama high gravity.

Normal seu panela de fervura conseguir com volume de 100 litros um maximo de 80 litros do mosto. (10% e mais pouco espace para mexer)
Para conseguir 100 litros vc faz a calculacao dos seus ingredentes igual do resultado para 100 litros e com agua para brassagem vc faz isso igual do seu maximo de 80 litros.
Finalmente no balde fermentador vc completar o mosto ate o final ( FG ou litros)

Abraço
 
Eu tinha somente 2 panelas. Na primeira panela eu fazia a brassagem e recirculava ela. Na segunda panela so tinha agua e eu fazia a lavagem. Mas, jogava a agua todo na panela da brassagem. Então acabava fazendo levas pequenas, que permitiam caber toda a agua numa panela so. Depois disso, passava pela bazzuka para outra panela que estaria vazia agora, para fazer a fervura.

Ah sim, muda pro fly sparge sim, vai conseguir fazer levas maiores, e o potencial de eficiência vai ser maior do que essa lavagem com o volume todo.

Uma coisa que não tem muita relevância agora que você tem mais panelas, mas que eu fiz muito quando tinha uma só e acho que você não pensou: podia ter passado o mosto pra uma bombona ou balde fermentador e fazer o sparge normal, na hora da fervura seria só limpar a panela e jogar o mosto da bombona/balde nela e por pra ferver.
 
Ola lohn,

A tecnica que vc precisa se chama high gravity.

Normal seu calderão de fervura conseguir com volume de 100 litros um maximo de 80 litros do mosto. (10% e mais pouco espace para mexer)
Para conseguir 100 litros vc faz a calculacao dos seus ingredentes igual do resultado para 100 litros e com agua para brassagem vc faz isso igual do seu maximo de 80 litros.
Finalmente no balde fermentador vc completar o mosto com agua ate o final ( FG ou litros)

Abraço
 
Cuide para não lavar demais o malte. Se for fazer isso, é preciso ficar cuidando a densidade do mosto que está sendo lavado... ele não pode baixar de 1008, se não o risco de extrair taninos é alto.

Abraço,
 
Back
Top