Maturação em barril de madeira

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rodrigonicoloso

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
80
Reaction score
37
Caros,
Estou pensando em me aventurar nas cervejas envelhecidas em barris de madeira (carvalho, amburana, etc.). Alguma dica sobre o processo? É preciso sanitizar o barril de madeira antes de colocar a cerveja (é possível isso? como?). Quanto tempo de maturação é adequado?
Atc,
 
Caros,
Estou pensando em me aventurar nas cervejas envelhecidas em barris de madeira (carvalho, amburana, etc.). Alguma dica sobre o processo? É preciso sanitizar o barril de madeira antes de colocar a cerveja (é possível isso? como?). Quanto tempo de maturação é adequado?
Atc,

normalmente sanitiza com fumaça de enxofre...

provavelmente o tempo de maturação vai depender de vários fatores: quanto de caráter vc quer na cerveja, o tipo de cerveja, se o barril é novo ou usado e o tamanho do barril (quanto menor mais área de contato com líquido ele tem).

minha ajuda é da informação que eu li, nao tenho experiencia propria pra compartilhar.
 
Prezado Rodrigo, tem um menino de Piracicaba o PHILL ZANELLO, que tem um video na internet, e agora virou mestre cervejeiro de uma cervejaria nos EUA, que é sensacional e ele explica todo processo como fez, tive oportunidade de beber uma cerveja dele maturada no barril de carvalho, coisa do outro mundo. No youtube procure por cervejaria BRIX e no blog dele tem a explicação desde a sanitização.

noticiascervejeiras.blogspot.com.br
 
Muito cuidado com o pavio de enxofre em barris de destilados, porque tem risco de explosão (e morte, consequentemente).

O mais seguro é a usar uma solução de ácido cítrico e metabissulfito de potássio.
 
Caros, obrigado pelas respostas.

Mas me parece que o enxofre ou a solução com ácido cítrico são estratégias de evitar a contaminação durante o armazenamento do barril fora de uso. Tudo isso parece bem trabalhoso e talvez inviável pra quem produziria esse tipo de cerveja esporadicamente, com alguns meses de intervalo entre uma produção e outra.

Mas continuo com a dúvida se mesmo tomando todos esses cuidados, ainda é necessário sanitizar o barril imediatamente antes de colocar a cerveja pra maturar, usando, por exemplo, peracético, álcool 70%, star san ou outro santizante. Acho que esses produtos teriam pouca eficiência pra sanitizar superfícies porosas, como a da madeira.

De qualquer maneira, vou ter que estudar mais o assunto antes de investir nesse processo.
 
Caros, obrigado pelas respostas.

Mas me parece que o enxofre ou a solução com ácido cítrico são estratégias de evitar a contaminação durante o armazenamento do barril fora de uso. Tudo isso parece bem trabalhoso e talvez inviável pra quem produziria esse tipo de cerveja esporadicamente, com alguns meses de intervalo entre uma produção e outra.

Mas continuo com a dúvida se mesmo tomando todos esses cuidados, ainda é necessário sanitizar o barril imediatamente antes de colocar a cerveja pra maturar, usando, por exemplo, peracético, álcool 70%, star san ou outro santizante. Acho que esses produtos teriam pouca eficiência pra sanitizar superfícies porosas, como a da madeira.

De qualquer maneira, vou ter que estudar mais o assunto antes de investir nesse processo.

Essas formas diferentes de sanitização, como enxofre ou melhor ainda a solução que o paulo indicou ocorrem justamente porque não se deve usar outros tipos de sanitizante. O álcool 70% vai deixar gosto no barril, iodo e outros produtos podem ficar armazenados na madeira.

Mas se vc não tem a intenção de deixar o barril sempre cheio de ceveja, terá que desconsiderar comprá-lo. Primeiro porque os resíduos tem grande chance de virar vinagre, se vc deixar parado, e uma vez contaminando com acetobactéria, já era.

Em segundo lugar, que uma vez que a madeira seca, ela contrai, assim o barril deixa de vedar. Se ficar muito tempo sem nada dentro, ele nunca mais vedará. Isso eu posso dizer por experiência própria, porque ganhei barrilzinho de amburana que era usado pra armazenar cachaça e estava largado a anos. Nunca consegui usar ele, nem deixando dias de molho pra madeira reidratar.

Uma boa opção pra usar madeira esporadicamente na cerveja é usar chips, lascas, ou extratos...
 
O Thiago esta certo quanto a retração da madeira. Mas há modos de evitar isso.

Você pode manter o barril cheio de água por exemplo, mas tem que se atentar que há perdas por evaporação e transpiração da madeira. Principalmente em dias quentes.

Como exemplo, meu sogro tem um de 200L de cachaça na casa dele. Porém, como vamos bebendo e por ser muito grande nem sempre é reposto toda a litragem, a parte sem contato com o liquido fica seca. Pra evitar isso, ele rega o barril a cada 2 dias pra manter úmido. Não é a melhor coisa encharca-lo com água sendo que há cachaça dentro, mas é o único jeito de não perder o barril.

Abs.
 
Dá pra manter o barril cheio com a solução de ácido cítrico e metabissulfito entre os usos. Isso previne contaminações e evita que a madeira seque.

Ou melhor: divida o barril com uns 3 ou 4 amigos e nunca deixe ele ficar sem cerveja!
 
Legal. Solução sanitizante 'amena'.

Manter com água pura não dá. Porque tem resíduo na madeira, e aquilo vai criar colônia. Tem que ser um meio que impeça isso de acontecer.
 
Olá colegas.

Estou tambem querendo me aventurar nesse meio.
Meu sogro é envelhecedor de cachaça. Ele possui em torno de 100 barris de 200L e já me cobrou algumas vezes de eu tentar reaproveitar um barril de cachaça para fazer cerveja. Dentre eles, tem alguns de 50L que ao meu ver são os mais indicados.

Vamos passo a passo (sou leigo, fiz 4 brassagens até agora):

Elel esvaziou o barril com cachaça... posso aproveitar o sabor/aroma do mesmo ou preciso limpar/sanitizar ele completamente?

(como faço para receber notificação para ficar por dentro deste tópico?) Quero ainda esse ano fazer uma cerveja no barril. Quanto a armazenamento do mesmo, temos espaço ideal para isso (adega de pedra em subsolo com temperatura controlada).

Obrigado pela atenção desde já!
 
O interessante é aproveitar o sabor da cachaça. Uma cerveja bem alcoólica e maltosa é uma boa opção para um primeiro uso após a cachaça.

como faço para receber notificação para ficar por dentro deste tópico?
Acima da primeira mensagem, em Opções -> subscrever tópico (ou quando você estiver editando a mensagem, no menu "Subscrição de Tópicos" que aparece abaixo da caixa de texto no modo avançado.
 
Bom dia a todos.
Eu tenho um barril de 25 litros (já comprei pequeno para evitar problemas para deixá-lo sempre cheio) e já madurei cerveja nele várias vezes.
Com o tempo o gosto de carvalho vai diminuindo mas a maturação em madeira não é só para deixar gosto de madeira, para mim o gosto fica bem melhor e a cerveja menos agressiva.
Alguém falou em deixar água no barril.
Isso não da cervo. Em menos de uma semana a água apodrece e deixa um cheiro horrível no barril.
O jeito é deixar o barril sempre cheio de alguma coisa que você vá usar.
Por algum tempo eu sempre fazia uma leva nova e trocava pela que já estava nele. Hoje eu comprei 25 litros de cachaça de barril e mantenho lá. Quando vou usar para maturação eu retiro a cachaça.
Deixa gosto de cachaça, mas nada que não seja bom. Só não serve para cerveja de concurso, porque aí contamina o gosto do estilo

Um abraço.
 
Acho que o negócio é se programar para deixar ele sempre cheio, tipo fazer um Barley Wine, deixar uns 2 anos e quando for esvaziar já faz outra coisa para substituir. Pelo menos é como eu faria.
Se for só para dar gosto em cervejas mais jovens eu usaria os chips mesmo.
 
Back
Top