Maturação em balde com air lock

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Arnaldo

Active Member
Joined
May 4, 2015
Messages
40
Reaction score
15
Boa tarde Pessoal!

Estou fermentando uma A.amber Ale.
Dessa vez acertei a mão e deu 19,5 L a 1047.
Pretendo maturar 10 a 15 dias a 0C.

Sei que tem outros posts que falam disso, mas se alguem puder dar uma dica:
Ta num balde de 30 l com air lock( pus solução de peracetico dentro- sei que só mantem seu poder sanitizante por 1 a 2 dias..)
Enquanto ta fermentando, blza...
Mas quado baixar temp pra 0 vai entrar ar: que faço?
Mantenho nesse balde com air lock?
Corro risco de oxidar ou contaminar a cerveja, com esse ar entrando ( e saindo)por 10 a 15 dias??
Troco o air lock por blow off e deixo a mangueira no alcool 70%, p. Ex??
Sugestoes bem vindas...
Agradeço desde já
Abraço
 
Boa tarde Pessoal!

Estou fermentando uma A.amber Ale.
Dessa vez acertei a mão e deu 19,5 L a 1047.
Pretendo maturar 10 a 15 dias a 0C.

Sei que tem outros posts que falam disso, mas se alguem puder dar uma dica:
Ta num balde de 30 l com air lock( pus solução de peracetico dentro- sei que só mantem seu poder sanitizante por 1 a 2 dias..)
Enquanto ta fermentando, blza...
Mas quado baixar temp pra 0 vai entrar ar: que faço?
Mantenho nesse balde com air lock?
Corro risco de oxidar ou contaminar a cerveja, com esse ar entrando ( e saindo)por 10 a 15 dias??
Troco o air lock por blow off e deixo a mangueira no alcool 70%, p. Ex??
Sugestoes bem vindas...
Agradeço desde já
Abraço


Cara, a entrada do ar acaba sendo meio inevitável nesse caso, só se injetar co2 pra compensar a diminuição do volume quando baixa a temperatura e expulsar oxigênio, mas esse contato do ar é considerado despresível, pois o importante é não incorporar oxigenio no líquido, um contato simples ta tranquilo. Tenho minhas dúvidas das consequências em caso de maturação por meses pois não tive essa experiência ainda.

Eu tenho feito o seguinte, como eu fico longe do meu fermentador, só peço pra alguém mudar a temperatura pra mim, não peço pra outra pessoa ficar abrindo balde, cuidar ar que entra, trocar qualquer coisa, etc.

Nesse caso a pressão diminui e eu acredito que até entra água do airlock dentro do balde, mas como a água é sanitizada com iodo que já evaporou, nunca tive problemas de contaminação por isso.

Resumindo, deixo tudo igual que não tem problema.


Acho que blowoff é pior, ele vai sugar mais líquido pra dentro do balde nesse caso.
 
Boa tarde Pessoal!

Estou fermentando uma A.amber Ale.
Dessa vez acertei a mão e deu 19,5 L a 1047.
Pretendo maturar 10 a 15 dias a 0C.

Sei que tem outros posts que falam disso, mas se alguem puder dar uma dica:
Ta num balde de 30 l com air lock( pus solução de peracetico dentro- sei que só mantem seu poder sanitizante por 1 a 2 dias..)
Enquanto ta fermentando, blza...
Mas quado baixar temp pra 0 vai entrar ar: que faço?
Mantenho nesse balde com air lock?
Corro risco de oxidar ou contaminar a cerveja, com esse ar entrando ( e saindo)por 10 a 15 dias??
Troco o air lock por blow off e deixo a mangueira no alcool 70%, p. Ex??
Sugestoes bem vindas...
Agradeço desde já
Abraço

Não terá problema porque o CO2 é levemente mais denso que o ar atmosférico, então mesmo que entre quando borbulhar pra dentro, depois de baixar a temperatura, ele não entrará, ou entrará pouco em contato com o líquido. A baixa temperatura também ajuda a manter reações de oxidação bem mais lentas.

O blow-off vai sugar liquido pra dentro, não é boa ideia.

Abraço
 
Eu deixo o balde fechado completamente após o termino da fermentação. Abro a tampa para fazer a coleta das amostras e para a troca de gases, quando necessário.

Abraços,
 
E o que me dizem desse lançamento da lamas??:
Sterilock.
Durante a maturaçao resolveria possivel contaminação..
Tenham um ótimo dia!
 
E o que me dizem desse lançamento da lamas??:
Sterilock.
Durante a maturaçao resolveria possivel contaminação..
Tenham um ótimo dia!

Cara, acho que deixar o airlock com um pouco de solução sanitizante (iodophor) elimina qualquer possibilidade contaminação.
 
Não sei se posso continuar neste post, meu caso foi parecido deixei minha breja maturar com um balde que tem o Airlock, e agora está totalmente sem carbonatação. Tenho um chá e não cerveja.
Alguém pode me ajudar?

Ficou 7 dias fermentando.
14 maturando com airlock.
adicionei aproximadamente 7 gr de açucar por litro de cerveja.

E tem um chá :smack:
 
Não sei se posso continuar neste post, meu caso foi parecido deixei minha breja maturar com um balde que tem o Airlock, e agora está totalmente sem carbonatação. Tenho um chá e não cerveja.
Alguém pode me ajudar?

Ficou 7 dias fermentando.
14 maturando com airlock.
adicionei aproximadamente 7 gr de açucar por litro de cerveja.

E tem um chá :smack:

Cara, primeiro vamos entender essa bagunça, confirma a ordem dos fatos:

1- fermentou por 7 dias
2- trocou de recipiente
3- você fez o priming em um balde plástico com airlock
4- deixou nesse balde por 14 dias carbonatando/maturando

é isso?

Se for isso tem muita coisa que dá para melhorar.

Pega uma lata de cerveja, faz um pequeno furo na parte de cima dela, espera 14 dias, toma essa cerveja..vai estar sem carbonatação nenhuma.
 
Não sei se posso continuar neste post, meu caso foi parecido deixei minha breja maturar com um balde que tem o Airlock, e agora está totalmente sem carbonatação. Tenho um chá e não cerveja.
Alguém pode me ajudar?

Ficou 7 dias fermentando.
14 maturando com airlock.
adicionei aproximadamente 7 gr de açucar por litro de cerveja.

E tem um chá :smack:

a dúvida é outra.
o ideal é abrir um tópico novo pra melhor organização
 
Não sei se posso continuar neste post, meu caso foi parecido deixei minha breja maturar com um balde que tem o Airlock, e agora está totalmente sem carbonatação. Tenho um chá e não cerveja.
Alguém pode me ajudar?

Ficou 7 dias fermentando.
14 maturando com airlock.
adicionei aproximadamente 7 gr de açucar por litro de cerveja.

E tem um chá :smack:

parece que essa é sua primeira brassagem e parece que seu problema é de um entendimento bem básico. abra um novo tópico.
 
Não sei se posso continuar neste post, meu caso foi parecido deixei minha breja maturar com um balde que tem o Airlock, e agora está totalmente sem carbonatação. Tenho um chá e não cerveja.
Alguém pode me ajudar?

Ficou 7 dias fermentando.
14 maturando com airlock.
adicionei aproximadamente 7 gr de açucar por litro de cerveja.

E tem um chá :smack:

Olha, se eu entendi bem o que você disse, que adicionou 7g por litro de cerveja estando a mesma no balde com o airlock, eu não sei nem o que falar, somente agradeço Darwin não estar mais entre nós para ver o caminho da evoluçao
 
Não sei se posso continuar neste post, meu caso foi parecido deixei minha breja maturar com um balde que tem o Airlock, e agora está totalmente sem carbonatação. Tenho um chá e não cerveja.
Alguém pode me ajudar?

Ficou 7 dias fermentando.
14 maturando com airlock.
adicionei aproximadamente 7 gr de açucar por litro de cerveja.

E tem um chá :smack:

Após jogar o açucar no balde, você deveria ter transferido a cerveja para as garrafas aonde ela irá carbonatar e criar pressão. Ao deixar no balde com airlock, o CO2 gerado foi perdido.

Sugiro a leitura dos tópicos fixos na area de fermentação para uma melhor compreensão dessas etapas.

Abraço,
 
@cogumelobier

Você pode salvar sua cerveja ainda.

Transfira para outro balde limpo e sanitizado, coloque novamente o priming (açúcar), mexa levemente a cerveja, evitando criar aeração, e engarrafe imediatamente.

E faça como o pessoal já disse, leia todos os tópicos fixos.

Assim você vai ter bem claro em mente quais são as etapas da produção e evitar erros deste tipo.
 
Pessoal,

acho que está rolando um engano, o @cogumelobier em nenhum momento disse que colocou o açúcar no balde maturador e deixou a cerveja lá, ele está reclamando que a carbonatação não ocorreu como esperado depois de uma longa (nem tão longa assim) maturação. Fui atrás de posts anteriores dele e vi que aparentemente ele entendeu bem o conceito de carbonatação na garrafa por primming.

Agora vou deixa um protesto aqui, comentários do tipo

eu não sei nem o que falar, somente agradeço Darwin não estar mais entre nós para ver o caminho da evoluçao

não acrescentam nada ao fórum e ajuda a afugentar iniciantes e pessoas que não se sentem seguras com o seu processo.


Abraço a todos
 
Pessoal,

acho que está rolando um engano, o @cogumelobier em nenhum momento disse que colocou o açúcar no balde maturador e deixou a cerveja lá, ele está reclamando que a carbonatação não ocorreu como esperado depois de uma longa (nem tão longa assim) maturação. Fui atrás de posts anteriores dele e vi que aparentemente ele entendeu bem o conceito de carbonatação na garrafa por primming.

Agora vou deixa um protesto aqui, comentários do tipo



não acrescentam nada ao fórum e ajuda a afugentar iniciantes e pessoas que não se sentem seguras com o seu processo.


Abraço a todos


mimimi
 
Agradeço a todos que tentaram ajudar! Vou tentar alguns passos que foi informado.

E só adicionando informação, quem ainda tiver alguma dica
1- fermentou por 7 dias
2- trocou de recipiente
3- ficou em outro recipiente maturando por 14 dias com em um balde plástico com airlock :smack:
4- engarrafou, adicionando açúcar diretamente na garrafa em torno de 7gr por litro

E parabéns para @renatomiani que nunca errou, cara você é perfeito, ganhou uma estrelinha para colocar no seu quadro da perfeição :eek:nestar:
 
Agradeço a todos que tentaram ajudar! Vou tentar alguns passos que foi informado.

E só adicionando informação, quem ainda tiver alguma dica
1- fermentou por 7 dias
2- trocou de recipiente
3- ficou em outro recipiente maturando por 14 dias com em um balde plástico com airlock :smack:
4- engarrafou, adicionando açúcar diretamente na garrafa em torno de 7gr por litro

E parabéns para @renatomiani que nunca errou, cara você é perfeito, ganhou uma estrelinha para colocar no seu quadro da perfeição :eek:nestar:


Cara, leia o tópico abaixo, vai clarear muita coisa pra ti:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851
 
@cogumelobier, quando você engarrafou? Agora no inverno é normal a carbonatação demorar mais devido as temperaturas mais baixas.

4- engarrafou, adicionando açúcar diretamente na garrafa em torno de 7gr por litro

Como adicionou o açúcar na garrafa, encheu a garrafa de cerveja e adicionou a calda de açúcar depois ou o contrario?

Na minha segunda leva eu enchi as garrafas de cerveja primeiro e depois coloquei a calda de açúcar sem agitar a garrafa, depois de duas semanas não havia nada de gás nas garrafas, dai pensei que talvez a calda de açúcar (ainda morna) em contato com a cerveja gelada poderia ter ficado muito viscosa e afundado, sem se misturar, agitei todas as garrafas e depois de uma semana já haviam garrafas carbonatadas.

Abraço
 
@rafaelpiovesan, sim a duas semanas.

Sua descrição da segunda leva foi o que fiz, primeiro açúcar e depois a cerveja gelada na garrafa. E o que falou realmente a açúcar pode ter ficado no fundo, vou agitar as garrafas e vamos ver o que acontece.

Volto para falar o que fiz e o que deu certo.

Abraço e muito obrigado.

@ever_ribeiro obrigado pela dica.
 
@cogumelobier,

acho que me expressei mal, editei o post para ficar mais claro, primeiro enchi as garrafas com cerveja e depois coloquei a calda de açúcar. Se você colocou o açúcar primeiro, a turbulência gerada enquanto a garrafa é enchida com cerveja já é suficiente para misturar bem, de qualquer forma tenta dar uma agitada nas garrafas. Mas também tenha em mente que as vezes duas semana não são o suficiente para uma carbonatação completa.
Abraço
 
@renatomiani, a reclamação do @rafaelpiovesan tem sentido.

Ninguém é tão bom ou tão superior aos outros (e mesmo que fosse) que justifique ficar tirando sarro ou sendo irônico. Imagine um professor em sala de aula que fique tirando sarro dos alunos por alguma dificuldade. Isso existe? Não, porque é ridículo.

Não sei em outros fóruns, mas neste, isso não vai acontecer.

Esta é uma advertência formal.

Abraço,
 
@renatomiani, a reclamação do @rafaelpiovesan tem sentido.

Ninguém é tão bom ou tão superior aos outros (e mesmo que fosse) que justifique ficar tirando sarro ou sendo irônico. Imagine um professor em sala de aula que fique tirando sarro dos alunos por alguma dificuldade. Isso existe? Não, porque é ridículo.

Não sei em outros fóruns, mas neste, isso não vai acontecer.

Esta é uma advertência formal.

Abraço,

@guenther, numa boa, não é questão de se achar superior ou inferior, é que ta cheio de gente preguiçosa que não vai atrás da informação, quer tudo na mão sem fazer esforço, então sim, uso a ironia para esses casos. Agora, ''advertência formal''?? Sério? Ficarei sem recreio??
Obrigado pelos incríveis posts e pelos ensinamentos, mas to fora, pode banir direto, valeu!
 
@guenther, numa boa, não é questão de se achar superior ou inferior, é que ta cheio de gente preguiçosa que não vai atrás da informação, quer tudo na mão sem fazer esforço, então sim, uso a ironia para esses casos. Agora, ''advertência formal''?? Sério? Ficarei sem recreio??
Obrigado pelos incríveis posts e pelos ensinamentos, mas to fora, pode banir direto, valeu!
Não vou te banir, ou não te banir, por solicitação, eu só faço isso com coisas graves. A "advertência formal" significa que o que tu postou desagradou outros usuários que reclamaram de ti. Eu analisei o caso, e concordei. Ou seja.... se isso ocorrer mais vezes, tu já vais saber o motivo de outra advertência, ou banimento.

Sobre o que tu falou "é que tá cheio de gente preguiçosa que não vai atrás da informação, quer tudo na mão sem fazer esforço, então sim, uso a ironia para esses casos.".

Aqui tem dois problemas..... primeiro, tu achou que o cara foi preguiçoso.... outros não acharam, nem eu. É um simples iniciante.

Notou como isso é opinião? Ou seja.... se toda a vez que TU achar que um cara foi preguiçoso.... tu vais ser irônico da forma que foi (e esse tipo de comportamento não é salutar para fóruns, e eu sei bem disso, tanto que recebi reclamações), isso certamente será um problema...... porque te digo uma coisa...... o que eu não preciso na minha vida, é me incomodar com esse tipo de coisa aqui no fórum. O fórum foi criado pra ser algo bom e promover troca de aprendizado, conhecer a galera, etc.

Resumindo.... é bem óbvio pra mim.... talvez não seja pra ti, mas o tipo de postura legal de seguir num fórum é simples..... escreva o que você falaria ao vivo na frente da pessoa! Eu vejo um monte de "ironias" na internet, em fóruns, facebook, etc.... mas ao vivo as pessoas são sempre muito mais cordiais com as outras e respeitam mais as dificuldades ou falta de informação..... porque ao vivo a coisa é sempre diferente, há um respeito maior, por motivos óbvios. Então...... não quer ajudar o cara porque "acha" que ele está sendo preguiçoso? Não ajude! Realmente acha que o cara é preguiçoso e QUER dizer isso a ele? Não use meias palavras ou ironias de Darwin ou sei lá o que, simplesmente fale algo simples.... "Você é preguiçoso.". Ponto! Não há motivo pra ficar com ironias, jogos de palavras, etc.

Entenda.... o que estou falando é o que o meu bom senso e experiência com fóruns está me dizendo que faz mais sentido. Não gosto mais de ti, ou dele, ou seja qual for o usuário.... só sou o responsável por doar algumas horas do meu dia em que eu poderia estar fazendo outras coisas (como estar com meus filhos) pra ter que organizar o fórum e manter isso aqui organizado para que VCS possam aproveitar.

Abraço,
 
A primeira coisa que me veio em mente foi que o priming foi feito no balde. É isso que da a entender.

Agora me pergunto: O que eu diria pra alguém pessoalmente se ouvisse isso?

R: Ô espécimen da raça dos macacos sem pelo falantes... Tu carbonatou a cerveja no balde, foi? Rsrsrs

E a zoeira seguiria...

Ou seja, cerveja... Levem-se menos a sério. Faz bem pro coração. [emoji16]
 
Enquanto o meu chá não vira cerveja, agradeço todos aqui...

Sigo com meus erros e aprendendo com eles :tank:

Amigo, eu não podia perder a piada, me desculpe. Mas seu nick é COGUMELOBIER e vc diz que sua cerveja virou chá...então relaxa e toma o Chá do Cogumelo...hahahahaha.

Desculpa, essa foi horrível, tipo A Praça é Nossa...

Abraço!
 
CERVEJA!!!

Sim virou cerveja!!!

A solução, uma bela agitada nas garrafas e aguardar 10 dias. @rafaelpiovesan bela dica.
Ontem abri uma garrafa e a carbonatação estava perfeita, deixando uma bela renda belga em meu copo.

Vou tirar uma foto e publicar aqui.

Agradeço a todos.
 
E no 14º dia após agitar... e que haja breja carbonatada ... então haverá breja carbonatada...

uma bela carbonatação diga-se de passagem, deixando uma renda belga de primeira

attachment.php

attachment.php
 

Attachments

  • DSC_0003.jpg
    DSC_0003.jpg
    113.3 KB · Views: 151
  • DSC_0002.jpg
    DSC_0002.jpg
    144 KB · Views: 148
Back
Top